Desenvolvimento de Solanum Ovigerum (Planta Ovo)

Assuntos sobre sphagnum, orquídeas, bromélias, cactus, suculentas, bonsai, plantas aquáticas, entre outras exóticas e/ou incomuns.
Responder
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

muito bem!
parabens...sucesso ae


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

As minhas morreram com o frio... T.T
Ainda tô vendo se não renasce alguma coisa... Germinaram mó bem, mas pararam e começaram a ficar mal... Acho que gostavam mais de musgo que da terra =/


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Vixi.. não foi adubação de mais.. ou ao inverso ?
Acho que germinou bem no musgo, porque, é um substrato que retém muita água, acho que provavelmente depois o seedling morreria..


Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Pessoal, mais um teste com as sementinhas dela. Dessa vez plantei sementes bem velhas, com cerca de 6 ou 7 meses de idade, guardadas em um frasco tampado, em lugar seco e arejado à temperatura ambiente (23 a 27 graus).

Plantei apenas 5 delas em um canteiro comum de hortaliças, ou seja, terra escura com muita matéria orgânica, uma rega diária e sol durante toda manhã.

Resultado - Em 8 dias germinaram todas as 5. Fiquei surpreso em ainda serem todas férteis e com o tempo que levou pra germinarem.

Discussão - Tudo bem 5 é uma quantidade pouco significante pra tirar uma conclusão mas isso já serve como um bom indício de que as sementes mantém boa taxa de germinação se armazenadas em temperatura ambiente por vários meses. Isso também dá impressão de certa resistência à fungos ou outras pragas pois o frasco onde guardei, embora tampado, não foi esterilizado.
Talvez o tipo de solo, altamente fértil, tenha acelerado o processo de germinação.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
ricardoacj
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2012, 20:15
Localização: RJ

Mensagem por ricardoacj »

Olá pessoal, não sei se alguém ainda lê esse tópico, mas vou pedir ajuda.

Ganhei um vaso com mudas dessa planta, mas pelo que vi nesse tópico, plantaram errado. Acho que puseram muitas sementes no vaso, e todas muito perto umas das outras.

Imagem
Imagem
Imagem

Ainda posso fazer algo? Elas já estão no vaso faz quase um mês, e não crescem.

Abraços.


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Ola amigo,a planta ovo é da familia solanaceae(pimentas,tomates,jilos,batatas),se elas estiverem com uns 6 cm,você olha no céu de dia,se a lua estiver aparecendo não mecha nas plantinhas,mas se ela não estiver lá,pode muda-las,minha vó que me ensinou,e sempre dá certo(não sei se tem fundamento ou não,mas eu uso :mrgreen: )faça o teste,segundo ela se plantarmos o milho com a lua no ceu de dia,a lagarta do cartucho ataca as espigas,e por ai vai!

abraços! : joia :


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
Caio Vinicius
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 710
Registrado em: 01 Jul 2010, 08:01
Localização: Guarabira - Paraiba - Brasil
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por Caio Vinicius »

Thássio fernandes escreveu:... se elas estiverem com uns 6 cm,você olha no céu de dia,se a lua estiver aparecendo não mecha nas plantinhas,mas se ela não estiver lá,pode muda-las,minha vó que me ensinou,e sempre dá certo(não sei se tem fundamento ou não,mas eu uso :mrgreen: )faça o teste,segundo ela se plantarmos o milho com a lua no ceu de dia,a lagarta do cartucho ataca as espigas,e por ai vai!...
Isso se chama Etnobotânica. Paguei uma Disciplina recentemente só sobre esses conhecimentos populares. E, acreditem, quase tudo tem fundamento.

Quanto à esse aglomerado de mudas, recomendo separa-las em vasos independentes. Se não fizer isso, a tendência é de que apenas uma planta realmente se desenvolva, devido à competição por espaço (entre outras coisas).

Abs.


Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
ricardoacj
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 83
Registrado em: 09 Jul 2012, 20:15
Localização: RJ

Mensagem por ricardoacj »

Obrigado pessoal!

Ja separei algumas aqui.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Marciel,

amigo, vou tentar prosseguir este tópico. minhas sementes de planta ovo chegaram : preved : :pertubado:

penso eu conseguindo algumas mudas e tendo frutos (?) será próximo a abril. quem sabe nascem ovos de páscoa ! :badidea:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

minha primeira experiência, a tão fácil germinação aqui comigo não deu certo. :(

penso serem sementes velhas. mas espero ter daqui a algum tempo flores, frutos e sementes para eu plantar mais. ;)

estou contando com o ovo antes da galinha botar, digo a planta dar o fruto. kkkkk


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem