Dioneia em dormência

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Kleiton.

Sim, a temperatura da sua região propicia a dormência natural a Dionaea.

Visualmente suas plantas estão bem. Provavelmente com o metabolismo desacelerando por causa do frio.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Concordo com o comentário do amigo acima, portanto pode ficar sossegado quanto a dormência natural de suas Dios.

Obs.: Visando uma melhor organização do fórum eu fundi o seu tópico com este que aqui, visto que ambos tratam dos mesmos assuntos.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Kleiton
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Dez 2013, 16:24
Localização: Concórdia - Santa Catarina
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Kleiton »

Show de bola então.

Muito obrigado pelas informações MarcielS e rdrgobra.

Sim sem problema, ficou melhor "fundido" aushuahsuahs

Grande abraço.


Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Olá, amigos! Fiquei afastado do fórum por um tempo devido à trabalho, mas minha dio continua feliz da vida com a luz artificial! Minha dúvida é: aqui em São Leopoldo/RS o tempo anda muito louco. Variando de 12°C a 30°C. Provavelmente irá esfriar de verdade daqui a pouco, mas estou um pouco apreensivo. Outra coisa: a luz artificial eu uso 16h ligada e 8h desligada. Evidentemente que preciso reduzir agora, para simular os dias mais curtos do inverno. Alguma sugestão? Diminuo para 12h? 8h? Obrigado e abraço a todos!

Claudio


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Claudio

Pode usar agora 12h/12h e na primavera volte gradualmente para 16h/8h. : joia :

Variação de 12°C a 30°C é insuficiente para uma dormência. No próximo ano deverá induzí-las. :geek:

Abç


Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Valeu, Marciel! Ainda resta muito tempo de frio por aqui, acredito que daqui a pouco essa variação pare e fique apenas frio. Mas se não der, vou ter que induzir mesmo. Abraço!

Atualizando: foi pra geladeira hoje. A variação de temperatura aqui ficou mais tensa ainda: de 4°C a 25°C. Não vai dar pra ocorrer naturalmente. Esse El Niño tá dando uma surra na gente...


Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Gente, voltei. hhahahahahaha
Então, como o moço disse, aqui o tempo anda variando MUITO.
De 8º a 25º no mesmo dia aqui em Porto Alegre. E a minha Dionéia tá com umas manchas pretas nas folhas, e elas voltaram a crescer minúsculas.

Tô com medo que essa variação louca prejudique a dormência da moça. Eu quero que ela dê flor :cry: cuido tanto, não quero que ela fique malzinha :/

Tenho fotos:
[img]https://i58.offline/2s6m1wh.jpg[/img]

[img]https://i58.offline/2z5vcc9.jpg[/img]

[img]https://i61.offline/1znpw04.jpg[/img]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Natalia.

As folhas manchadas são as mais antigas, perdê-las é natural. As folhas com armadilhas pequenas são de uma nova Dionaea que está brotando a partir do rizoma.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O amigo Marciel acertou na mosca, ou seja, a sua Dio produziu um broto (clone) no entorno de seu rizoma (é até possível que haja mais de uma planta ali) e isto é o motivo dela apresentar tantas micro-armadilhas próximas do centro desta PC.

A dica fornecida pelo Kaíque também é válida, mas é estranho Porto Alegre estar tendo uma amplitude térmica desta magnitude neste período do ano. Na região que fica esta cidade o Inverno deveria ser rigoroso, porém pelo visto a natureza não quer colaborar mesmo...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Então. Esse ano tivemos o pior verão em séculos. Teve um dia em que Porto Alegre foi registrado como o ponto mais quente do planeta, conseguindo ser mais quente que o deserto do Saara, e por conta disso disseram que o inverno seria tão rigoroso quanto. Mas eu que sou friorenta não senti nada de mais. Esse ano não teve frio de verdade, e a variação de temperatura foi algo fora do comum.

Mas fico beeeem mais tranquila em saber que as manchas pretas são da dormência, porque achei que ela não estava hibernando por causa desse inverno falso que estamos tendo. Mas se ela tá assim por causa da dormência fico feliz. Vou ter florzinha <3

E quanto ao clone, eu reparei isso no dia em que troquei ela de vaso. Se olharem as fotos dela que eu postei sobre isso em algum tópico por aqui, dá pra ver que ela tinha dois caules bem juntinhos, e eu não tinha certeza se eram duas ou uma só, e resolvi deixar juntas. Quando a dormência acabar quero colocar ela em um vaso de cerâmica, aí eu posso separar elas? Até pra ter mais espaço pra raiz delas, sei lá. Mas enfim. Vocês não sabem o quanto me ajudam, e não sabem o quanto sou agradecida pela ajuda e pelas dicas! Quando crescer quero ser que nem vocês!! :D


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem