Experiencia com Fibra de COCO

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Edson Poscai escreveu:blza Ricardo, parabéns pelas experiências.

antecipo, isso é pessoal. mas a burmanii considere um espaço pouco mais q a moeda de um real, analise o plantio em único vaso e raso. você poderá economizar vaso e substrato.

q musgo é esse, cor creme/laranja ?
vlw pela dica e quanto ao Musgo, não e não, e fibra de coco mesmo, e o SOL observe na foto que estão as 3 juntas que vai ver que a cor e igual, depende da posição a fibra fica dessa cor... esse teste com burnanni será uma boa pq ele vai ser bem mais curto ja que elas são anuais, se ela se der bem sabemos que posso plantar ali mesmo sem problemas quanto as outras como a Dionaea tenho que esperar para ver a longo prazo qual sera o resultado tb...

PS.: ok vamos a uma atualização.
olha esse exemplo de que se deram bem com a fibra, minha burnnani iniciou a floração
Imagem
não da para ver mais a D. Intermedia esta florando tb e a mudinha que removi da caqueira de tijolo esta iniciando brotação
ImagemImagem
continuando
ImagemImagem
brotação UP, +2 mudas adicionadas tem 2 mudas de Biblis saindo tb que não deu para focar.
Imagem
novatas (tava sobrando fibra) repartição de 5 mudas por latinha de manteiga
D. Intermedia
Imagem
D. Burnanni Red
Imagem
D. Burnanni
Imagem
2x Dionaea
Imagem
repartição em copinhos de 180ml
D. Burnanni, D. Burnanni Red, D. Intermedia, Dionaea
Imagem

Desculpem o foco ruim, mais minha maquina deu prego e acabei tirando as fotos pelo celular. abraço


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uia, pelo visto a fibra de coco que outrora fora considerada imprópria para o cultivo de PCs (exceto Nepenthes) esta aos poucos recuperando sua credibilidade.

Bom saber disso, pois o coco existe em abundância ao contrário do Sphagnum que sofre com o extrativismo ilegal :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vitor Meireles
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 804
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:52
Localização: Ouro Branco - Minas Gerais - Brasil
Agradeceu: 58 vezes
Agradecimentos: 84 vezes

Mensagem por Vitor Meireles »

Que belo experimento, meus parabéns !!


Mentes são como paraquedas, só funcionam quando abertas"

Retomando ao cultivo

Vitor Meirelles
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Vitor Meireles escreveu:Que belo experimento, meus parabéns !!
obrigado amigo, esse e um dos grandes tabus que encontrei no cultivo e a cada dia venho derrubando ele heh :D

rdrgobra escreveu:
Uia, pelo visto a fibra de coco que outrora fora considerada imprópria para o cultivo de PCs (exceto Nepenthes) esta aos poucos recuperando sua credibilidade.

Bom saber disso, pois o coco existe em abundância ao contrário do Sphagnum que sofre com o extrativismo ilegal :roll: ...

Abs,

Rodrigo F. Costa
Realmente eu fiquei surpreendido tb com a eficiência da fibra, hoje tenho quase todas as minhas PC em fibra (claro que ainda mantenho exemplares no musgo), e a cada dia observo mais melhoras nelas, espero não me decepcionar a longo prazo. o último exemplo que nem postei ainda, essa foto das novatas com 3 dias de transplantadas ja emitiram floração ( 2 Burnanni e 1 Burnanni Red).

hoje tenho na fibra de coco

06 Biblys (mudinhas germinadas ja na fibra)
06 Dionaea adulta
02 dionaea muda
09 D. Burnanni
09 D. Burnanni Red
11 D. intermedia

e como disse varias florações se não me engano
3 D. burnanni
2 D. burnanni Red
4 D. Intermedia

so não tenho mais pq não tenho outras especies, no inicio eu ate pedi para a galera me ajudar testando com outras especies mais ninguém se prontificou. eu eu vo levando... tenho +3 especies que estão pequenas ja ja eu coloco elas na fibra tb. ja tenho mais coco dentro da água...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Pride
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 113
Registrado em: 17 Set 2014, 19:36
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 33 vezes

Mensagem por Pride »

Boa noite smart2!

Só hoje que notei o seu tópico :lol:

Contribuindo com algumas informações:

Possuo uma D. affinis que está num substrato de fibra de coco + chips de coco há mais ou menos 1 ano e 3 meses.
Até o presente momento, ela não apresentou nenhum sinal de rejeição do substrato.

Possuo tbm uma sementeira composta de: fibra de coco + chips de coco + sphagnum + casca de pinus. Nela germinei as seguintes espécies: D. indica; D. filiformis florida "all red"; D. oblanceolata; D. capensis alba; D. affinis; D. burmannii red e D. hartmeyerorum.

Até o presente momento, todas estão se desenvolvendo muito bem, semelhante a outras que semeei em um blog de areia + sphagnum, exceto duas: A D. filiformis florida "all red" e a D. hartmeyerorum, ambas estão com atraso de desenvolvimento no substrato de fibra de coco + chips de coco + sphagnum + casca de pinus.

Ps.: Outra informação que esqueci de dizer:

Na sementeira, até a presente data, não houve o desenvolvimento de algas, fungos e cianobactérias no substrato, enquanto nas outras sementeiras, já ocorreram infestações de todos. Quanto a armadinha, houve sim o desenvolvimento de fungos nas presas.

Na D affinis, até hoje, só houve o desenvolvimento de fungos (uma unica vez) no substrato, porém, na armadinha, o desenvolvimento do fungo foi mais recorrente.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

rapais eu vinha observando isso a algum tempo, mais não tinha comentado ainda, nada de algas, nada de ciano bactéria, nem aquele lodinho aparece... isso me deu uma grande alegria, se livrar dessas pragas e um grande sucesso...
quanto a D. filiformis florida "all red", estão chegando sementes para mim e germinando eu irei transplantar e ver como saem.

detalhe q tb observei minhas Dionaeas que estão na fibra a mais tempo estão com aparência melhor que as do musgo, da fibra estão ficando vermelhas ja, e as do musgo não.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

ola pessoal la vem eu atualizar novamente.
obs: eu tinha feito alguns transplantes dia 1 de dezembro como consta no tópico logo acima, um resultado que observei foi a floração de varais delas como verão nas imagens.

mostrando eficiência, transplantadas dia 1 de dezembro sem haste flora (escolhidas por não ter haste)
ImagemImagemImagem

outras mais antigas
ImagemImagemImagem

dionaea se recuperando aos quase falecer na caqueira de tijolo
Imagem

algumas sementes de byblis
Imagem

olhem essa coloração, nenhuma de minhas Dionaeas conseguiu essa coloração embora estejam no mesmo ambiente, e sejam irmãs (divisão de rizoma), D. Intermedia tb não ficou para traz...
Imagem

notem nessa ultima foto tb que embora esteja encharcada, mostrando água por cima, não se vê nenhum lodinho, algas, Ciano Bactéria.. a Fibra se mantem LIMPA... não examinei a água e tals mais desenvolver na fibra eu ja sei que não mesmo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

as burmaniis, e burmanii red. estão com as cores nota 10. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Oi Smart, achei muito legal sua experiência, é com curiosidade que se pode inovar as coisas : joia : :D
Resolvi comprar um saco de fibra de coco pra tentar o mesmo que você, mas ai surgiu uma dúvida: A fibra de coco é vendida em cores diferentes, que variam do marrom escuro até o branco, será que todos servem? por acaso você já tentou em outro? não entendo nada de cocos, talvez seja a mesma coisa, mas não vou arriscar por enquanto, vamos ver se alguém entende disso. :)

Obrigado, abraço!


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Elinston,

observe se na embalagem consta: sem tanino, baixo índice de tanino ou algo assim. e mesmo assim é bom um tratamento da fibra antes do uso em cultivo, nem sempre podemos acreditar no escrito. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem