Dormência - Comportamento suspeito

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Josefo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2016, 11:44
Localização: ES, Brasil.
Agradeceu: 5 vezes

Dormência - Comportamento suspeito

Mensagem por Josefo »

Olá a todos,

A massa de ar polar que chegou na Região Sudeste semana passada afetou minha dioneia. O outono está chegando ao fim e, segundo notícias, a
temperatura neste ano vai despencar.

O crescimento da planta está completamente estagnado. Suas folhas estão amarelando (inclusive uma parcialmente desenvolvida), mas consigo observar minúsculos brotos em formação (também estagnados, mas visualmente jovens, saudáveis). Suspeito que esteja entrando em dormência.

Segue seu comportamento paralelo a fatores relacionados ao clima ao longo do mês passado:

13 de Abril ---> Minha dioneia foi comprada. Quando a recebi, uma das armadilhas estava no processo de digestão. Mesmo assim, em razão da empolgação, alimentei-a com uma aranha.

[img][/img]

17 de Abril ---> O transplante para o esfagno puro foi realizado. Entre dia 13 e este, recebeu sol direto durante 4 horas diárias.

[img][/img]

18 de Abril ---> Percebi que o fotoperíodo ficava mais curto. A dioneia passou a receber menos sol a partir desse momento. Agora, as poucas armadilhas que nasciam eram menores que as antigas.

23 de Abril ---> De madrugada, a temperatura passou a ser mais amena.

25 de Abril ---> Notei que seu crescimento estagnou-se por completo.

28 de Abril ---> Pela manhã, fazia 19°C. A temperatura, durante o dia, passou a variar entre 21 e 24°C. Antes, 34°C era o normal. As pontas de algumas das folhas começaram a ficar amareladas.

[img][/img]

29 de Abril ---> Inacreditavelmente, a coloração vermelha no interior de parte das armadilhas intensificou-se. Não de forma perceptível ao primeiro olhar, mas pude constatar comparando algumas fotos. Passei a reduzir a quantidade de rega tendo em base recomendações de outros membros do fórum.

30 de Abril ---> Visualizei duas pequenas folhas que se formaram no interior da planta.

[img][/img]

Qual é sua opinião? Esse comportamento é normal? A planta está em dormência natural ou devo introduzi-la na geladeira?

Saudações,
Josefo


"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

meus cumprimentos pelo observar e registrar tudo. percebe-se q é bem atencioso e de boa vontade.

sobre não induzir, tema q estamos discutindo no momento e estamos em maioria de acordo em deixar a planta pedir e entrar em dormência por si só, tópico de nosso amigo Paulo, dê uma lida, sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... ia%20Paulo


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Josefo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2016, 11:44
Localização: ES, Brasil.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por Josefo »

Edson,

Obrigado pela consideração. Se não me engano, antes de criar este meu tópico, eu já tinha dado uma breve olhada no qual você me indicou e, além disso, dele retirei a dica de deixar o solo levemente úmido, reduzindo a rega. Quanto à indução de dormência, penso seriamente em realizar. O calor está de volta, e não posso contar com massas de ar frio como as da última semana. Desse modo, você recomendaria a introdução na geladeira?

Grato,
Josefo


"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

sugiro você dar uma lida neste tópico se trata de induzir a dormência. leia atentamente como foi feito e comentários. : joia :

minha-1-experiencia-com-dormencia-induzida-t2500.html

ajuda-em-induzir-a-dormencia-t5961.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Essa organização de tópico é perfeita, as dúvidas de alguém são facilmente tiradas pela informação básica de sua planta, parabéns :shock:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Novamente eu bato numa tecla, cada planta tem seu tempo para dormência. Isso depende quando foram germinadas e já estão aclimatas ou não com as nossas estações.
Não é porque o inverno está aí na porta é que se deva induzir a dormência, esperem elas começarem a dormir.
Tenho plantas aqui que entraram em dormência em pleno verão e estão acordando agora e dentro de uma estufa.
As plantas quer queiram ou não entram em dormência, seja qualquer período do ano. O que elas precisam são de baixa temperatura, pouco foto período e baixa umidade.
Nas plantas que tenho aqui a unica condição que dei foi baixa umidade, no próximo ano darei as condições ideais senão irão morrer.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Josefo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2016, 11:44
Localização: ES, Brasil.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por Josefo »

Vinilokão:P:D escreveu:Essa organização de tópico é perfeita, as dúvidas de alguém são facilmente tiradas pela informação básica de sua planta, parabéns :shock:
Obrigado. :D


"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele."
Josefo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2016, 11:44
Localização: ES, Brasil.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por Josefo »

Edson,

Li os tópicos que me recomendou. Pretendo realizar o método de cortar as folhas danificadas, depositar o vaso dentro de um saco Ziploc (com o solo levemente umedecido, sem excesso de água), colocar o saco no interior de um recipiente rígido e inserir o arranjo na gaveta de legumes. Grato pelas referências.

Paulo,

Obrigado por esclarecer essa ideia. Levando em consideração o que mencionou, estou tentando agir de acordo com seus comportamentos e manifestações. Interessante que minha dioneia está entrando em dormência numa época propícia. Assim, penso que seu ciclo estará regulado de maneira harmônica às estações considerando que em cada época do ano há a variação do fotoperíodo.

Grato,
Josefo


"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele."
Josefo
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 01 Mai 2016, 11:44
Localização: ES, Brasil.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por Josefo »

Olá a todos,

Introduzi a planta na geladeira ontem, dia 6 de maio. Deixei apenas folhas saudáveis, cortando o restante:

[img][/img]

[img][/img]

Curioso é o fato de que as armadilhas estão claramente mais vermelhas. Não sei por que disso, já que a planta recebeu pouquíssimo sol nesta semana. A foto a seguir mostra um exemplo de armadilha que era totalmente verde (não sei se é possível comparar com as fotos do início do tópico). :shock:

[img][/img]

Atenciosamente,
Josefo


"O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele."
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Josefo, apenas um comentário,

eu qdo fiz cortei as armadilhas formadas, menor chance de problemas. pode ter ocorrido destas armadilhas já terem captados algum inseto, pode ser q haja alguma sujeira. "pode ser", lembre-se, apenas expus a minha opinião por prevenção. : joia :

recomendação, a cada 15 dias dê uma olhada. infelizmente em dormência há a possibilidade de fungos. (por isso comentei de cortar as armadilhas formadas)

agora aguardar de 60 a 90 dias. queremos ver futuras fotos após a dormência e recuperação. boa sorte. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem