Dionaea - Red Piranha

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Nildo, Heheheh, então, o pecíolo diminuiu mas as armadilhas (bocas) continuam do mesmo tamanho! Pra falar a verdade eu prefiro elas do jeito que estavam, rs! Valeu! : joia :

j4ck_666, kkkkk, é mais ou menos isso (praguinhas), acho que é uma compensação por serem tachadas de 'comum'! :lol:
Quanto ao 'segredo', não faço a menor idéia, rsrs!
Abç.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Planta 'guerreira'. Auto dormência (duas vêzes), uma haste floral e dois brotos laterais durante esses anos que está comigo. A iluminação é a mesma desde o início do cultivo.
Acredito que a planta tenha por volta dos cinco ou seis anos de idade. Qual será o tempo de vida da Dionaea?
Caramba, 6 anos de vida ja da pra virar mascote :)
Conta ai como foram as duas vezes da auto dormência, ocorreram naturalmente, quanto tempo ficou dormente você aind alembra disso?
Se sao 6 anos nao deveria ser pelo menos 5 dormencias ja que ela entra uma vez por ano?

Nossa, sua Dionaea tah linda cara, muito show. :mrgreen:


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Hahah, não Daniel, ela está desde janeiro de 20009 (três anos) comigo. No meio do outono de 2009 e também em 2010 entrou no que podemos chamar de auto dormencia, diminuindo totalmente o ritmo de desenvolvimento. Até perguntei para o Ono se ele achava importante eu 'dar' dormência as minhas dionaeas e ele disse que não era necessário aqui em SP. O metabolismo da planta só voltou ao ritmo normal no início da primavera quando a temperatura começa a subir. As d.sawtooth aqui apresentam o mesmo processo. Olhando parece que estão morrendo por que as armadilhas ficam queimadas e feias e você não vê nem sinal de folha nova. É meio tenso o negócio. Dá pra comparar com a dormência das sarracênias, que deixa a planta com aparência lastimável, com cara de 'quase morta', rs. :mrgreen: Sobre a idade dela, eu calculo que ela tinha no mínimo de dois a tres anos quando comprei, por isso chutei 5 ou 6 anos.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Ahh... saquei, valeu :)
nao sabia desse lance delas reduzirem o metabolismo como forma de dormencia ^^
Isso torna ainda mais tranquilo o cultivo delas em lugares como São paulo pelo visto.
Bom divulgar isso, o B. millan que estava pensando em colocar a dele na geladeira.

valeu


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

belissima Marciel!!
seria legal obeservar em que periodos ela alça voo e em que periodos ela aterriza...rsrsrs
mesmo que só tenha informado ter ocorrido uma vez de voar...parece que há uma coisa ciclica nisso...

será que a minha tbm entra em auto dormencia??....
tem ideia das temperaturas médias nestes peiodos em que ela costuma adormecer???
se as temperaturas forem próximas...e juntando o fato de ser aqui clima de serras....sem sabe....


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Daniel Souza escreveu:Bom divulgar isso, o B. millan que estava pensando em colocar a dele na geladeira.
Realmente... Ano passado morreram duas, só sobrou uma... =/
Eu achava que podia ser dormência, mas provavelmente foi substrato... na época tava começando e fui confiar nos substratos dos vendedores, rezultado, todas as droseras que eu tinha menos as spatulatas que eu tinha germinado em casa morreram e 3 das dionaeas também... Agora no inverno vou trocar ela de vaso então, será que se eu colocar em um com sphagnum + carvão 1:1 ou sphagnum - carvão - isopor 2:1:1 fica bom?

Outro problema é que nem tenho muito sol aqui... mas dou o máximo que tenho, já que não posso usar luz artificial, além de que o sol deve ser melhor mesmo...

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Daniel Souza escreveu: ...nao sabia desse lance delas reduzirem o metabolismo como forma de dormencia ...
Inclusive o processo de fotossintese chega a quase 'zero' com a perda de superficie verde da planta dormente.
No seu caso penso ser muito importante induzir a dormencia pois somente pelo clima será dificil que ocorra naturalmente.
Roberta Duval escreveu: ...mesmo que só tenha informado ter ocorrido uma vez de voar...parece que há uma coisa ciclica nisso...
será que a minha tbm entra em auto dormencia??....
tem ideia das temperaturas médias nestes peiodos em que ela costuma adormecer???...
Valeu Roberta! O período de vôo foi bem longo (dois anos voando), heheh! Nas duas vêzes que ela dormiu estava 'nas alturas'. Quero ver este ano como vai ser.
Infelismente sou meio relapso, então não sei te dizer sobre temperaturas médias. Mas pelo que você conta do seu clima, estou certo que as suas também terão auto dormência. 8-)
Bruno Millan escreveu: ... Agora no inverno vou trocar ela de vaso então, será que se eu colocar em um com sphagnum + carvão 1:1 ou sphagnum - carvão - isopor 2:1:1 fica bom?

Outro problema é que nem tenho muito sol aqui... mas dou o máximo que tenho, já que não posso usar luz artificial, além de que o sol deve ser melhor mesmo...
Gostei da segunda mistura (sphagnum - carvão - isopor 2:1:1). : joia :


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

2 anos num periodo de voo?! achei que tivesse ficado menos...
eu vou tentar observar isso por aqui...

ia ser muito bom que ela tivesse auto dormencia....
agora que está soltando a 2ª haste floral.....e numa época meio friinha....
as folhas já diminuíram de tamanho...soltam poucas armadilhas e algumas meio que são abortadas....
vou esperar pra ver na floração.... daqui pra frente vai esfriar mais até meados de julho...
seria ótimo a dormencia auto programada....
vou torcer pra isso!!
valeu!!


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Marciel, então vou usar esse substrato ^^
Durante a dormência deixo com menos água? Deixando o prato secar antes de encher?

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem