Cristais no Substrato

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
robgol
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Out 2016, 15:58
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 1 vez

Cristais no Substrato

Mensagem por robgol »

Percebi a formação de algo semelhante a cristais ou um tipo de sal no substrato da minha Dioneia. E depois disso algumas armadilhas e folhas vem secando e morrendo. Oque poderia ser ? Alguém já passou por isso


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Robson,
...semelhante a cristais ou um tipo de sal
Não será areia, q faz parte em combinação como sphagnum para o substrato? por favor, publique uma foto focando estes para tirarmos a duvida, caso não seja. veja em:

publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
robgol
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Out 2016, 15:58
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por robgol »

Anexo da imagem Imagem

Os cristais são esses pontos brancos


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

o q vemos e aparenta ser são pq's pedras. a foto não ficou não próxima das pedras para vermos com nitidez. e me esqueci de lhe pedir, uma foto da planta por todo. :(
...E depois disso algumas armadilhas e folhas vem secando e morrendo
vemos q o substrato q está a sua planta é o genérico e este com o tempo vai se desgastando e a planta vem a pedir outro senão morre.

sugiro de imediato, visto a planta estar pedindo ( o q deduzo ser), você fazer a troca do substrato. mas desta vez use o sphagnum e areia de rio ou piscina 50:50

dê uma lida neste tópico q lhe ajudará. : joia :

duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Uma foto total da planta ajudaria em muito a saber se estes "cristais" são os responsáveis pela péssima aparência de sua Dio. A partir daí poderemos opinar melhor sobre a troca (ou não) do substrato de sua PC.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
robgol
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Out 2016, 15:58
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por robgol »

Olha que estranho da mesma maneira que apareceu sumiu depois que reguei 2 vezes...
Eu desconfio que esses cristais tenham se formado por água contaminada, pq depois descobri que no local onde armazenava a água, tinha se formado lodo. Colocava água mineral mas estou pensando em colocar água destilada para nao fornecer nutrientes ao substrato , oque vocês acham ?

Anexei 2 novos fotos algumas armadilhas estão morrendo mas em compensação nasceram 4 novas verdes e saudáveis (Tem uns 20 dias que tireis do inverno na geladeira)

Boa será que o substrato tá fraco mesmo ou genérico ?

[img]https://imageshack.com/a/img924/8846/Wwa0hq.jpg[/img]

[img]https://imageshack.com/a/img922/638/MeYEyR.jpg[/img]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Olha que estranho da mesma maneira que apareceu sumiu depois que reguei 2 vezes...
você não deixa em pires? é aconselhável deixar, não regamos, deixamos a planta em água e ela faz a absorção.
Colocava água mineral mas estou pensando em colocar água destilada para nao fornecer nutrientes ao substrato , oque vocês acham ?
você não usa a água de chuva, ou a comum descansada por 48hs? caso não, é o melhor modo para cultivo de pc's. o indicado
Anexei 2 novos fotos algumas armadilhas estão morrendo mas em compensação nasceram 4 novas verdes e saudáveis (Tem uns 20 dias que tireis do inverno na geladeira)
vemos substratos bem acima de onde nasce novos brotos. veja se consegue retirar sem machucar o broto principal.
Boa será que o substrato tá fraco mesmo ou genérico ?
minha opinião é ser trocado por substrato 50:50 sphagnum e areia


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

bem essa queimadura e bem tipica de prezas, como formigas entre outras... confira em uma delas abrindo ela se tem alguma preza dentro, formigas e joaninhas são as tipicas para esse caso.

substrato generico e um problema, muitos dizer ser otimo... porem ao indaga-los... todos mantem suas plantas matrizes no musgo pq será :?: :geek: ...

como o amigo edson disse não se rega PC por cima, sempre por baixo... inclusive estou achando seu substrato muito seco em todas as fotos, dionaea amam AGUA e SOL ambos em ambundancia.

um fato que pode ter acontecido ai sobre os cristais e a agua com cloro, pois este em grandes quantidades oq ocore em muitos fornecimentos publicos causa esse efeito, o substrato serve como filtro e a agua vai mais o exesso de cloro fica, com uma segunda rega ele e lavado e sai ou penetra no substrato. isso e um problema, cloro não faz bem para as PC... espero que não seja esse o problema.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
robgol
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 06 Out 2016, 15:58
Localização: São Paulo - SP
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por robgol »

Gente obrigado,

==como o amigo edson disse não se rega PC por cima, sempre por baixo... inclusive estou achando seu substrato muito seco em todas as fotos, dionaea amam AGUA e SOL ambos em ambundancia==

Realmente eu venho colocando pouca agua justamente pq tenho rosas do deserto e acabei ficando com esse pensamento.

==você não deixa em pires? é aconselhável deixar, não regamos, deixamos a planta em água e ela faz a absorção.==

Sobre a água vou usar o pires, antes fazia a rega direto no substrato.

==você não usa a água de chuva, ou a comum descansada por 48hs? caso não, é o melhor modo para cultivo de pc's. o indicado==

Usava água mineral, vou começar a capturar água da chuva


Obrigado a todos.

Realmente esse tópico foi uma aula, percebi que cometia muitos erros =(


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

deixe a água em uma altura não superior a 15 cm do substrato e sempre a cada 3 dias lavar o pires (dengue). como tbm uma balde q usar para captar a água de chuva, deixá-lo sempre com tela acima. prevenção amigo : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem