DM com haste floral - novo no hobby

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
alvaro
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Set 2012, 19:51
Localização: leopoldina

DM com haste floral - novo no hobby

Mensagem por alvaro »

ola pessoal, a alguns meses comprei uma DM, ela chegou quase morta, mas com um mes mais ou menos consegui recuperar ela e esta lindona e com varias armadilhas, e a uma semana ela começou a aparecer com uma haste floral, gostaria de saber se precisa ter uma outra DM pra polenizar essa minha ou se a propria planta se poleneliza sozinha. e to querendo trocar o substrato da minha, devo misturar outra coisa junto com o musgo sphagnum? e posso mudar o substrato dela msm tendo uma haste floral? e oque devo fazer pra que algumas sementes germinem? posso so deixar as sementes cair no substrato e esperar ou tenho que fazer outra coisa?

desde ja agradeço


vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Oi Bem vindo! : joia : eu não sou muuito experiente com dionaeas mas tem muitos aqui que podem responder suas duvidas :D


Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

Olá Alvaro não é necessário outra Dioneia para fazer a polinização mas ela não se auto-poliniza.

Quanto ao substrato você pode usar o sphagnum puro ou com areia e os dois devem estar devidamente esterilizados para o uso...

Para esterilizar o sphagnum basta tirar as impurezas que vem junto com ele como pequenos gravetos folhas secas e etc, depois você deve ferve-lo por uns 30 minutos para matar qualquer germe que se encontre no substrato.

Já a areia serve aquela de construção encontrada em qualquer deposito, para esterilizar ela você deve lava-lá bem até a água ficar bem clarinha quando passar por ela e também deve ferve-la para que as bactérias sejam exterminadas.

e sobre a polinização recomendo que leia este topico do nosso amigo Marciel
polinizacao-como-fazer-t2793.html#p44116" onclick="window.open(this.href);return false;

Boa Sorte!


alvaro
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Set 2012, 19:51
Localização: leopoldina

Mensagem por alvaro »

nao conseguir entrar nesse site que você me passou, mas pra ela gerar as sementes (ferteis para germinar) nao é nescessario uma segunda planta nao? e tipo, na minha cidade sou o unico que tem, entao pra um inseto polinizar ela so se ele viajasse mts km


alvaro
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Set 2012, 19:51
Localização: leopoldina

Mensagem por alvaro »

a, agora consegui acessar o site, la disse que elas sao capazes de se alto-polinizar, mas so eu tendo essa unica planta é possivel gerar sementes ferteis pra germinaçao:?

agradeço pelas respostas sobre esterelizaçao do substrato


Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

Claro que sim a sua planta vai dar sementes férteis se você poliniza-lá...

A maioria das plantas como a Dioneia tem os dois "órgãos" reprodutores, os estames(parte masculina onde contem o polem) e o estigma(parte feminina onde deve ser esfregado o polem).

Recomendo que você releia o topico sobre a polinização que vai entender melhor o que digo. : joia :


alvaro
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Set 2012, 19:51
Localização: leopoldina

Mensagem por alvaro »

obrigado, mas posso trocar o substrato dela msm tendo haste floral?


Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

Creio que não avera nenhum problema Alvaro em fazer o transplante acho até que vai ajudar mais a sua Dioneia!!!

Boa Sorte!


alvaro
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Set 2012, 19:51
Localização: leopoldina

Mensagem por alvaro »

obrigado entao, assim que o musgo chegar farei a troca


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem