Dioneia não se desenvolve

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não fique mudando a planta de lugar, pois vegetais gostam de ficar quietos em um só canto vindo a se desgastar nas constantes mudanças. Nada de frescura na hora da dormência delas, em seu habitat eles suportam até neve, portanto deixe-as do lado de fora de sua casa (ou varanda de apartamento, nem me lembro se disse aonde mora) para que ela passe por este processo biológico sozinha.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Gujohn
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Fev 2014, 11:12
Localização: Joinville, Santa Catarina
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Gujohn »

Olá pessoal, aproveitando o tópico que fala um pouco sobre substrato, gostaria de saber se essa turfa que encontrei no mercadolivre é adequado ao cultivo de carnívoras, vou mandar o link:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... estionText
E então pessoal, o que acham dessa turfa?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

A principio sementes germinam em qualquer substrato. Até no algodão. :shock:

O problema maior é o ph, que deve ser ácido, e se possui nutrientes ou não (adubo). As pequenas plantas germinadas tem raízes muito frágeis que queimarão se o ph for outro e se houver nutrientes.

Pesquisando em fóruns gringos descobrimos que eles utilizam a turfa assim como utilizamos o musgo sphagnum. Isso ocorre por causa da oferta do material. Lá é mais fácil encontrar a turfa. Aqui é mais fácil encontrar o sphagnum.

Quando encontramos a turfa, geralmente ela vem acrescida de adubo, esta é para ser usada no cultivo de orquideas. Preste atenção ao comprar o produto. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Vou pegar carona nesse tópico também.

Comprei essa dioneia no final do inverno passado, ela acabou não passando pela dormência. Logo ela veio a desenvolver uma haste floral, e eu não abortei, pois gostaria de deixar acontecer naturalmente a floração, mesmo sabendo que as chances de ela morrer seriam altas.
A floração acabou e ela morreu, logo em seguida rebrotou, mas seu desenvolvimento encontra-se muito lento, e eu fico na expectativa se elá aguentará até o inverno.
Eis a foto:

[img]http://imageshack.com/a/img838/5430/16ha.jpg[/img]

Minha dúvida é se já faço a troca desse substrato agora, ou se devo esperar o fim da dormência, pois ele está muito feio, e em um nível muito baixo, visto que o rizoma das dios são longos.

O que acham?


Avatar do usuário
Gujohn
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 78
Registrado em: 22 Fev 2014, 11:12
Localização: Joinville, Santa Catarina
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Gujohn »

Entendi, então não posso usar a turfa deste anuncio, vocês sabem de algum lugar onde eu possa comprar uma turfa adequada?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Gujohn escreveu:... sabem de algum lugar onde eu possa comprar uma turfa adequada?
Se não estou enganado, o Paulo (adm) sabe onde comprar a turfa sem adubo.

Abç

[hr]
dener escreveu:... faço a troca desse substrato agora, ou se devo esperar o fim da dormência... O que acham?
Você tem aí duas novas mudas de Dionaea. E parecem saudáveis, apesar do histórico.

Caso continuem com este aspecto não deve optar por adiantar a dormência. Aguarde o tempo correto. : joia :

Abç

ps continue postando o desenvolvimento delas.


Avatar do usuário
Thveigas
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 02 Jan 2013, 21:27
Localização: Valença-RJ
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por Thveigas »

dener escreveu:
Minha dúvida é se já faço a troca desse substrato agora, ou se devo esperar o fim da dormência, pois ele está muito feio, e em um nível muito baixo, visto que o rizoma das dios são longos.

O que acham?
Olá Dener :3

Pela aparência dela, provavelmente aguentará até o inverno (faltam só 2 meses). Se eu fosse você, deixaria do jeito que está e, assim que terminar a dormência, replante em um novo, como o amigo Marciel já disse, espere o tempo correto para colocá-las em dormência.

Abraços!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

dener escreveu:... ou se devo esperar o fim da dormência, pois ele está muito feio, e em um nível muito baixo, visto que o rizoma das dios são longos.
Na verdade Dener, sua finada planta não entrou em dormência.

Ela morreu pelo desgaste provavel de não ter tido a dormência no ano passado e pela floração que demanda muita energia da planta. Ter brotações é muita sorte. Significa que o rizoma está em bom estado. O correto é fazer a dormência quando chegar o inverno.

Abç
Thveigas escreveu:... provavelmente aguentará até o inverno (faltam só 2 meses).
Concordo. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Na verdade eu não adiantaria a dormência, apenas substituiria o substrato,e a colocaria em um vaso maior.
Mas não quero estressar a planta, visto que ela está bem fraca, então farei a troca depois da dormência.

Obrigado amigos : joia :

Abç


Avatar do usuário
Fernando Segecic
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 53
Registrado em: 28 Jan 2014, 19:50
Localização: Jaboticabal-SP
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Fernando Segecic »

Acho que o problema seja o substrato pois não aparenta ser o musgo sphagnum como disse o Marcos e também as dioneias gostam de luz porém você tem que deixando 1 hora em um dia exposta ao sol no outro dia 2 horas e assim sucessivamente !!! ;)


"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem