Dúvidas de um iniciante

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Vou testar pra ver como elas reagem, deixarei metade com e metade sem, mesmo assim obrigado : joia :

PS.: Minha pinguicula primuliflora piorou um pouco, ela está secando as folhas, bem mais que essa:

[img]https://i1381.photobucket.com/albums/ah219/Vini_lolol1234/IMG-20161022-WA0068_zpstyosykej.jpg[/img]

qual seria o problema dela? falta de agua?


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

esta, senão me engano é usado o pires e se multiplica de monte. mas eu usei o pires, nenhuma muda e perdi a planta q amigos disseram ser uma das mais fáceis. :(

Boa sorte, aguarde atentamente as dicas, eu tbm vou acompanhar. : joia :

mais um detalhe, o substrato não é o mesmo usado nas demais (comum 2/3 areia) este senão me engano é mais sphagnum.

dê uma lida neste tópico: acho-q-a-estou-perdendo-pro-calor-t5546 ... imuliflora

post57603.html?hilit=primuliflora#p57603


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

É que tipo, ela ta secando inteira, eu não sei se é dormencia ou se essa planta tah indo pro beleleu


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

dê uma lida de ponta a ponta nos tópicos q lhe passei e colha as informações q lhe for viável. veja se algum tópico fala sobre a troca de substrato, talvez 100% sphagnum e pires, constante. analise se vale a pena arriscar, mas leia atentamente primeiro.

boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Acabei de ver 2 erros:
1- deixar o solo secar entre as regas, esse tipo de pinguicula é de pantanos encharcados, e gosta de muita agua :?
2- solo mineral, composto de casca de ovo, vermiculita, perlita, areia de quartzo e sphagnum, ela gosta de sphagnum puro ou com areia :? :?
Por isso que as outras estão ótimas e essa está mais ou menos, mas foi de um hora pra outra, pois a alguns dias atrás ela floriu, será que era como um último suspiro?


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o Rodrigo lhe explica melhor. há as chamadas mexicanas (algo assim), penso você ter lido...

então há as espécies de substrato 2/3 areia - (*q eu uso nas minhas) e algumas outras espécies q não e gostam de bastante umidade como no caso a sua primuliflora.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Achei que minha primuliflora ia morrer em questao de um dia, transferi ela pra sombrite 70% no sol direto e prato de água, ela está reagindo :)

om dia pessoal, dando uma atualizada, a pinguicula primuliflora morreu, mas deu tempo de fazer leaf-cutting, e tenho agora 2 seedlings, e as minhas outras plantas, realizei testes:

1-(sombrite 20% nas dios/droseras/sarracenias) reagiram bem, não interfiriu na coloração delas, continuam vermelhas :)
2-(sombrite 70% nas pinguiculas/byblis/germinações) em teste ainda, as pinguiculas tem desenvolvimento normal, sementes coloquei agora (obrigado smart) e as byblis vao bem :)

Bom dia pessoal, posso usar pedra pomes em pinguicula Aphrodite e Sethos?


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

P. primuliflora é planta de pântano, nunca a trate como uma Ping mexicana ou ela irá morrer. A mesma tolera Sol, mas o substrato deve estar bem úmido ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

rdrgobra escreveu:
P. primuliflora é planta de pântano, nunca a trate como uma Ping mexicana ou ela irá morrer. A mesma tolera Sol, mas o substrato deve estar bem úmido ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa
Sim, já mudei os cuidados com ela.

Agora, outra pergunta, estava pensando em mudar essas Pinguicula para uma parede onde bate muita claridade, e algumas horinhas de sol da tarde (16:00 a 17:10), se eu for deixar lá, precisarei colocar sombrite por cima? talvez um 20%?

Mais uma pergunta; com esse clima chuvoso e nublado todos os dias é possível ocorrer uma dormência?


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sobre a primeira pergunta: Sim, providencie um sombrite para protegê-las do Sol forte da tarde.

Sobre a segunda pergunta: Dormência em Pings a esta altura do campeonato é pouco provável.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem