cravo-da-índia mata larvas da dengue

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

uso 6 bandejas. pouco mais de uma semana usando o extrato do cravo, moído em liquidificador 60x1copo americano e 6 cravos por inteiro em cada uma delas. minha primeira experiência.

apenas um em apenas uma bandeja. mas hj eu vi uma larva. e com tudo isso... :( :(


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
viniciusferalbu
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 26 Nov 2016, 17:15
Localização: Unaí - MG
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por viniciusferalbu »

Edson Poscai escreveu:uso 6 bandejas. pouco mais de uma semana usando o extrato do cravo, moído em liquidificador 60x1copo americano e 6 cravos por inteiro em cada uma delas. minha primeira experiência.

apenas um em apenas uma bandeja. mas hj eu vi uma larva. e com tudo isso... :( :(
também me decepcionei com o tratamento com cravo... achei muito pouco efetivo... melhor a troca de água periódica mesmo, ou inceticidas químicos.


"O conhecimento não serve de nada, a não ser que se ponha em prática" Anton Tchekhov
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Só uma dúvida gente.. ainda não consegui ler o post todo, mas alguém sabe qual foi a concentração do extrato dessa solução aquosa q se mostrou mais efetiva no combate às larvas e de q forma ela foi obtida? Se foi só deixando o cravo de molho na agua em temperatura ambiente, se foi fazendo uma especie de chá concentrado? Acho q tudo isso faz diferença na hora de dizer se funciona ou não funciona...


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Fatikn escreveu:Só uma dúvida gente.. ainda não consegui ler o post todo, mas alguém sabe qual foi a concentração do extrato dessa solução aquosa q se mostrou mais efetiva no combate às larvas e de q forma ela foi obtida? Se foi só deixando o cravo de molho na agua em temperatura ambiente, se foi fazendo uma especie de chá concentrado? Acho q tudo isso faz diferença na hora de dizer se funciona ou não funciona...
Eu consegui evitar as larvas colocando o cravo inteiro na água, virou exatamente o que você disse, um chá, onde as larvas nao sobrevivem e eficiente para molhar as plantas, não sei se tem problemas a longo prazo, mas até agora tudo certo : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Vinicius,

a duvida no momento é a quantidade. uma hora q você tiver tempo tente fazer uma medida fácil para todos nós entendermos como você faz.

passe a água de seu pires para um litro e veja qto deu. então você comenta algo parecido como: para tanto de água, quantidade "x" de cravo.

eu aqui usei ambos, o extrato em liquidificador e tbm o inteiro. acho q ficou até em excesso do recomendado. vi apenas uma, penso q teriam muito mais. mas queremos um modo q evite de todo. assim prosseguiremos a experiência. : joia :

ps. um detalhe importante, devido ao forte calor e evaporação eu sempre complementava a água já curtida com água nova acima. isso deixa a q estava mais fraca. será? :roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Uma colher de sopa pra cada litro, a água fica bem laranja.


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Waxye

Mensagem por Waxye »

Pelo que conheço desse composto, ele tem ação antifúngica e bactericida. O eugenol é tóxico para adultos se consumido em grande quantidade (não está presente só no cravo, mas na noz moscada tbm e algumas outras especiarias se não me engano). Já vi em diversos sites que o cravo-da-índia se espetado em limões partidos ao meio, espanta moscas e outros vetores em ambientes fechados. Levando esse fatores em consideração, acredito que o composto não mate as larvas, mas evite que o Aedes aegypti se reproduza em águas com o eugenol (caso essa reprodução ocorra, se o eugenol concentrando já é tóxico à humanos, imagina à larvas?). Apesar de eu ter formação técnica em química, acredito que a criação de nossas MP's vai muito de tentativa e erro. Caso não traga nenhum prejuízo (poderei testar isso quando estiver com mais mudas), esse composto pode ser bastante benéfico até mesmo para evitar fungos e bactérias que possam atacar nossas plantas.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...poderei testar isso quando estiver com mais mudas
poderia nos ajudar desde já?

se for possível, você q já tem conhecimentos, faça e analise os resultados.
experiência será você deixar 2 potes de água fora de casa´, um do lado do outro. um com cravo como descrito a quant. acima, outra sem.

compare os resultados. este teste estou pedindo a amigos. se puder ajudar, agradeço. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Waxye

Mensagem por Waxye »

Edson Poscai escreveu:
...poderei testar isso quando estiver com mais mudas
poderia nos ajudar desde já?

se for possível, você q já tem conhecimentos, faça e analise os resultados.
experiência será você deixar 2 potes de água fora de casa´, um do lado do outro. um com cravo como descrito a quant. acima, outra sem.

compare os resultados. este teste estou pedindo a amigos. se puder ajudar, agradeço. : joia :
Sim, claro. Com todo prazer


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Vendo as conversas no grupo das carnívoras, um amigo meu me falou como ele faz pra evitar as indesejadas larvas:

"Eu coloco 60 botões de cravo para uma xícara de água no liquidificador. Essa mistura pode ficar até um ano na geladeira. Eu coloco uma colher em cada bandeja minha que tem 1 litro cada.
Além disso, coloco uns 6 botões de cravo só pra ir soltando a essência aos poucos"

Espero que ajude ;)


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem