Experiência: in aqua caseiro

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Experiência: in aqua caseiro

Mensagem por Pendragon »

Boa noite.

Há alguns dias eu comprei do senhor Marcos Ono algumas sementes de Nepenthes sanguinea, as quais eu semeei em musgo fazendo experiências em relação a ação do ar na semeadura (conforme postado no fórum PCBR). As sementes que sobraram eu resolvi tentar germinar "in aqua", mas de uma forma muito mais barata do que as de laboratório.

Como não tenho fotos do processo, vou descrever as etapas literalmente:

Materiais utilizados:
1 recipiente de sobremesa de vidro
Filme PVC
5 sementes N. sanguinea
Agua de chuva
Alcool 70°

Ações realizadas:
O recipiente para sobremesa foi fervido durante 5 minutos para simular a esterilização, e preenchido até a metade com agua de chuva também fervida por 5 minutos, para substituir a água destilada. Em seguida foi coberto com um pedaço de filme PVC previamente friccionado com alcool 70°. Com a água já fria, foram colocadas no recipiente as sementes, e em seguida o recipiente foi vedado novamente.
Este recipiente será deixado em local fresco sem receber sol direto por 90 dias, quando entao postarei novas informações, descrevendo as germinações (ou a inexistência delas), e as considerações finais da experiência.

Para constar, a experiência está sendo iniciada numa noite de verão, em temperatura de 20°C, URA 60%, em região subtropical úmida. As sementes foram colhidas em 30/10/2010 e o grupo de controle (semeado em musgo puro) tem 15 dias de vantagem.

PS: Não se enganem com as palavras bonitas, esse não é um tópico de alguém que sabe o que está fazendo, muito pelo contrário. Então qualquer dica ou sugestão que ajude a melhorar o desempenho desta experiência será muito bem vinda.

Abraços.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Muito bom André!

Parece que está fazendo tudo certo!
Continue anotando os parametros do procedimento. As referências da experiência são mais importantes que o sucesso ou insucesso obtido.
Eu tenho aqui algumas seedlings germinadas em "In Aqua" caseiro mas não me dei ao trabalho de fazer o controle sobre a germinação (preguiçoso né?!). Eram sobras de sementes de neps e que eu já não tinha mais onde germina-las. Usei um recipiente fechado e agua comum de torneira. No final, somente 3 germinaram de um total de +ou- 50 seeds.
Lembrando que não monitorei o processo (na verdade dei a minima, hehehh).

Eu só não entendi o lance do alcool!?! :o


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

No final, somente 3 germinaram de um total de +ou- 50 seeds.
Rapaz, que taxa baixa voce obteve, hein. Se as minhas ficarem na mesma não nasce nenhuma.
Com a quantidade que eu usei eu espero pelo menos 20% de germinação, porque abaixo disso não germina nada :mrgreen:

O álcool na verdade foi usado só para completar a assepsia do recipiente e do plastico PVC que foi usado para cobri-lo. Em condições ideais os criadores usam recipientes herméticos previamente esterilizados (normalmente em autoclave), então eu fiz o máximo para recriar essa situação de forma "caseira".


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pendragon escreveu: ...O álcool na verdade foi usado só para completar a assepsia do recipiente e do plastico PVC que foi usado para cobri-lo. Em condições ideais os criadores usam recipientes herméticos previamente esterilizados (normalmente em autoclave), então eu fiz o máximo para recriar essa situação de forma "caseira".
Imaginei que fosse para isso. Vamos acompanhar todo o desenvolvimento do seu trabalho. E torcer para que germinem mais do que o esperado! : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Muito boa experiência André, fica ansioso com os resultados, pois ainda não tentei este método com nepenthes e o meu problema é germina-las sem musgo e algas hehe como o de todos, o Marciel já fez o milagre da Vermiculita kkk, espero que voce faça o milagre em áqua e que este mito de que germinar sementes de nepenthes é complicado, seja quebrado novamente :mrgreen:
abrass


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Acho que você vai ter um bom rezultado... Se tudo foi esterilizado então deem germinar! Pelo menos é o que penso kk

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Celso
Newbie
Newbie
Mensagens: 23
Registrado em: 30 Nov 2010, 00:07
Localização: Sorocaba-SP

Mensagem por Celso »

mas num local escuro? elas germinam? porque o escuro?


rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Celso escreveu:mas num local escuro? elas germinam? porque o escuro?
Talvez para controle de algas na agua


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Não necessariamente para controle de algas, já que a água é esteril (ou pelo menos a intenção é de que seja), mas como eu sempre vi as culturas de tecidos sendo feitas sem sol, estou experimentando para ver se na germinação de sementes também se aplica.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Pois é PenDragon, mas... acredito eu que infelizmente as sementes nao sao estéreis e talvez isso possa ajudar a proliferação de algas caso haja incidencia de muita claridade (acho, sou leigo no assunto, apenas tenho aquario), o que sei é matéria organica + agua + luz = algas, mas espero estar totalmente errado e poder copiar sua experiência logo logo, sucesso por aí.


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem