Dionaeas com pontos pretos em novas folhas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dionaeas com pontos pretos em novas folhas

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Algumas de minhas dionaeas está apresentando um problema que não sei o que pode ser.
Em novas folhas que estão brotando aparecem uns pequenos pontos pretos e elas não se desenvolvem ou morrem.

Abaixo está a foto de uma que vou descrever os detalhes;
1º Foi induzida a dormência por 6 semanas (tempo mínimo recomendado) que encerrou em dezembro
2º Ela não pega sol, está dentro da estufa direto com luz por 14hs e temperatura controlada
3º O vaso tem 7.5cm de altura e a agua fica a 6cm dela
4º A composição do substrato é 50% sphagnum + 25% perlita + 24% vermiculita + 1% carvão, sendo que no mesmo vaso eu tenho diversas e a grande maioria não apresenta esse problema.
5º Ao mesmo tempo eu tenho vasos com substrato na composição de 50% sphagnum + 50% areia nas mesmas condições em que algumas apresentam o mesmo problema.

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=673[/thumbnail]


E aí, alguém tem uma resposta?


Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Paulo, analisando o seu relato e vendo a foto que postou chego as seguintes indagações:

1) Você disse que existem seedlings que estão nas mesmas condições, mas que não apresentam o problema e ao meu ver isto é um bom sinal. Calma não esto debochando da sua situação, é que do meu ponto de vista o que esta ocorrendo em se cultivo nada mais é do que uma seleção natural aonde as mais fortes sobrevivem e aquelas com algum problema genético estão morrendo.

2) Se todas as sementes de Dionaea que germinassem chegassem a fase adulta, a área de distribuição deste género seria muito mais ampla na natureza, no entanto perceba que ela ocupa uma diminuta região se comparada com os demais PCs.

3) O máximo que você pode fazer agora e ir separando o "joio do trigo", ou seja, escolha aquelas que estão mais fortes e bonitas e coloque-as em um outro local para que possam se desenvolver plenamente.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu:1) ... esta ocorrendo em se cultivo nada mais é do que uma seleção natural aonde as mais fortes sobrevivem e aquelas com algum problema genético estão morrendo.
Sim. É mais ou menos esse raciocínio.

Tendemos a acreditar que todos os seedlings de um mesmo lote de sementes germinados sejam iguais na sua resistência. É um engano.

Se nós, cultivadores ornamentais, dispuséssemos de equipamentos óticos para acompanhar todo o processo de crescimento, veríamos grandes diferenças na saúde de cada uma. Muitas sementes germinam apenas para morrer em seguida. Em muitos casos a cotilédone, que existe apenas para alimentar o feto, não cumpre seu papel de fornecer energia, ou por que o feto é deficiente ou por que a cotilédone tem defeito.

Um bom exemplo disso foram as N.rafflesianas var alata que germinei mais de uma centena (quase duas!). Dois anos depois seu numero foi reduzido a pouco mais de trinta seedlings, todas muito saudáveis. O restante foi morrendo aos poucos sem que eu pudesse fazer qualquer coisa por elas.

Uma vez o Ono me disse uma coisa que batia com o que meu avô dizia, "Plantas nascem vivem e morrem como qualquer outro ser vivo e muitas das vezes nada podemos fazer para reverter isso."

Bom, na dúvida pesquisei um pouco sobre o assunto "seedling de Dionaea" e pude constatar que existe uma possibilidade de ser a agua a causa desses pontinhos pretos e a atrofia e consequente morte da plantula.

Se achar mais alguma informação aproveitável posto aqui.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Essa aí da foto é uma que já tem quase um ano, não é uma germinação nova.

Quanto a citação de que seria uma seleção natural isso eu já sabia, pois aqui germina muita drosera e dionaea e é muito comum logo depois que germinam simplesmente morrem.

Eu li que as novas germinações precisavam de dormência, então eu induzi a dormência em novembro que foi até dezembro.
Eu estava olhando com mais cuidado e tenho mais plantas com esse problema do que citei acima.

Bom, saí pesquisando outra vez na internet e achei essa publicação https://www.strato.net/~crvny/sa03005.html que fala por cima dessas manchas pretas e diz ser fungos devido a muita umidade e não foi o unico que achei falando a mesma coisa, mas esse do link me parece ter mais peso.
Mas como um amigo meu já disse, não se deve confiar muito na internet.

Agora os detalhes;
1º As plantas não pegam sol, são 16hs de luz artificial
2º Com o ventilador na estufa parte da umidade é jogada fora

E aí, alguém pode dizer mais alguma coisa?

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo,

Então qual é a coisa que sabemos que elas nunca tiveram?

O Sol.
Receber raio UVA/UVB. Calor. Se for realmente algum tipo de fungo, dá para eliminar expondo gradualmente elas a luz do sol. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

MarcielS escreveu:Paulo,

Então qual é a coisa que sabemos que elas nunca tiveram?

O Sol.
Receber raio UVA/UVB. Calor. Se for realmente algum tipo de fungo, dá para eliminar expondo gradualmente elas a luz do sol. 8-)

Abç

Marciel,

O que você disse tem muito peso. Agora vem o problema, eu não tenho sol.
Então minha saída será mais uma lâmpada, eu dei uma pesquisada e vendem a UVA/UVB para terrarios de répteis e a UVC para controle de algas, pragas, etc. Qual a mais indicada?

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Posso responder sobre as lampadas para répteis (criava ball python). Funcionam.
Não sei dizer se existe o tipo espiral, por que usei somente tubulares.

Acredito que o caminho é esse. : joia :

Abç


Avatar do usuário
elinston
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 175
Registrado em: 03 Abr 2015, 17:13
Localização: Cachoeirinha - Rio Grande do Sul
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 37 vezes

Mensagem por elinston »

Olá amigos, notei hoje que estou com um problema parecido em minhas Dionaeas, elas estão muito bonitas, com armadilhas vermelho intenso e a todo o vapor, de 2 mudas iniciais hoje certamente dá pra fazer umas 5 de cada uma delas, o problema é que quase todas as armadilhas estão com manchinhas pretas, perto dos "dentinhos" das armadilhas, onde geralmente se encontraria o néctar que atrairia os insetos, não vejo nenhuma armadilha com problemas devido a isso, o problema é que cada dia está aumentando o tamanho das manchas; elas ficam na rua, pegam muitas horas de Sol, estão em musgo sphagnum e sempre com abundância de água.
Alguém tem alguma conclusão do que possa ser? não posso reduzir a água que elas recebem, devido ao extremo calor que anda fazendo aqui :(


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem