dormencia e haste floral???

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

dormencia e haste floral???

Mensagem por rodgaba »

Pessoal,
Minhas dionaeas reduziram de tamanho drasticamente e estão provavelmente em dormência, mas aih que vem minha duvida, a dionaea em dormencia produz haste floral????Pois de 5 plantas 3 estão produzindo a haste e uma delas é a haste mutante (fotos na minha galeria)

Obrigado


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,
Mas deveria acontacer antes ou depois da dormência.
Sabemos que para florescer a planta diminui relativamente o seu crescimento pois está direcionando a 'energia' para à floração.
Consideremos que existe um gatilho para a dormência da planta (temperatura/humidade) e que nos ultimos anos o clima nas estações não é das mais corretas (pra nós é ruim imagina para as plantas).
Aqui mesmo tenho uma sarracenia que entrou em dormência por uns 10 dias apenas e já esta desenvolvendo novas folhas.
Comentei sobre isso com o Ono e ele disse que as plantas dele (ele é de Cotia) também estão sofrendo com isso (algumas entraram em dormencia e outras não). :geek:


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

vsh... isso vai complicar a vida de todo mundo... IMagina se o tempo não induzir domencia para as plantas. Ai pode esquecer sarras, dioneia entre outras... dai só dormencia na geladeira... Imagina o Marcos ter que colocar a coleção dele na geladeira... ai ser complicado...

falows..


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

j4ck_666 escreveu: Imagina o Marcos ter que colocar a coleção dele na geladeira... ia ser complicado...
aproveitando a deixa...

É o que eu sempre digo em relação à preocupação em forçar ou não à dormência nas plantas.
Acho que antes de tirar a planta do vaso e enfiar na geladeira devemos confirmar se as condições do clima/temperatura onde estão já não são compatíveis com o habitat original. As vezes nem é preciso se preocupar com isso.

Vivemos em um pais de dimensão continental e que contém todos climas possíveis de ter.

Pois é J4ck, o Marcos com certeza ia mudar de ramo, hehehehh!!! :mrgreen:


rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

MarcielS escreveu:Rodrigo,
Mas deveria acontecer antes ou depois da dormência.
Bom nesta caso pela lógica acredito eu que seria antes da dormencia (considerando a região originaria delas), assim dariam haste, flores, sementes, vem o frio (neve, etc...) as sementes seriam estratificadas naturalmente e as plantas entram em dormencia, após a mudança do clima (saída do inverno) dali surgiriam novas plantas, ok???

Seguindo este raciocínio as dionaeas deveriam ou devem entrar em dormência após a floração / sementes, no meu caso vou deixa-las que a natureza cuide do quisito dormência, mas acho que já era, afinal o tempo está esquentando e já estamos em Setembro.

Realmente eu nunca li nada a respeito da possível relação haste-floração x dormencia.


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Rodrigo,
pode ser fraqueza... Suas dionaeas estão quase todas com no minimo 1 hate floral pelo que eu lembro das fotos.


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
rodgaba
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 279
Registrado em: 05 Ago 2010, 19:13
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por rodgaba »

Pois é Jack, tambem acredito nisso, vamos ver quem sobreviverá, rerererere


Um dia de sol, outro de chuva = obrigado pelas sementes :)
Bom cultivo
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Aquí eu tenho dionaeas em dormência produzindo hastes direto. Acredito que seja normal... 3 delas já tão dando / deram haste...

Abraço!


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Bruno mas elas ficam vivas após isso?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Daí é que eu não sei... :mrgreen:
Eu não acho que seja certo cortar as hastes. Se elas estão lá, é por algum motivo...
Eu também prefiro várias sementes que uma planta...

Abraço!


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem