Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Ricardo.

O tópico está muito bom. Tornei fixo pela relevância. 8-)


Abç


Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Obs: Pra bater no lidificador tem que picar primeiro, pra não haver o risco de os fios se enrolarem muito e acabar queimando o lidificador, não sei se isso seria possível mas também não quero descobrir :lol:


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola pessoal, trago mais novidades para vocês. bem todas as minhas PC's que estão na fibra ainda estão perfeitamente bem e se destacando sobre as outras. pois bem eu pretendia iniciar em breve alguns testes sobre germinação na fibra de coco porem acredito que nem precise mais, pois a Biblys se mostrou satisfeita com ele e por último agora a natureza fez a sua parte, bem não sei quantas sementes foram e nem de qual especie porem vários vasos estão abarrotados de mudinhas em sua maioria acredito serem Dronseras Burnanni e Burnanni RED tb, porem tanto a Biblys como tb a minha praguinha Utriculária sem nome tb estão se alastrando por aqui. segue algumas imagens para a galera... não coloquei miniatura pq elas são pequenas mesmo

Imagem
Imagem
Imagem
notem a utriculária bem no meio e com 1 haste floral ja...
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Caramba,

Suas plantas estão muito bem nesse substrato.
Continue postando para que acompanhemos o desenvolvimento.
Correndo tudo bem os membros mais afastados que não conseguem sphagnum podem usar o coco ou outro produto.
Estou usando pó de coco na composição do substrato para dionaeas e droseras e estão indo muito bem.
A composição do substrato é 50% pó de coco, 30% sphagnum e 20% areia.
O grande problema é que no final o pó de coco industrializado é mais caro do que o sphagnum e por aqui fica muito caro lavar.
Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Belas plantas e ótimos resultados. : joia :

me corrija se estou enganado, notei q a fibra pede mais água q o sphagnum, tipo vasos com o substrato comum, 10/15% água, ok.
mas em substrato temos q deixar mais de 30%.

você comentou:
iniciar em breve alguns testes sobre germinação na fibra de coco porem acredito que nem precise mais,
em experiência coloquei 2 mudas de d. indica q aparentam terem gostado muito e no mesmo joguei por cima sementes de d. filiformis florida red, isso a uns 15 dias. ontem vi um pontinho verde de germinação e as mudas de d. indica, a uns 15 dias estão ótimas. estarei atento agora qto ao desenvolvimento completo desta germinação.

nepenthes graciliflora, retirei duas mudas e coloquei direto no vaso de substrato de coco verde, sem esperar a média de 40 dias em água para formar raízes, e estas estão ótimas, uma é a ponta de um broto, o outro uma estaquia com +/- 3 gemas. se algo desse errado, já teriam morrido.

mas estou em observação, tenho na fibra sementes germinando, o cultivo já por broto e o cultivo por estacas. todas, até o momento, ok : joia :

*minha experiência é fibra de coco verde.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

boas informações amigo, bem quanto a água eu sempre usei bastante e no momento estou aprendendo a usar pouco no musgo pois começou a aparecer aquela borra que acho ser ciano bactéria... ja na fibra eu uso bem alto quase no nível do substrato. um grande beneficio que notei na fibra inclusive para as mudinhas e a parte da fixação de raízes. na fibra ao menos nas minhas eu tenho muito pouco pó e sim pequenos pedacinhos como podem ver nas imagens e o que se nota e que as mudinhas ao primeiro sinal de raiz ja estão entrando em algo mole e firme ao contrario do musgo... todas essas mudinhas que mostrei nas fotos estão em sol pleno e chuva todos os dias e algumas ate forte, tenho sombrite 75% sim porem bate muitos pingos grandes e nem por isso revira as mudinhas a fibra vira tipo uma bucha e não se solta. outra coisa e que ela não acumula água em excesso ao contrario do musgo que a cada chuva fica encharcado por uns 3 dias mesmo retirando o excesso ja na fibra saindo o excesso em alguns minutos ja esta no ponto apenas com aparência de úmido...
Edson Poscai escreveu:minha experiência é fibra de coco verde.
poste algumas imagens aqui mesmo para podermos acompanhar tb, o intuito do tópico e geral e não so meu... reunir o máximo de informação tanto minha como da galera ate por causa do clima e de variações de cultivo.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ricardo, antes de mais nada eu lhe parabenizo pelo sucesso nos experimentos envolvendo o substrato de coco. Em segundo lugar eu gostaria de saber de já pensou em testar a casca de pinus triturada?

Obs.: Por aqui eu estou usando um produto misto (carvão, chips de coco e casca de pinus) em uma de minhas Nepenthes há uns 4 meses e por hora esta tudo OK. Se nada de anormal ocorrer a planta até o meio deste ano eu darei como bem sucedido o meu experimento.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

então amigo, eu tenho 1kg dela agora o problema que estive pensando e a vida útil que a maioria diz que se degrada muito rápido, porem estive pensando em usar em 2 vasos ao menos 100% e 50x50 com musgo ou fibra a final muda de Dronsera burmanni e o que mais tenho...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem pessoal alem de algumas centenas de mudinhas de dronseras temos mais invasoras na fibra de coco... ate floração ja tenho

ImagemImagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola pessoal, como prometido em outro post, ontem fiz meu primeiro BOG e para começar fiz com 100% fibra de coco (so o fundo que fico com areia grossa em 1 so)... e continuando fiz um segundo para testarmos a eficiencia da germinação de sementes na fibra de coco, ja que o amigo Edson Poscai ja iniciou o teste com fibra de coco verde, achei interessante tb testar com fibra de coco seco como e o meu caso. e essa que documentar. então vamos la
post do amigo Edson Poscai com o teste de fibra de coco verde substrato-coco-verde-t6806.html

esse e o meu antigo vaso de dionaea. observe o quanto o substrato compactou ou se degradou . Quantas mudas tem ai ?
Imagem

seguindo o novo LAR, sei que o ladrão ficou bem alto, porem não sei como a fibra irá se comportar quanto a isso, qualquer coisa e mais fácil baixar ele.
ImagemImagemImagemImagem

bem agora que você ja contou que tem +ou- 11 mudinhas ali né ? ate parece... lembra da oração dos 5 pães e 2 peixinhos.... pois é assim ficou... tive que montar o antigo vaso as pressas e montar essa outra moita para não perder mudas que totalizaram 32, obs. todas sairão com raízes, as com rizoma de folhas saindo novas eu plantei no primeiro com exceção das mudinhas mais novas o restante foi na outra... queria me livrar de uma moita e fiz outra maior... mais ta valendo...
ImagemImagem

agora o segundo com a semeadura. fiz uma repartição ao meio e outra em quadrados sendo que 1 lado do vaso esta com uma camada de +ou- 1cm de pó de coco, ao menos tentei colocar mais pó, na outra parte e fibra normal que acaba ficando quase sem pó mesmo, assim semeei a mesma especie em 2 ambiente do mesmo substrato porem cada um com sua peculiaridade. o pó tem sua contribuição com a umidade e ajuda nas sementes porem não da sustentação, ja a fibra bruta da uma bela sustentação, bom contra chuvas.... bem não da para contar as sementes com exceção da Biblys a qual semeei 20 sementes de cada lado totalizando 40 sementes, o restante foi a quantia da imagem, suficiente para sair uma moita... com exceção da Biblys todas as outras foram colhidas ontem mesmo e ja semeadas a Biblys tem +ou- uns 15 dias de colhidas, podendo ser considerada fresca tb né.
ImagemImagem


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem