Fertilizar Dionaea? Um livro diz que sim.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Fertilizar Dionaea? Um livro diz que sim.

Mensagem por otaviobravim »

Amigos. Disponibilizei um livro aqui a algum tempo, no link

Pois bem, sendo o livro de 2015, encontrei o seguinte:Feeding: Venus Flytraps need to be fed a lot. If it is not possible to keep the plants outside, where they will prolifically pick off insects, an experiment at the University of New Hampshire proved that watering with a Poinsettia Fertilizer will keep the plant producing more, larger traps than unfertilized plants.

Numa tradução mecânica: Alimentação: Venus Fly Traps precisam ser alimentados, e muito. Se não for possível manter as plantas no exterior, onde eles vão prolificamente apanhar insetos, um experimento na Universidade de New Hampshire provou que regar com fertilizante de poinsétia vai manter a planta produzindo mais armadilhas, maiores do que as não fertilizadas.

Alguem ai sabe explicar direitinho? Existe um fertilizante especifico para Poinsettia?


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Até onde vi, vários autores recomendam fertilizantes para PCs.
Mas muito cuidado, o limite entre a dose ideal e a dose letal é muito pequeno.
Todos são unânimes em dizer que o fertilizante deve ser bem mais diluído que o recomendado pelo fabricante.
O ideal seria não fertilizar o substrato, o que é muito difícil fazer no caso das Dionaea.
Como usamos sphagnum, fica ainda mais complicado remover o fertilizante do substrato pela lavagem com água em abundância ("flushing").

Se for tentar, use apenas plantas mais comuns até dominar a técnica. Muitas irão morrer.


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu já tinho sobre isso num site de um cultivador, mas é necessário muito cuidado com a quantidade conforme o Aloysio disse.

Ao mesmo tempo fico pensando com meus botões sobre o uso fertilizantes e o substrato serrapilheira no qual são fornecidas diversas plantas e que são uma tremenda bomba de fertilizantes naturais.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Se me permitirem adentrar neste assunto, eu sugestionaria começar experiências. usemos as comuns droseras e começamos.
temos q ir tentando e analisando. como nosso amigo Paulo comentou, em substrato serrapilheira ou qq outro.
lembrando q a tendência é não se ter mais o sphagnum, penso. (já em muitos locais dificil de encontrar).


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
ronaldojr
Newbie
Newbie
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Mai 2015, 20:17
Localização: Canarana - MT
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por ronaldojr »

Bom Dia pessoal, concordo com o Edson, deveríamos fazer algumas experiencias.
Até estou interessado em fazer essa experiencia com dróseras, mas preciso de alguma ideia de qual fertilizante usar, qual na opinião de vocês pode ser usado neste teste?


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Não concordo em tentar com Drosera. Elas são as mais sensíveis em relação ao solo de todas, já que originalmente na natureza vivem em solo arenítico. Resultados iniciais ruins poderiam descartar possibilidades de substrato antes mesmo de começar.
Que tal começar com Nepenthes, que são mais resistentes a solos férteis e ir adicionando material inerte até chegar nas Droseras?
Envio aqui uma foto da minha Dionaea em serrapilheira e na minha N. mirabilis 'Globosa' em casca de arroz, esterco de galinha e isopor:

[thumbnail]https://i68.offline/9k7a1f.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://i65.offline/i53r6o.jpg[/thumbnail]

Tenho também outra Nepenthes em substrato de orquídea, mas foi colocada nesse substrato muito recente e não deu tempo de ver como a planta irá reagir ainda.

Abraço

Andre Gomes


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Amigos, concordo em tentar experiências com minhas plantas em algum tempo, não agora. Aproveitando a deixa do Paulo sobre serrapilheira, continuo lendo o livro e me deparei com o seguinte:
Dormancy: Dormancy is important for the long-term health of a Venus Flytrap. Daytime
temperatures which do not exceed 50° F (10° C) will induce partial dormancy. Although older texts
will state that Venus Flytraps should not be exposed to freezing temperatures for long periods of
time, growers in New England have been successful in allowing them to overwinter in unprotected
bog gardens, but survival rates are higher if the bog garden is covered with several inches of mulch.
If it is not feasible to grow Venus Flytraps in an outdoor bog garden, they can be overwintered in
plastic bags with a bit of damp paper towel in the refrigerator.


Tradução mecânica: Dormência: dormência é importante para a saúde a longo prazo de um Flytrap de Venus. Dia
temperaturas que não ultrapassam 50 ° F (10 ° C) irá induzir dormência parcial. Embora textos mais antigos
irá indicar que Venus Flytraps não deve ser exposto a temperaturas de congelamento por longos períodos de
tempo, os produtores da Nova Inglaterra têm sido bem sucedidas, permitindo-lhes para hibernar em desprotegido
bog jardins, mas as taxas de sobrevivência são maiores se o jardim bog é coberto com várias polegadas de folhas mortas.
Se não for viável a crescer Flytraps de Venus em um jardim bog exterior, eles podem passar o inverno em
sacos de plástico com um pouco de toalha de papel úmido na geladeira.

Vejo por este aspecto que serrapilheira pode ser sim, adicionada ao substrato como fertilizante, especialmente na dormencia. O que vcs acham?


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

na verdade eu entendi que as folhas são mortas e não em decomposição, ou seja apenas como cobertura para que o gelo não encoste na planta tipo para reduzir um pouco a temperatura. e ajudar a manter a umidade.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

O segredo é Superthrive !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Seriam bom que dessem uma olhada nesse tópico dionaeas-quanto-mais-leio-mais-duvidas-t6561.html aonde comento sobre dormecia e adubação.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem