Estufa X Germinação

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Estufa X Germinação

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Tirando nepenthes que comigo não vai nem com reza brava eu tenho percebido uma coisa.
A taxa de germinação de droseras, pinguiculas (desde que não seja alpina :oops: ), dionaeas, byblis, etc. é muito alta dentro de uma estufa.

O problema é que se manter as mudas dentro da estufa a mortalidade também é alta, a menos que a luz suprida seja apropriadas e é claro condições de temperatura e umidade controladas como nosso amigo Rodrigo gosta de postar.
Infelizmente o custo disso tudo aqui nessa republica das bananas é muito alto.

Então, quem tiver espaço e luz solar pela pouca experiencia que tenho o ideal é germinar em estufa e depois usar o espaço que tiver verificando a necessidade de cada especie.


Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pois é amigo, nada substitui com perfeição a boa e barata (na realidade de graça :mrgreen: ) luz solar. Mesmo no estrangeiro (EUA, Europa etc), os gringos em algum momento, cultivam suas PCs ao relento. O uso de estufa fica restrito geralmente as Byblis, Cephalotus, Drosera, Heliamphora, Pinguicula e Nepenthes.

As demais (Dionaea, Drosophylum, Sarracenia, Darlingtonia etc) devem preferencialmente ser cultivadas outdoor, de forma a garantir-lhes um pleno desenvolvimento. É lógico que a impossibilidade de se proporcionar as condições ideais para estas PCs não significa que as mesmas não possam ser cultivadas indoor, bastando apenas que você se atenha ao fato de que elas podem não adquirir as características marcantes encontradas por aquelas que ficam expostas ao Sol, fora que a expectativa de vida tende a ser menor ;) .

Bom tudo o que disse esta aberto a interpretações e seria ótima se mais membros desta comunidade pudessem opinar sobre este assunto, portanto vamos lá pessoal exponham suas considerções sobre este assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,

Paulo, sobre as condições que você descreveu enquanto se germina e após germinação é isso que realmente acontece na maioria dos casos.
Quanto mais ajudarmos as sementes e mudinhas, maior será a taxa de germinação adaptação outdoor.

O que varia são as espécies que se consegue fazer isso eu te garanto que podemos montar os mesmos projetos e msm assim nao significa que as especies germinarão ou se adaptarão de formas iguais.

Tô devendo o projeto da estação de germinação que melhor me atende, já coloquei as dicas lá no meu site e assim que possível colocarei o projeto aqui no fórum.

Por exemplo, eu não tenho sorte com as droseras cistiflora,collinsiae e madagascariensis aqui. Algumas sarras também só germinam na casa dos outros :evil:

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem