Discussão sobre ascídeos (vasos)

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Discussão sobre ascídeos (vasos)

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Vou aproveitar o gancho de uma postagem que fiz sobre minhas nepenthes e me perguntaram porque elas nenhuma delas tem ascídeos (vasos) e criar esse tópico para discutir a função deles.

Todos sabem que a função do ascídeo é capturar presas para suprir suas necessidades principalmente nitrogênio.

Aí eu fico me perguntando porque será que minhas nepenthes não brotam ascídeos.

Será que o substrato está fornecendo toda a necessidade delas? Bom eu tenho usado uma mistura de sphagnum, perlita, vermiculita, areia grossa, carvão vegetal (churrasco) moido no martelo e aquelas bolas leves de argila cozida (não lembro o nome) que são usadas em jardinagem e também como isolante térmico.
Teóricamente o substrato está bem pobre, eu uso 30% de sphagnum e o resto vai no olho.

Então, se o substrato é tão pobre por que as plantas se desenvolve sem desenvolver ascídeos?

Outra coisa, o Crytech e o FT relataram casos de nepenthes plantadas no solo ou então com humus no substrato em que as plantas não só se desenvolveram mas como também criaram ascídeos.

Analisando tudo isso eu chego a conclusão que talvez o problema pode ser a agua que uso, é de torneira e a unica coisa que faço é ferver e deixar descansar.

E aí mestres? Alguém tem alguma coisa a acrescentar?

Abraços,



Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Olá Paulo,

Posso contribuir com a minha humilde experiência por aqui com minhas nepenthes.
Acredito sim que o substrato é influenciador ao aparecimento (ou não) de ascídios nessas plantas - assim como a água e a iluminação. Contudo, não será um destes fatores, isoladamente, que determinará o desenvolvimento dos ascídios. O que venho percebendo é que estes ascídio desenvolvem-se melhor na primavera, quando tanto o sol, quanto a umidade, quanto a chuva e o substrato, estão em condições ótimas. Eu mesmo já fiz o teste por aqui. Peguei minhas plantas e distribuí pelo meu quintal. Umas na janela ao sol (...) pleno, umas à meia sombra no jardim, e outras à sombra quase total no jardim. Quem soltava mais ascídios? As que estavam ao sol (chuva, vento, umidade) pleno na janela! Pois elas desfrutavam de toda a primavera, ou seja, todos os fatores abióticos eram favoráveis ao desenvolvimento das plantas. Lembro que minhas nepenthes são low/intermediárias. Daí você pode me perguntar: e as hig's? Tente fornecer às suas plantas todo o subsídio abiótico que ela encontraria em plena primavera no seu habitat! Mas... poque primavera? Veja bem, quando as plantas estão em condições ótimas, o que elas fazem? Reproduzem-se! Como? Florindo (Angiospermas, é claro!)! E para isso dependem de gasto de energia. Ora, assim também é com as Nepenthes quanto a desenvolvimento dos ascídios. Lembre-se que quando nos alimentamos devemos ter energia de reserva para realizar a digestão. Com as Nepenthes elas necessitam de condições ótimas para que possam desenvolver ascídios, florir, crescer, gerar brotos... Há todo um conjunto desses fatores sujeito à estudos, cabe a cada um dos cultivadores realizá-los!

Espero ter ajudado.

Um abraço! : joia :


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
Gabriel Porto
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Jul 2011, 16:54
Localização: Currais Novos, RN, Brasil

Mensagem por Gabriel Porto »

Cara, vou relatar o caso da minha nepenthes...
Todos falam de alta umidade, substrato pobre e areado, água destilada e blá-blá-blá

A umidade daqui chegou a 40% ontem e isso é muito se comparado aos 20% que geralmente paira por aqui... O substrato é via Ono, parece uma mistura de areia, perlita e sphagnum e um musgo vivo que parece grama miniatura, não sei se é sphagnum, não tenho camera por isso não tenho fotos para mostrar, a água é simplesmente da torneira para planta e não creio que isso seja porque a água daqui é muito pura, o Ph gira em torno dos 6 a 7. A planta caminha relativamente bem, soltou um jarrinho e uma folha no período de duas semanas, ela é uma Splendiana x Mixta uma lowlander, creio que não seja uma das mais difíceis, mas eu acho um exagero muito do que falam sobre os cuidados com essas plantas (algúem realmente acredita que elas recebem água destilada no meio do mato?)

Por outro lado, minha dionaea... Coitada...


Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Paulo,

Bom, aqui eu tive problemas com os jarros delas apenas nos 3 primeiros meses de cultivo, quando meu cultivo não era estável ainda.
Naquela época, todo dia as plantas mudavam de lugar, eram levadas para fora tomar sol, e para dentro a noite. Isso com certeza estressava elas, mas pelo que lembro, este não e seu caso, elas ficam no mesmo lugar, certo?

Então, já venho a lembrar do substrato, que desconfio ter sido o pior fator na criação dos jarros. Elas ficavam com o tipico "substrato de vendedor", ou seja, o substrato velho e ruim que usam apenas para as plantas que ficam temporariamente com eles... :| ... Duas delas estavam com o substrato contendo apenas fibra de coco e terra(!), com Sphagnum apenas na superfície do vaso (talvez uma tentativa de disfarçar a porcaria embaixo dele?). Elas ficaram 2 meses com esse substrato, algumas folhas vinham queimadas, tortas, totalmente deformadas... Nenhum ascideo, as gavinhas queimavam enquanto a folha ainda estava sendo formada... Hoje, estão todas em substratos feitos por mim, sei de tudo que tem nas raízes delas! Todas com jarros, nenhuma delas esta sem jarros! Nem sequer as pequenas! Isto demostra que o substrato pode ser realmente um dos maiores causadores de problemas...

Talvez o sol? A água? Uma possibilidade... Elas tomavam muito sol, quase o mesmo das droseras! Acho que umas 5h por dia, sol forte, do meio dia... Realmente eu imagino o quanto sofreram... Hoje recebem apenas 3h, na parte da manha, e estão com uma cor linda! A água, apenas mudou em quantidade... Antes elas ficavam com o solo quase seco, minha total irresponsabilidade no cultivo ficou evidente hoje, quando eu repenso no passado... Hoje, elas nunca ficam com o solo seco, mas também não encharco o mesmo... Elas parecem gostar...

Umidade? Sim. Antes ficava uma media de 50%, contava com o tempo, borrifava só quando me vinha na cabeça... Hoje, ficam em minha "janela-estufa", na verdade, se trata apenas de um espaço em frente a uma porta de vidro, que pega o sol da manha, e também e o local onde fica com mais umidade na casa inteira, uma media de 80%... Sempre que passo la borrifo água nelas, normalmente 4 ou 5 vezes ao dia.

Paulo, não sei se digitei muito, mas foi uma tentativa de te ajudar com o problema... Espero que elas desenvolvam vários ascideos rapidamente!
Boa sorte!


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
mx_joao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 352
Registrado em: 09 Jan 2011, 16:34
Localização: Assis/Ilha Solteira - São Paulo
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por mx_joao »

Podemos concluir que a maioria das Neps gostam de um pouco de iluminação direta (não se pode exagerar), gostam de substrato com bastante sphagnum e areia, sem estar encharcado mas jamais seco, ventilação, e um dos fatores chave é a umidade... algumas espécies não reclamam, mas outras precisam de uma alta umidade para soltar ascídeos... faça uma mini estufinha, e cuidado para deixá-la no sol caso seja bem pequena, pois cozinhará as plantas... abraço amigo boa sorte !


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos não devemos generalizar. 8-)

O que se diz genéricamente sobre o cultivo de nepenthes é que o substrato deve ser acido e que deve receber muita umidade. Mas cada espécie de nepenthes tem suas preferências com relação ao substrato, iluminação e umidade.

A nepenthes tem seu metabolismo acelerado na primavera/verão, independente do hemisfério em que se encontram.
Em uma nepenthes saudavel e estabilizada, a produção de ascideo se dá por 'ondas'. Havendo jarros na planta, ela somente desenvolverá novos jarros quando os últimos estiverem secando. Continuará formando as folhas normalmente, mas as gavinhas ficam em compasso de espera, aguardando o comando para continuar a desenvolver. : joia :


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Paulo, ao meu ver as suas nepenthes precisam de mais luz, solar de preferencia e mais umidade, não é uma afirmação, mas é o que aparenta vendo naquelas fotos que postou delas. Se forem lowlanders, ai sim necessitam de muita luz solar e calor também.

Percebo que não basta especificar exatamente a altitude e as condições (lowland, intermediate e highland) das nepenthes e tantar mante-las nas memas condições em uma estufa, a não ser que sejam da mesma espécie. Precisa de mais especificações exatas de cara espécie para ter um desenvolvimento correto, As lowlander por exemplo, acredito que seja mais uma adaptação de solos e calor, algumas especies resistem a periodos de secas. A maioria das highlanders se ultilizar sphagnum puro no cultivo, vão bem, porem muda a luz que a especie recebe me seu habitat.

Aqui reparo na N. alba que comprei, não se desenvolve quase nada, e parece que no habitat, elas vivem sobre sol pleno em meio de solos umidos no meio de rochas, agora que deixo ela eu um local onde pega mais luz solar direta pela manha, parece que está gostando mais.

N. talagensis, lí em um artigo que é bem lenta no crescimento, mas quando recebi, a minha em certo periodo da primavera desenvolvel 4 folhas novas em muito pouco tempo, todas apontando que viriam novos ascidios, fique super contente, mas foi o tempo esquentar pra valer, que ela travou totalmente, então acredito que o problema seja o método de cultivo, nem sempre as condições que servem para uma, serve para outra, por mais que venham de altitudes praticamente iguais. O que demora é intender as condições exatas que as espécies precisam para se desenvolverem corretamente.

Muitas vezes se aprende na internet, mas por termos climas diferentes do da pessoa que colocou o artigo na internet, muitas vezes é aprender com a planta mesmo, ir testando e observando. É demorado :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Esse tópico está muito instrutivo, todas as respostas merecem um obrigado.

Na foto que mostrei das minhas nepenthes, bate um pouco de sol ao amanhecer e depois umas duas horas de sol por volta do meio dia. Quanto ao resto do dia elas recebem uma boa iluminação.
E o substrato está sempre umido sem estar encharcado.

A grande diferença que vejo entre as nepenthes e outras plantas carnívoras e essas ultimas praticamente já nascem capturando insetos. E a nepenthes não tem grande necessidade.
Estou eu errado?


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:...A grande diferença que vejo entre as nepenthes e outras plantas carnívoras e essas ultimas praticamente já nascem capturando insetos. E a nepenthes não tem grande necessidade.
Estou eu errado?...
Esta sim.

As nepenthes, assim como varias pcs que apresentam cotilélones ao germinar, formam mini ascideos logo em seguida das cotilédones, e já predam insetos microscopicos (nunca lembro o nome dessas coisas, rs) existentes no substrato.

Fica essa falsa impressão por serem plantas de maior porte. 8-)


OrquiStudio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 208
Registrado em: 30 Out 2010, 15:11
Localização: SP

Mensagem por OrquiStudio »

Ola Paulo,..

Na minha opiniao as suas Nepenthes estao falta de luz (folha verde escura) e cultivando no lugar com umidade baixa(sem jarros).,
o substrato umido nao= umidade no ar!

:).


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem