Dormência de Dionaea e Sarracenia

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Pois é, gente.
Acredito que sejam muitos os fatores que influenciam na vitalidade das plantas.
Experiências mais controladas, como a da Fatima, são mais confiáveis para elucidar os questionamentos.
A vivência de cada um, como do Mauro, do Santiago, do Marciel e do Rodrigo, também ajuda muito.
Obrigado por compartilharem suas opiniões. : joia :


Avatar do usuário
Haohmaru
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:51
Localização: Bauru - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Haohmaru »

Galera lendo esse post fiquei curioso, minhas dionaeas ficavam em uma janela que batia muito sol, praticamente a maior parte do dia, mas com a mudanças das estações o sol foi parando de bater, e minhas dios começaram a ficar muito feias e as armadilhas começaram a ficar pretas e depois de um tempo a planta parou de crescer, não crescia folha, não desenvolvia armadilhas e as poucas folhas que ameaçaram crescer já cresciam com a armadilha pequena e preta, fiquei com medo de perder as mesmas e resolvi mudar ambas de lugar... Depois de algumas semanas tomando sol direto e poro mais tempo do que antes eu percebi que uma começou a formar um novo broto e a outra aparentemente está começando a formar novas folhas.
Será que minhas dios tinham entrado em dormência?
Alguém tem fotos ou sabe o link de algum post que mostre fotos de Dionaeas em período de dormência natural?


AlexandreCury
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 37
Registrado em: 13 Jan 2016, 12:53
Localização: Rio de Janeiro/RJ
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por AlexandreCury »

Galera, aproveitando o questionamento do amigo acima, pergunto: há alguma chance de as dios entrarem em dormência natural aqui no RJ, terra do calor? Pergunto isso por medo de induzir, futuramente, uma dormência de geladeira nelas e matá-las por falta de experiência.


Um dia, quem sabe, todas as boas sementes germinarão.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 293
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 50 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Essa coisa de dormência também está me deixando confuso, como já foi dito no post, também já me perguntei como o Ono com aquele matagal lindo de sarracenias faz a dormência, haja espaço na geladeira.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

com relação dormência é algo q vem sendo discutido a muito tempo. pelo o q pude perceber, muitos levam a dormência induzida (eu fiz o ano passado) outros já não. moro em SP litoral e aqui é quente pra caramba.

a conclusão qto a tudo q já leram, penso ser uma decisão pessoal. apenas irei relatar a minha experiência.

em junho passado, coloquei todas as minhas dionaeas (4/5 vasos) e 2 sarracênias. mas deixei uma sem por para ver os resultados. hj analisando os resultados vejo a q não coloquei aparenta a dias estar em dormência e continua ainda. "aparenta" não tenho certeza, digo pelas folhas q mal se compõem, poucas e deformadas. mas estou deixando quieto e observando. as q coloquei dias após ficaram lindas, passou pouco tempo, o crescimento forte parou. eu irei dar bastante atenção a esta q não pus e hj aparenta estar em dormência. dependendo dos resultados, q poderei perdê-la ou vê-la se recuperar, irei decidir qto a por ou não em dormência futuras. embora tendo posto um ano, pode ficar o seguinte sem, a dormência a cada 2 anos.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
SantiagoOver
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 711
Registrado em: 13 Out 2014, 11:36
Localização: São Roque - SP
Agradeceu: 142 vezes
Agradecimentos: 141 vezes

Mensagem por SantiagoOver »

Estou com as mesmas duvidas esse ano pois as minhas sarras e droseras estão entrando em dormência sozinhas... Moro em São Paulo.


Instagram: @santiagocarnivorasbr
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu tenho algumas dionaeas aqui no meu apartamento, junto com droseras e germinações de neps.
Ao mesmo tempo eu tenho uma outra estufa menor que foi abandonada e vou fazer uma experiencia com ela.
Mandarei fazer uma bandeja de zinco colocarei nessa bandeja placas de filtro de aquário, colocarei um em cima do outro e deixarei água na altura da primeira placa.
Agora vem o pulo do gato, vou deixar menos tempo e também diminuirei a iluminação. A temperatura vou manter na faixa dos 15°C.

Colocarei todas as dionaeas nesse ambiente que irá simular seu habitat.

As que estão na casa de minha mãe não mexerei, estão ao relento e continuarão assim.

Veremos os resultados só em setembro, pois planejo fazer isso em junho.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

tb pretendo testar a dormência induzida esse ano, com 2 testes, 5 mudas com 30 dias e 5 com 60 dias de dormência e vamos ver como se comportam...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Haohmaru
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 30 Jul 2015, 22:51
Localização: Bauru - SP
Agradeceu: 37 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Haohmaru »

SantiagoOver escreveu:Estou com as mesmas duvidas esse ano pois as minhas sarras e droseras estão entrando em dormência sozinhas... Moro em São Paulo.
SantiagoOver você poderia postar algumas fotos das suas pcs em dormência? Seria possível? Fiquei curioso para poder ver e saber como é o aspecto das mesmas nessas condições.
Desde já agradeço a sua atenção.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem