DÚVIDA SOBRE A COR DAS RAIZES

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Monique Camargo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jun 2016, 16:38

DÚVIDA SOBRE A COR DAS RAIZES

Mensagem por Monique Camargo »

Oi pessoal,
comprei uma dionea na floricultura e ela estava linda, daí trouxe pra casa e notei que em 2 semanas as armadilhas ficaram amarelas e pretas. Fiz um post aqui no fórum e segui as dicas que me deram: cortar as armadilhas que estavam ruins e trocar o substrato. Estou agora trocando o substrado dela, porém notei q suas raízes estão pretas. É normal essa espécie ter raízes desta cor?
E outra dúvida: moro no RS e aqui está fazendo um inverno bastante frio como de comum, é necessário induzir a dormência colocando a planta na geladeira?

Imagem
Imagem


Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado,
os homens vão entender que dinheiro não se come.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sim, é normal.

agora, bem lavado as raízes, refaça-a o plantio. em 50:50 sphagnum e areia bem misturados e ambos esterilizados (fervidos).

pela foto anterior aparentava sinais de pré dormência. deixe-a em local de pouco sol 3/4 horas diária uns 3 dias e após um local de
qto mais sol melhor, um local fixo.

a indicação para dionaea é deixar em pires com água. mas a sua, pelas fotos anteriores demonstra uma dúvida q pode ser a dormência.
sugiro pires com bem pouca água. observe se as folhas virão e em breve ficarão pretas. aí será certeza q é dormência, não só o substrato. então o processo de cultivo para dormência será diferente. retire de imediato o pires, a água será somente um leve borrifar nas folhas.

dê uma lida no tópico, sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html
E outra dúvida: moro no RS e aqui está fazendo um inverno bastante frio como de comum, é necessário induzir a dormência colocando a planta na geladeira?
penso ser uma decisão a tomar. muitas vezes ficam semanas de frio e vem semanas quentes. mas pelo q ouço aí no RS tá frio constante, tenho amigos q não estão levando a geladeira.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

A espécime tem raiz desta coloração mesmo, Eu também levei um susto com a minha, mais depois eu vi que é normal, tem um tópico de Raizes no fórum
raizes-de-plantas-carnivoras-t5440.html


eu preciso parar de ser trouxa
Monique Camargo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 29 Jun 2016, 16:38

Mensagem por Monique Camargo »

Mais uma vez obrigada pela ajuda, replantei ela conforme me disseram sphagnum e areia em proporção 1:1.
Estou deixando ela em um local que recebe bastante claridade, mas não recebe sol diretamente para ir "acostumando" ela ao sol já que veio de uma floricultura e ficava na sombra.

Obrigada =*


Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado,
os homens vão entender que dinheiro não se come.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem