Dioneia não se desenvolve

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Dioneia não se desenvolve

Mensagem por Nati Pires »

Oi, gente! Comprei uma Dioneia em janeiro e ela veio com as armadilhas bem grandes (2,5cm) e bem vermelhas.
As que cresceram depois dessa não passam de 1cm e são verdes. Deixo o vasinho na janela do meu quarto, e ali ela pega bastante claridade, mas pouca luz direta. Já perdi uma dioneia porque deixei no sol do meio-dia e ela cozinhou.

Mas enfim. Ela está bem saudável, tem várias armadilhas novas beeem pequenas nascendo e ela não tem nenhuma marca de queimado.
Eu coloco uma colher de água todos os dias, até ficar com um pouco de água no prato.

Não sei porque as armadilhas novas não se desenvolvem.
Alguém sabe?

(ainda to tentando fazer upload das fotos. Quando conseguir eu posto. Óbvio.)


Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Thveigas »

Oi Nati Pires ^^
Quando puder, faça um tópico se apresentando : joia :

A sua dio pode não estar crescendo por vários motivos, como substrato errado, falta de água, falta de luz...
Pelo que você disse, sua dio não está crescendo direito por falta de luz. Vá acostumando ela devagar com luz direta. Primeiro deixe 1 hora no sol, ai no dia seguinte deixa 2... até chegar a uma média de 8 horas de luz direta por dia (sério, dionéias amam torrar no sol, mas é preciso ir expondo ao sol devagar).
Qual água você está usando? É sem cloro? Ela está plantada em que substrato?

Tente postar as fotos ^^

abraços
Editado pela última vez por Thveigas em 16 Mar 2014, 22:54, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Imagem
Essa é a primeira foto que tirei dela assim que a comprei. Armadilhas bem grandes e vermelhas.

Imagem
Essa é uma das armadilhas que vieram com ela.

Imagem
E essa é uma das armadilhas que estão nascendo. Essa já tem uns 20 dias. E continua pequena (na minha opinião)

Imagem
Visão geral do aquário que deixo ela :)

Ps.: Oi! Ah, tem algum tópico fixo onde o pessoal se apresenta ou eu crio um me apresentando?

Sim, eu coloco só água da chuva nela. E o substrato é o que veio da loja. Deixei esse mesmo porque ela parecia extremamente saudável quando comprei. Depois que desandou :(


Marcos A.
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 22 Fev 2014, 16:30
Localização: São Miguel dos Campos - AL
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 9 vezes

Mensagem por Marcos A. »

Acho que o problema também pode ser o substrato, não tem aparência de musgo sphagnum , e elas gostam de sol direto mais como o Thveigas informou exponha gradativamente a planta.

Tópicos para apresentação AQUI
Modelo de Apresentação


Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Eu tenho uma dúvida: como que eu faço uso do sphagnum? Porque eu tenho um monte aqui em casa, mas não sei se coloco ele por cima desse substrato que já tem no vaso ou se eu tiro todo esse substrato e substituo tudo por sphagnum. MORRO DE MEDO de matar a dio fazendo isso. Sei lá, quebrar a raiz dela, o caule, etc... Sou muito amadora. hahahahah


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Nati Pires, eu sugiro que dê uma lida nos tópicos abaixo para se inteirar do cultivo desta e das demais PCs:

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Obs.: Como assim um monte de Sphagnum, por acaso é orquidófila?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Não, é que ano passado eu tinha uma dioneia e comprei um saco bem grande de sphagnum no Mercado Livre, mas ela acabou morrendo e fiquei com esse sphagnum guardado.

Acho que aqui em Porto Alegre não preciso fazer dormência induzida porque o frio é de doer.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Nati Pires escreveu:Não, é que ano passado eu tinha uma dioneia e comprei um saco bem grande de sphagnum no Mercado Livre, mas ela acabou morrendo e fiquei com esse sphagnum guardado.
Entendi, neste caso basta apenas esterilizar o musgo e remover sua planta deste substrato genérico antes que o mesmo a mate.
Nati Pires escreveu:Acho que aqui em Porto Alegre não preciso fazer dormência induzida porque o frio é de doer.
É verdade, eu não me ative ao fato de que você mora na região Sul do Brasil e, sendo assim, eu sugiro que a deixe exposta num local aonde ela possa sentir a mudança do foto-período aliado as baixas temperaturas do Inverno.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Eu só tenho o musgo de sphagnum. Posso colocar minha dioneia só nele? Ou precisa de mais alguma coisa?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Seria bom utilizar areia misturada ao musgo, pois no habitat delas é comum este mineral no solo. Atenção; procure usar areia de filtro de piscina, uma vez que a areia de construção pode vir misturada a cimento e cal, o que pode comprometer a saúde de sua carnívora de forma significativa, fora que ela já vem limpa (no máximo terá que dar apenas uma rápida lavada nela) o que lhe poupará um belo de um tempo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem