Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem +6 dias e ja temos a primeira preliminar...

bem acho que esse teste ficou meio prejudicado pois tive apenas 100% de germinação nas byblis...

vamos la as imagens

Byblis - na cobertura com pó tive 100% de germinação ou seja todas as 10 sementes germinaram, ja na parte com mais fibra atualmente visualizei apenas 1 muda, porem pode ter mais ainda.
Imagem

D. Burmanni - muitas germinações no pó, na fibra visualizei apenas algumas que cairam sobre 1 pedaço maior tipo 1 chip.
Imagem
Imagem

D. Burmmani Red - visualizei apenas 2 mudinhas no pó, nada na fibra.
D. Intermedia - 2 mudinhas no pó tb e nada na fibra.

analisando percebe-se que na fibra ficou profundo o substrato, acredito que a byblis ainda se de bem la porem outras como as burmanni acredito que não, mais ainda esta no inicio, vamos ver mais para frente né


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

penso amigo, para a germinação o importante será o pó. somente fibra dificilmente, pois as sementes caem por entre as fibras.

pressuponho, para a germinação uma camada fina de fibra cortada em pedaços os menores possíves e por cima uma leve camada de pó de casca de coco. qdo já o replante de mudas o pó até pode ser em menor quant. preferencialmente ao redor das raízes da muda.

em minha experiencia "com fibra de coco verde" com muito mais dias q você, sábado q começou a germinação aqui. e por hora bem poucas germinaram.

você tendo começado bem depois de mim, provou q o uso da fibra verde está fora de questão. antes desta sua publicação, como penso lhe ter dito em mp, já estou em pesquisas de fibra de coco e pó de coco. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
viniafreire
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 42
Registrado em: 29 Jan 2016, 01:16
Localização: Porto Seguro/BA
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por viniafreire »

Li todas as postagens do tópico, agora estou preparado! Próxima semana começo meus testes.


Siga
Instagram: @pcarnivoras
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

amanhã se eu conseguir quero atualizar com as novas imagens...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Sábado passado resolvi fazer um bug de dioneia típica comprei a jardineira, ai vei o problema da grande guantia que vai de substrato, comprei um saco de 300g de chips de coco e bati no liquidificador deu quase a jardineira inteira agora falta apenas o tratamento para remoção so tanino


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem kaique, a fervura e o processo mais rápido, ferva 1 vez, lave e troque a água e ferva novamente, repita o processo ate a água da fervura sair límpida, +ou- umas 3 a 4 vezes.

obs: não e "BUG" e sim BOG...

bem pessoal eu ia atualizar aqui porem minhas fotos ficaram embasadas pois tava chuviscando em casa hoje cedo, assim que der eu tiro umas fotos novas com qualidade boa para postar.

porem, como visto anteriormente as D. Burmanni germinaram aos montes, a Burmanni RED sairão algumas mudinhas, Byblis todas as 10 e a D. Intermedia ja pontaram algumas mudas, isso no pó. na fibra mais bruta a Byblis saiu 1 muda ate o momento, intermedia vi 2 mudinhas, Burmanni saiu um monte sobre 1 chip de coco, Burmanni red não vi nada.

ja minha Dionaea, esta me assustando a cada dia com o seu tamanho... parece ate uma B52... tb com uma dieta vegetativa a base de D. intermedia :afraid: ... so flor que ela não esta afim de mostrar...

Imagem
Imagem
Imagem

ja minha D. Intermedia na fibra de coco esta entrando em Dormencia, bom eu acho que é dormencia...
Imagem

aproveitando vamos a 1 antes de depóis...

em 29/12/2015 uma jardineira estava assim...
Imagem
hoje esta assim 70 dias após a 1 imagem (a Byblis com aquelas gotículas e o excesso de água, é pq tava chovendo, parando de chover no momento da foto)
Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

valeu pela correção do bog vou tentar ferver no sábado minha semana é muito corrida sua dio com dieta vegetariana nada ela ta praticando canibalismo mesmo !!


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá galera, passando aqui pra falar que eu obtive muitas germinações na fibra de coco de D. Intermedia, doadas pelo Smart, já estava demorando, eu estava ficando assustado :lol: Assim que elas estiverem maiorsinhas eu posto umas fotos, por enquanto não consigo focar de forma alguma, são minúsculas.

Até a próxima, abraço galera!


Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Mensagem por Pendragon »

Eu percebi mesmo por aqui que a germinação em fibra de coco é mais demorada, mas em compensação tive menos problemas com algas.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

mais uma opinião acrescentando sobre a demora em fibra. acho q quase o dobro do tempo :shock:

e tbm observei só nascerem as sementes mais novas. mas como percebi a demora, talvez ainda germinem.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem