Conversa sobre semeadura e germinação de Dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
alissonerai
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Jun 2011, 07:28
Localização: Aracaju
Contato:

Mensagem por alissonerai »

Olá , Adorei esse Forum. bom estou a espera das minhas Sementinhas hehehehhe. mais ja dei uma lida nos artigos e nao encontrei direito. estou pra receber 5 sementes da Dioneas Mucip.. Bom moro em Aracaju/SE hehehe entam o lugazinho é quentinho hsuasuasua . mais uma duvida. Nunca plantei nada em minha vida , quando eu receber as sementes , planto as 5 em um vaso so? ou é uma so ? a sim para a germinação coloco no proprio vaso q sera para vida dela . ou em um vasinho para depois mudar? hehe sei q sao perguntas HOOOOOOOOOO!!!! . mais sao as minhas Primeiras sementes e gostaria de todas ideias xD , vlw abraço


Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

alissonerai escreveu:Olá , Adorei esse Forum. bom estou a espera das minhas Sementinhas hehehehhe. mais ja dei uma lida nos artigos e nao encontrei direito. estou pra receber 5 sementes da Dioneas Mucip.. Bom moro em Aracaju/SE hehehe entam o lugazinho é quentinho hsuasuasua . mais uma duvida. Nunca plantei nada em minha vida , quando eu receber as sementes , planto as 5 em um vaso so? ou é uma so ? a sim para a germinação coloco no proprio vaso q sera para vida dela . ou em um vasinho para depois mudar? hehe sei q sao perguntas HOOOOOOOOOO!!!! . mais sao as minhas Primeiras sementes e gostaria de todas ideias xD , vlw abraço
Olá...você está empolgado...isso é muito bom...mas vamos fazer tudo conforme manda o figurino...se apresente para todos na sala correta..."Apresente-se"....lá fale quais os gênero que mais te interessam, o pq de ter entrado para e esse hobby e outros.....

Sobre as perguntas....o começo é assim msm....temos muitas perguntas...
Para germinar você pode deixar todas numa sementeira só, ou pode deixar já no vasinho definitivo...
O detalhe é que que não é garantido que vai ter uma planta com cada semente.....diferentemente do que rola com as gemmas das Droseras.... assim você pode acabar por gastar muito espaço, muito substrato com coisas minimas ou que nem vão pra frente...já que muitas germinações não vingam...
Então o melhor mesmo é semear num potinho todas as que tem, com musgo esterilizado e puro ou misturado com areia de filtro de piscina, ou vermiculita....ou outro, mas isso depois de extratificá-las...
Pode deixar um espacinho entre elas...daí é só observar e regar...um dia ela germinará (tenha paciencia, pq leva tempo msm)...e vai levar um bom tempo para ficar do tamanho das que vemos vendendo....
Até lá, você tem tempo para organizar um vasinho definitivo e com o substrato ideal para ela....

Boa sorte! : joia :


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
alissonerai
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 14 Jun 2011, 07:28
Localização: Aracaju
Contato:

Mensagem por alissonerai »

vlw mesmo, Qual quer outro duvida falo com você vlw


MarceloDLF
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 02 Out 2012, 12:43
Localização: Fortaleza

Mensagem por MarceloDLF »

Olá pessoal,um bom sábado.
Eu gostaria de saber como fazer o substrato para as Dionaeas.
Eu estou muito nervoso pois ainda sou principiante e gostaria
de que nada saísse errado.

Eu tenho,pó de côco,musgo sphagnum e as sementes prontas para serem plantadas.

Vocês tem alguma sugestão passo-a-passo?
Tem algum link de páginas que possa me explicar?

Por favor,me ajudem a fazer um bom substrato.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Marcelo, fundi seu tópico com este, pois aqui encontrará a informação que procura.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

Olá! Eu semeei minhas sementes de dionaea hoje. Mas eu não fiz essa estratificação mecânica, no entanto elas ficaram um bom tempo na geladeira... isso já serve??
Não tenho certeza se deixar elas na geladeira é um tipo estratificação :roll:

Obrigado.

Marcos Vinícius


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
Darlan09
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 232
Registrado em: 30 Jun 2014, 17:14
Localização: Cruz Alta, Rio Grande do Sul
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por Darlan09 »

Não sei se é exatamente o mesmo processo, mas nas sementes de Acer Palmatum que eu tinha aqui deixei elas 1 mês na geladeira na gaveta bem de baixo, com um algodão úmido dentro de um pacotinho zip. Não sei se ajudo mas fica a experiência hehe
Abç


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Não é necessário estratificar as sementes de Dionaea.

Germinarão se estiverem boas (viáveis) e receberem as condições adequadas. : joia :

Abç


Avatar do usuário
d18
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Dez 2014, 14:28
Localização: São Paulo
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por d18 »

Eae gente. Plantei minhas seeds de dio hj, verifiquem por obséquio se fiz tudo dentro dos conformes:


1) Tirei as sementes das flores q ja estavam murchas e já se abriram mostrando as sementinhas pretas.

2) Raspei de leve as sementes em uma superfície um pouco áspera para trincar um pouco a casca.

3) Preparei um vasinho com musgo esfagno esterelizado bem úmido e q já estava com pouco de areia. Pouca areia mesmo (sem problemas né?)

4) Espalhei as sementes por cima desse substrato.

5) Coloquei o vaso sobre um pratinho com agua (de chuva) e cortei o topo de uma garrafa plástica para servir de proteção sobre o vaso contra chuva e servindo como mini estufa tbm (ja q deixei o mesmo do lado de fora).


Até aí tudo certo?

T+


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Tem tudo para dar certo.

Agora é ter paciência e aguardar elas germinarem. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem