Dionaea - Fertilizar ou não?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Dionaea - Fertilizar ou não?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Meu cultivo é indoor, então a captura de insetos pelas minhas dionaeas é pequena e isso acaba prejudicando o tempo de crescimento.

Aí vem uma duvida. Fertilizar ou não? Já li na internet artigos e opiniões de diversos cultivadores internacionais.

A grande maioria é totalmente contra a fertilização do solo, alguns dizem que estão usando fertilizantes de baixa liberação de nutrientes (osmocote), mas não dizem a proporção.

Aí eu começo a analisar, muitos fornecedores usam serrapilheira como substrato que é uma bomba de nutrientes e as plantas se desenvolvem muito bem. Pessoalmente eu não gosto desse substrato porque a degradação é muito rápida e se não tomar cuidado a planta morre.

Agora estava pesquisando e fui olhar com cuidado o habitat delas, olhem a foto e me digam se não existem nutrientes para elas.
[img]https://3.bp.blogspot.com/-JJ_QupEunA4/ ... 1600/C.jpg[/img]

Bom, depois de ver essa e outras fotos penso que duas ou três bolinhas de osmocote em cada vaso irão ajudar em muito.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
dudupertile1
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 28 Abr 2017, 10:01
Localização: Encantado -RS
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por dudupertile1 »

Também estava com essa dúvida, chegou a fazer algum teste Paulo?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

dudupertile1 escreveu:Também estava com essa dúvida, chegou a fazer algum teste Paulo?
Ainda não, elas estão começando a sair da dormência agora. Vou escolher uns 2 ou 3 vasos para fazer o teste.
Só saberei dentro de alguns meses.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
felipe.M
Newbie
Newbie
Mensagens: 12
Registrado em: 30 Jun 2017, 12:23
Localização: Fortim - CE
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por felipe.M »

Peço que nos mantenha atualizados sobre os resultados que obtiver nos testes, pois creio que sera de grande ajuda para todos os que cuidam de dios, e possa ser que ate se extenda as demais pc, afinal tudo é tentativas a procura de uma pc mais saudável e lindas.

Boa sorte com os testes!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Na boa Paulo, pra mim essa história de que PCs não podem ser adubadas é mito, ou melhor, até onde sei as únicas que não lidam muito bem com fertilização são as Drosera e Aldrovanda. As demais, desde que se use o bom senso, suportam numa boa a adubação.

A escolha de duas ou três para testes é bem vinda, de forma que só tenho a lhe desejar sorte com este experimento.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Tenho usado osmocote nas nepenthes e não param de dar ascídios, na pinguícula gigantea também coloquei 3 bolinhas e estão lindas.

Pela literatura, não apenas em fóruns, mas em artigos acadêmicos fica bem claro que as plantas são carnívoras porque perderam a capacidade de absorver nitrogênio pelas raízes. E os outros nutrientes? Elas tiram do solo.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

amigo,

gosto de testes e experiências. irei separar uma muda aqui e esta terá apenas adubo foliar e superficial no substrato de chorume de composteira.

tenho aqui chorume de composteira (uso na nepenthes), esterco de aves, cinzas, torta de mamona, farinha de ossos, borra de café (tentei e não deu certo :? ) pó de cascas de ovos (uso em algumas pinguiculas, uso tbm chorume 1 vez por mes - teste) e faço tbm com a casca de banana. qual você sugeriria? irei até arriscar fazer um substrato com 1/3 areia, 1/3 sphagnum e 1/3 húmus + pó de carvão e cinzas. tenho algumas mudas, se eu perder, sem problemas.

alguma sugestão?

ps. em uma experiência, usei pó de coco+serragem peneirada (tenho vários vasos com este)+areia. a dionaea tá linda, um vermelho forte, mas folhas e armadilhas pequenas... mesmo assim, achei mais lindo que as outras.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... anicos.png[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/2017/07/03/npk.png[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Marcelo Marcelus
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 30 Mai 2017, 13:37
Localização: Bom Jesus do Galho leste de Minas Gerais
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Marcelo Marcelus »

Quero saber qual osmocote voces usam ou seja o NPK XX-XX-XX.
Eu uso o 10-10-10 para folhagens e o 15-15-20 para flores. Em carnivoras nunca usei.


"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas."
Isaías 45:7
Avatar do usuário
dudupertile1
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 28 Abr 2017, 10:01
Localização: Encantado -RS
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por dudupertile1 »

Hoje eu coloquei um pra bonsai vamos ver no que da ImagemImagem

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

dudupertile1 escreveu:Hoje eu coloquei um pra bonsai vamos ver no que dá

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
Eu não sei se esse tipo de fertilizante é o adequado. Eu tenho usado osmocote (14-14-14) que são umas bolinhas de liberação bem lenta dentro do substrato das nepenthes.

Sobre a adubação nas dionaeas eu li que o indicado é a aplicação foliar, pois se colocar no substrato pode encher de algas ou cianobactérias ou até mesmo apodrecer as raízes.
Bom, eu vou tentar no substrato, mas em baixa dose, pode até dar as cianobactérias, mas não vai apodrecer as raízes.
Também farei um outro teste, passarei a usar turfa e na superfície usarei uma camada de areia, isso para conter as cianobactérias.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem