dúvida sobre dormência / dio fechando sozinha?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Lui
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Fev 2016, 10:05
Localização: São Paulo - São Paulo

dúvida sobre dormência / dio fechando sozinha?

Mensagem por Lui »

Olá! Como eu mencionei na apresentação, eu tenho uma dia jovenzinha e queria tirar algumas dúvidas..

A primeira é sobre a dormência - a temperatura no inverno aqui em SP fica na média dos 15, as vezes menos, as vezes mais, queria saber se é suficiente pra induzir a dormência naturalmente.

Segundo... É um pouco confuso, mas não sei se tem algo errado com a minha dio. Eu comprei de uma feirinha de rua e troquei de vaso algumas semanas depois, com um solo de 50% esfagno e 50% perlita. Ela cresceu bem depois da troca, tenho uma comparação aqui:
[img][/img]

A coisa é que, de umas duas semanas pra cá, ela começou a fechar as armadilhas aparentemente sem nenhum motivo. No começo eu achei que fosse algum insetinho que conseguiu fugir depois de ativar a armadilha, mas isso continuou acontecendo, já contei por volta de 9 que fecharam sem nada dentro.
No começo elas abriam de novo no dia seguinte, mas agora elas estão demorando cada vez mais pra abrir, e as folhas novas estão crescendo muuuuito lentamente comparando com a velocidade que elas cresciam antes. As últimas armadilhas que fecharam mal fecharam direito, não sei o que pode ter acontecido...

Ela normalmente fica em uma luz fluorescente (minha casa quase não recebe sol :c ), e eu deixo ela pegar um sol na varanda quando possível. Depois que isso começou eu parei de mover o vaso pra varanda pra ter certeza que não era isso fazendo as armadilhas fecharem... Alguma idéia do que pode ser? Isso é normal ou não?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Vamos lá:

1) qual musgo é esse em que ela foi plantada?

2) nenhuma região do Brasil (mesmo no Sul) faz frio suficiente para as Dios (e mesmo as Sarras) entrarem em dormência natural. As vezes (eu disse as vezes) elas até entram, mas é um "cochilo" irregular que com o passar dos anos enfraquece a planta levando-a à morte. Diante disso induza a dormência artificial nela.

3) com relação ao problema do fechamento das armadilhas, eu não tenho uma opinião formada sobre isso. Deduzo apenas que seja algum inseto noturno que esteja ativando as mesmas sem ser capturado por elas ou então stress da planta...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Lui
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Fev 2016, 10:05
Localização: São Paulo - São Paulo

Mensagem por Lui »

1) musgo comprado em loja de jardinagem, acredito que seja esfagno pela aparência dele. Só tinha esse na loja, não sei se vendem outro tipo :/

2) Eu induzo a dormência durante o nosso inverno mesmo então, certo?

3) Pois é, não sei mesmo mas acho que a chance de ter sido um inseto todas as vezes é bem pequena :( stress também pode causar isso?


Lui
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Fev 2016, 10:05
Localização: São Paulo - São Paulo

Mensagem por Lui »

Um pequeno update: semana retrasada eu percebi alguns bichinhos vermelhos bem pequenos, acredito que eram ácaros, nas folhas da minha dio. Ela estava apodrecendo rápido demais, provavelmente por cause deles.. Eu dei uma pesquisada e no fim coloquei um pouco de pesticida Dimy pronto nela, eles sumiram em + - 2 dias e as folhas novas começaram a crescer sem as manchas marrons das antigas. Eu pensei que o problema dela fechar sozinha podia ter alguma relação com os ácaros, mas a primeira armadilha nova dela fechou só um dia depois de abrir :/
todas as armadilhas antigas estão inativas agora (elas apodreceram), a única nova fechou sozinha, não vejo mais nenhum bichinho nela então não sei se tem mesmo relação.. Não consigo encontrar nada na internet que explique isso das armadilhas fecharem toda hora, se alguém tiver alguma idéia do que fazer seria ótimo :(


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Pode ser um bichinho que aciona e consegue fugir sem ser pego, ou alguém ta fechando ela com a mão, nunca tinha visto dioneias fechando sozinhas


Em busca de XP para plantio
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Bom,

1º - Quanto a fechar poderiam ser duas coisas, inseto que disparam o gatilho das armadilhas e conseguem escapar ou chuva que não é seu caso.

2º - Quanto a dormência não existe consenso, já li muito e cheguei a uma conclusão. A dormência não é causada por temperatura ou foto período e sim pela necessidade da planta. Quando ela começa a ficar com as armadilhas pretas e depois as folhas é a necessidade de dormência. Mesmo mantendo a planta numa estufa sem controlar o foto período e temperatura ela entrará em dormência ficando num estado ZEN. Só que diminuição do foto período e baixa temperatura são necessários para que ela passe do estado ZEN para um sono profundo.
No estado ZEN a planta aguentará o tranco, mas como disse o o amigo Rodrigo ela pode morrer, se não for no primeiro ZEN pode ser em qualquer um.

Não concordo que se coloque uma planta saudável sem nenhuma armadilha preta sem motivo em dormência induzida.

Na minha opinião é que se dê as condições ideais para a dormência quando as plantas entrarem em estado ZEN, apresentando primeiro armadilhas pretas que escurecem as folhas. Sempre da ponta em direção ao rizoma, se acontecer ao contrário é problema que deve ser verificado.

Em um outro tópico eu descrevi, mas existem diversos tópicos sobre como dar as condições ideais para que elas tenham sono profundo.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Lui
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Fev 2016, 10:05
Localização: São Paulo - São Paulo

Mensagem por Lui »

kaique, tenho bastante certeza que ninguém ta mexendo nela, talvez seja mesmo algum inseto, mas ai pra fechar Todas as armadilhas Todo dia e sempre escapar parece um pouco extremo :(

e Paulo, obrigado pelas dicas, vou ficar de olho nela! : joia :


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o sphagnum para uso em substrato é este abaixo, é o que você está usando? fiquei em duvida ao observar a sua foto.
lembrando que logo precisará para a troca de substrato do primeiro vaso ( o da esquerda).

[thumbnail]https://lh4.googleusercontent.com/-0SHa ... hagnum.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Lui
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 10 Fev 2016, 10:05
Localização: São Paulo - São Paulo

Mensagem por Lui »

Edson - as duas fotos são a mesma planta, antes e depois de trocar de substrato c:
o musgo veio sem identificação, mas como ela estava em terra normal achei melhor trocar, tenho uma foto dele aqui:
[img][/img]


Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Sim esse é o musgo, o que eu uso é igualzinho a esse, e que as vezes vem meio esverdeado ou rosado algumas partes do que eu compro. Não será falta de sol?


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem