Dioneia com poucas presas e com algumas ficando preteada

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
RoniPilatti
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jun 2016, 23:54
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Dioneia com poucas presas e com algumas ficando preteada

Mensagem por RoniPilatti »

Bom, estou iniciando como cultivador da PCs, e estou com algumas dúvidas em relação a aparência da planta, pois a minha não consegue se encher de presas, e conforme vão nascendo novas presas, as mais velhas vão ficando com manchas pretas e morrem. Ela consegue manter no máximo 10 presinhas. Sempre estão nascendo novas presas, porém estou preocupado com as presas mais antigas que vão morrendo, não deixando a planta ficar bonita e cheia de presas. Ela pega claridade o dia todo com algumas horas de sol. Rego somente com água da chuva, dia sim dia não, deixando o substrato úmido.
Alguém sabe me informar se é normal a planta ser assim, ou se precisa de algo?

[img]https://imageshack.com/a/img922/4200/1bACJO.jpg[/img]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Roni,

tem um caso, no momento bem parecido com o seu. mas a sua planta aparenta estar mais forte. observa-se novos brotos vindo.

resumo, a dionaea tem q ficar em um substrato 50:50 sphagnum e areia (esterilizados) estes bem misturados. para com água o aconselhável é usar somente um pires com água abaixo do vaso. esta planta faz a absorção de água, não posto por cima. sol o maximo de tempo possível.

a sua apresenta um problema q pode ser o substrato, a dormência, ou ambos. dê uma lida neste tópico abaixo.

sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
José Tito
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 306
Registrado em: 26 Abr 2016, 23:17
Localização: Cuiabá - MT
Agradeceu: 113 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por José Tito »

Bom, Roni
Eu vou dizer algumas coisas que você terá de fazer para mante la saudável por enquanto.
Sol:
A minha dionaea que acordou esta recebendo 5 h de sol direto por dia, claridade é muito abaixo do suficiente. Porém lembre se, aclimatize a a sua região,
vá colocando a de pouco a pouco no sol direto, e obviamente, substrato úmido.

Substrato:
Este tema é muito discutido no fórum, eu lhe recomendo o seguinte, troque, este é o famigerado serrapilheira, ele n vai matar sua planta na hora, porém , de pouco a pouco, ele vai fazendo mal, troque o se puder, mas n precisa se desesperar com isto, só , troque quando puder. A melhor mistura é areia e musgo sphagnum em partes de 1:1

Água:
A água é muito necessária para esta planta ( a mesma vive em brejos e pântanos ) então , coloque um pratinho com água embaixo do vaso ( caso o mesmo seja furado) e continue com água da chuva , pois a mesma faz bem a ela. Na falta, coloque água descançada por 24 h.

Seenência foliar/ envelhecimento foliar: é o normal da planta, quando ela já foi usada pela planta, a folha fica assim , mas ela repõem a folha com outras.

Dormência: se sua plantas começar a n criar TANTAS folhas , e as que ela tem morrerem, ela estará em dormência .


eu preciso parar de ser trouxa
Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Pelo que estou vendo tem uma haste floral se formando, estou certo? Se eu estiver certo, o melhor seria que você cortasse ela (não faça isso sempre, só estou sugerindo essa opção pois nesse caso a planta já está fraca e a haste gasta muita energia da mesma, o que pode levar à morte da planta), e também tem que aumentar a quantidade de água e de sol, como já foi dito antes em outras respostas

Obs; não fação uma mudança drástica de lugar, faça uma aclimatização para ela se acostumar com o sol

O substrato seria melhor como sphagnum mas não sei se é recomendável fazer a troca de substrato agora no inverno, deixe que cultivadores mais experientes respondam essa questão.

E ainda tem a questão de dormência, mas acho que se ela estiver com haste não deve estar entrando em dormência.


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

nosso amigo JP Martins, observou muito bem sobre a haste. há uma base redonda já formada, sinal de uma haste já ou quase formada. esta consumiu muito energia da planta. se você tem outras dionaeas, você poderá arriscar deixando e colhendo as sementes, mas nesta escolha você poderá só colher as sementes e perder a planta, tbm nem dar tempo para colher as sementes e já ter perdido a planta. é muito arriscado, fique ciente. ou cortar de imediato e aproveitar a haste se ainda houver tempo em cultivo de uma nova muda.

faça a troca do substrato o qto antes. observe se a planta irá continuar com manchas pretas pedindo a dormência, se continuar as manchas, siga as dicas no tópico q lhe passei. o cultivo para dionaeas em dormência é outro, observe no tópico. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
RoniPilatti
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jun 2016, 23:54
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por RoniPilatti »

JP Martins escreveu:Pelo que estou vendo tem uma haste floral se formando, estou certo? Se eu estiver certo, o melhor seria que você cortasse ela (não faça isso sempre, só estou sugerindo essa opção pois nesse caso a planta já está fraca e a haste gasta muita energia da mesma, o que pode levar à morte da planta), e também tem que aumentar a quantidade de água e de sol, como já foi dito antes em outras respostas

Obs; não fação uma mudança drástica de lugar, faça uma aclimatização para ela se acostumar com o sol

O substrato seria melhor como sphagnum mas não sei se é recomendável fazer a troca de substrato agora no inverno, deixe que cultivadores mais experientes respondam essa questão.

E ainda tem a questão de dormência, mas acho que se ela estiver com haste não deve estar entrando em dormência.
Pois é, acho que ela não esta em estado de dormência pelo que eu notei.
E sim, ela realmente tem uma haste floral que ainda não deu as flores.
Quanto à cortar a haste, não queria fazer isso, pois ela está bem assim, e o problema que eu relato é anterior ao nascimento da haste. Além do mais, pelo que eu vi, há bastante divergências em relação ao corte da haste, e não tendo um cocensso, prefiro não mexer em time que está ganhando, entende?!
Ela está forte, e as presas estão capturando.
Eu deixo ela dentro do meu apartamento, mas na janela, e ela pega sol das 10h Às 16h+ ou -.
Li bastante sobre o substrato, e realmente vou esperar passar esse inverno e vou replanta-la, com o sphagum.
Em relação ao corte das folhas que estão morrendo, como a da foto, corto-as ou não?


RoniPilatti
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Jun 2016, 23:54
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por RoniPilatti »

Edson Poscai escreveu:nosso amigo JP Martins, observou muito bem sobre a haste. há uma base redonda já formada, sinal de uma haste já ou quase formada. esta consumiu muito energia da planta. se você tem outras dionaeas, você poderá arriscar deixando e colhendo as sementes, mas nesta escolha você poderá só colher as sementes e perder a planta, tbm nem dar tempo para colher as sementes e já ter perdido a planta. é muito arriscado, fique ciente. ou cortar de imediato e aproveitar a haste se ainda houver tempo em cultivo de uma nova muda.

faça a troca do substrato o qto antes. observe se a planta irá continuar com manchas pretas pedindo a dormência, se continuar as manchas, siga as dicas no tópico q lhe passei. o cultivo para dionaeas em dormência é outro, observe no tópico. : joia :
É, vou trocar o substrato, vou prepará-lo com cuidado e replanta-la.
Por falar nisso, como eu faço para tirar do substrato antigo e coloca-la no novo sem estressar a planta?
Qual é o normal deste tipo de planta, ela tem que encher de presas ou são poucas mesmo? Ela nunca parou de brotar novas folhas, mas também sempre teve a perda das antigas.
Eu a comprei no verão e ela já preteava as folhas naquela época, mas nunca deu sinais de que iria morrer por completo.
Como posso fazer para deixar água no vaso sem chamar mosquitos?


Avatar do usuário
JP Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 27 Mai 2016, 16:22
Localização: Araçatuba-SP
Agradeceu: 163 vezes
Agradecimentos: 24 vezes

Mensagem por JP Martins »

Ao invés de cortar as folha você poderia tentar arrancas-las para não desperdiçar, pois ai poderia tentar um Leaf-cutting :D

Obs: se é realmente necessário retirar as folhas, eu já não sei responder


"Pessoas quietas possuem mentes barulhentas" - Stephen Hawking
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

É, vou trocar o substrato, vou prepará-lo com cuidado e replanta-la.
R. no momento o mais indicado e urgente. corte a haste e o sinal abaixo se ser outra haste vindo, daqui a alguns dias tendo certeza, corte tbm.

Por falar nisso, como eu faço para tirar do substrato antigo e coloca-la no novo sem estressar a planta?
R. o não estressar a planta, neste caso não tem como. busque encharcar o substrato, retire a planta com cuidado, vale bem as raízes.

Qual é o normal deste tipo de planta, ela tem que encher de presas ou são poucas mesmo? Ela nunca parou de brotar novas folhas, mas também sempre teve a perda das antigas.
R. veja mais fotos, a sua está fraca, debilitada. em fotos verá uma gde diferença. a partir de setembro será bem melhor para a planta. mas fica a obs. qto a dormência.

Eu a comprei no verão e ela já preteava as folhas naquela época, mas nunca deu sinais de que iria morrer por completo.
R. folhas velhas, a folha e armadilha ficarem pretas é normal. mas qdo muito e mais ainda neste época q é comum, a dionaea pede dormência.

Como posso fazer para deixar água no vaso sem chamar mosquitos?
troque a água a cada três dias e lave bem o pires. tente tbm proteger aos lados, bloquear a entrada de mosquitos. há alguns tópicos sobre isso.

alguma outras dicas, duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Em relação ao mosquito da dengue o que estou fazendo é encaixando o vaso em um fundo de uma garrafa pet !!!


Em busca de XP para plantio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem