Florações de Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom, não tenho como afirmar que o metal do papel alumínio não vá interferir com o pólen da planta e, sendo assim, seria mais prudente guardá-lo em potes plásticos ou em papel vegetal ;) .

Obs.: Procure guardar o pote em um local da geladeira que mantenha a temperatura constante, pois isso ajuda a manter a viabilidade do pólen : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Faz sentido, Rodrigo.
Muito obrigado. : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Segue um update das florações de minhas Neps:
Foto 4 - A esquerda temos uma N. mirabillis x mirabillis 'Dark Red' e a direita temos a N. x [sanguinea x (rafflesiana x hirsuta)] 1, cujo sexo ainda é incerto.
[thumbnail]https://farm8.staticflickr.com/7620/170 ... fac6_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://farm8.staticflickr.com/7649/170 ... 82b8_o.jpg[/thumbnail]

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Rodrigo, parabéns.
A N. x [sanguinea x (rafflesiana x hirsuta)] parece fêmea também. : joia :
Mas posso estar enganado. Minha experiência não é tão grande.
Pelo que tinha pesquisado as hastes masculinas apresentam uma ponta semelhante a uma espiga de milho em formação. Os botões da ponta são muito numerosos e bem pequenos, ainda bem imaturos. Isso para produzir pólen por mais tempo. A cada dia um pequeno número de flores se abre e isso perdura por várias semanas. A fêmea abre suas flores praticamente ao mesmo tempo, mas ficam viáveis por mais tempo que a flor masculina.

O que me intriga é o formato mais achatado dos botões.
Só teremos certeza assim que abrir o primeiro. Se puder postar uma foto, estou curioso.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Até que enfim algumas flores da haste floral de minha N. x [sanguinea x (rafflesiana x hirsuta)] 1 abriram e, ao que tudo indica trata-se de um macho conforme podem ver nas fotos abaixo:

[thumbnail]https://farm9.staticflickr.com/8895/174 ... cf66_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5331/178 ... e109_o.jpg[/thumbnail]

Não existe mais a possibilidade de usar o pólen desta Neps na outra (N. mirabilis x mirabilis 'Red Thai'), visto que a floração daquela já se encontra no fim. A parte boa é que agora sei o que tenho aqui e com um pouco de sorte outras no próximo ano terei outras plantas florindo por aqui e aí sim terei a oportunidade de polinizá-las :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Tomara que no ano que vem você tenha florações na mesma época.
Você chegou a fazer troca de pólen?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Assim espero amigo, pois aí terei a chance de criar um híbrido bem bonito :D . Agora quanto a troca de pólen, o Aloysio chegou a me oferecer e pensei até em aceitar, mas temendo que não desse tempo de fazer a polinização eu acabei declinando da oferta :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Pelo formato da haste pensei que fosse fêmea. Os botões pareciam estar por abrir todos na mesma época.
rdrgobra escreveu:Agora quanto a troca de pólen, o Aloysio chegou a me oferecer e pensei até em aceitar, mas temendo que não desse tempo de fazer a polinização eu acabei declinando da oferta
Agora que já sabe o sexo, quando a fêmea estiver com haste floral me avisa que eu mando pólen. : joia : Não tenho armazenado, mas as Nepenthes macho volta e meia estão florindo.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

"Oi nós aqui traveis". Com o bordão de uma famosa música do Demônios na Garoa eu comunico que novamente (é a segunda vez esse ano) que minha N. mirabilis x mirabilis "Red Thai" floresce, conforme podem ver nas fotos abaixo:

[thumbnail]https://c2.staticflickr.com/6/5744/2384 ... 0f1e_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c1.staticflickr.com/1/660/23248 ... 0434_o.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://c1.staticflickr.com/1/624/23247 ... bf7f_o.jpg[/thumbnail]

Agora a parte chata, é a unica de minhas Neps neste estado e pra piorar ningém possui uma planta macho em floração para que eu possa polinizá-la :cry: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Flores novamente? Que legal, Rodrigo. : joia :
Acho que tenho N. mixta x khasiana abrindo os últimos botões da primeira leva. A segunda leva de hastes ainda não abriu nenhum. Falta pouco.
Quer que mande? Qual a melhor forma de enviar?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem