Cultivo Básico - Nepenthes

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Avatar do usuário
LokaPsicotica
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 03 Out 2016, 17:30
Localização: Olímpia SP
Agradeceu: 70 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por LokaPsicotica »

depois das dios as nep sao as que mais me atraem, pena que nao posso cultiva-las agr :/


Respeite toda e qualquer forma de vida, afinal, você é uma delas.
Avatar do usuário
crazyplantcarol
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Mar 2018, 18:11
Localização: Santos - SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por crazyplantcarol »

Olá amigos nepentheiros, minha primeira planta carnívora foi um N. graciliflora, pois me encantei pelo jeito da planta. Hoje aumentei um pouquinho minha coleção, e em relação a Nepenthes, agora tenho como companhia uma N. maxima também.

Gostaria se possível de indicação de outras Nepenthes de fácil cultivo, moro em região litorânea que permanece a maior parte do ano com temperaturas entre 20 e 35 graus, e umidade relativa do ar em torno de 80%, então acredito que seja ideal para as ultra lowland e lowlands. Se possível gostaria de indicação de alguma que não precise luz solar direta também. Obrigada aos que puderem ajudar.


Instagram: @crazyplantcarol
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

crazyplantcarol escreveu:... moro em região litorânea que permanece a maior parte do ano com temperaturas entre 20 e 35 graus, e umidade relativa do ar em torno de 80%, então acredito que seja ideal para as ultra lowland e lowlands.
Está certa, ultra-low e low são as espécies de Neps ideais para a sua região.
Nepenthes hibridas que tenham um dos pais low/ultra-low, também se adaptam bem as condições que tem aí.

Nepenthes em geral não são exigentes com relação a exposição direta ao sol, diferente das demais carnívoras. Algumas horas de insolação são o suficiente para a maioria das espécies e híbridos de Neps. A falta total de exposição ao sol vai causar uma série de deficiências no crescimento vegetativo e na formação da inflorescência. Na falta total de luz solar direta é importante e indicado fornecer iluminação artificial.

De preferência por Nepenthes cultivadas em solo nacional, pois já estão adaptadas ao nosso clima e portanto são mais resistentes.

Algumas espécies sugeridas

N. albomarginata
N. ampullaria
N. bicalcarata
N. graciliflora (ex alata)
N. gracilis
N. khasiana
N. mirabilis
N. rafflesiana
N. smilesii (ex anamensis)
N. truncata
N. veitchii

Qualquer hibrido com um dos pais low/ultra low

ex: N. Wrigleyana, [mirabilis x (rafflesiana x ampullaria)]


... : joia :


Avatar do usuário
crazyplantcarol
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Mar 2018, 18:11
Localização: Santos - SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por crazyplantcarol »

MarcielS escreveu:
crazyplantcarol escreveu:... moro em região litorânea que permanece a maior parte do ano com temperaturas entre 20 e 35 graus, e umidade relativa do ar em torno de 80%, então acredito que seja ideal para as ultra lowland e lowlands.
Está certa, ultra-low e low são as espécies de Neps ideais para a sua região.
Nepenthes hibridas que tenham um dos pais low/ultra-low, também se adaptam bem as condições que tem aí.

Nepenthes em geral não são exigentes com relação a exposição direta ao sol, diferente das demais carnívoras. Algumas horas de insolação são o suficiente para a maioria das espécies e híbridos de Neps. A falta total de exposição ao sol vai causar uma série de deficiências no crescimento vegetativo e na formação da inflorescência. Na falta total de luz solar direta é importante e indicado fornecer iluminação artificial.

De preferência por Nepenthes cultivadas em solo nacional, pois já estão adaptadas ao nosso clima e portanto são mais resistentes.

Algumas espécies sugeridas

N. albomarginata
N. ampullaria
N. bicalcarata
N. graciliflora (ex alata)
N. gracilis
N. khasiana
N. mirabilis
N. rafflesiana
N. smilesii (ex anamensis)
N. truncata
N. veitchii

Qualquer hibrido com um dos pais low/ultra low

ex: N. Wrigleyana, [mirabilis x (rafflesiana x ampullaria)]


... : joia :

Obrigada! As N. ampullaria e N. bicalcarata são meus sonhos de consumo, estou em busca de uma delas para adquirir em breve.

Vou pesquisar sobre as demais.


Instagram: @crazyplantcarol
Avatar do usuário
crazyplantcarol
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Mar 2018, 18:11
Localização: Santos - SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por crazyplantcarol »

Adquiri uma muda de minha sonhada N. ampullaria, porém ela ainda é um "neném" tem três pequenos ascídeos e 6 folhas (depois eu posto fotos). Coloquei em um local que pega sol pela manhã, ainda não sei quanto tempo porque não estou em casa para medir, mas sei que pega sol umas 7 e pouco, deve ir até umas 8 e pouco, 9h da manhã. Como ainda é muito pequena e vi que é indicado, coloquei ela meio escondida entre outras plantas mais altas para o sol vir meio filtrado entre folhas. Acham que vai ficar tudo bem? Vai dar tudo certo? Vim trabalhar com dor no coração de não poder olhar como ela fica durante seu primeiro dia.


Instagram: @crazyplantcarol
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

crazyplantcarol escreveu:Adquiri uma muda de minha sonhada N. ampullaria, porém ela ainda é um "neném" tem três pequenos ascídeos e 6 folhas (depois eu posto fotos). Coloquei em um local que pega sol pela manhã, ainda não sei quanto tempo porque não estou em casa para medir, mas sei que pega sol umas 7 e pouco, deve ir até umas 8 e pouco, 9h da manhã. Como ainda é muito pequena e vi que é indicado, coloquei ela meio escondida entre outras plantas mais altas para o sol vir meio filtrado entre folhas. Acham que vai ficar tudo bem? Vai dar tudo certo? Vim trabalhar com dor no coração de não poder olhar como ela fica durante seu primeiro dia.
tente ver com quem te vendeu como ela estava sendo cultivada. Se fornecer condições semelhantes é mais garantido que ela se adaptará mais rápido.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
crazyplantcarol
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 28 Mar 2018, 18:11
Localização: Santos - SP
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por crazyplantcarol »

delagostini escreveu: tente ver com quem te vendeu como ela estava sendo cultivada. Se fornecer condições semelhantes é mais garantido que ela se adaptará mais rápido.
Eu perguntei, e ele disse que estava tomando pouco sol filtrado entre folhas como fiz, porém o clima em minha cidade é mais quente, então estou preocupada. Como peguei a planta em mãos então não coloquei ela na sombra, pois foram apenas horas de transporte. Quando chegar em casa vou olhar como ela está se sobreviveu ao sol e aproveitar tirar umas fotos para o fórum.


Instagram: @crazyplantcarol
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

crazyplantcarol escreveu:Eu perguntei, e ele disse que estava tomando pouco sol filtrado entre folhas como fiz, porém o clima em minha cidade é mais quente, então estou preocupada. Como peguei a planta em mãos então não coloquei ela na sombra, pois foram apenas horas de transporte. Quando chegar em casa vou olhar como ela está se sobreviveu ao sol e aproveitar tirar umas fotos para o fórum.
Nem precisa preocupar... elas são resistentes! A temperatura teria que variar muito entre os 2 locais para precisar se preocupar. Se veio de quem eu acredito que tenha sido, nem é tão diferente assim! Pode ficar tranquila...

Aqui to com uma mirabilis que veio de fora... Depois de uns 20 dias no transporte, passou 3 semanas na estufa dando uma aclimatada mas já tá tomando sol direto até uns 10h mais ou menos.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
CiroCosta
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 74
Registrado em: 09 Jun 2018, 21:40
Localização: São Luís de Montes Belos - Goiás
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por CiroCosta »

Pessoal, moro no Centro-Oeste e aqui o clima quente o ano todo com algumas quedas de temperatura no inverno, a umidade é alta durante primavera e verão e baixa no outono e no inverno. Uma N. Albomarginata poderia se adaptar a essas condições?


Um dia, você será apenas uma lembrança para algumas pessoas. Dê o seu melhor para que ela seja a melhor de todas.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

CiroCosta escreveu:... moro no Centro-Oeste e aqui o clima quente o ano todo ... . Uma N. Albomarginata poderia se adaptar a essas condições?
Sem problemas. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem