Como tratarei as Dionaea, Drosera, Sarracenia e Pinguicula

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
leandrogp9
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jul 2017, 09:38
Localização: Araraquara-SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Como tratarei as Dionaea, Drosera, Sarracenia e Pinguicula

Mensagem por leandrogp9 »

As minhas plantas que comprei chegaram e nesse link de fotos é possível ver as 16 plantas que comprei.
A caneta na foto é uma Pilot e mede mais ou menos 13cm.
A régua na foto mede 15cm.
A moeda de 10 centavos mede como uma moeda de 10 centavos dourada.
A foto da bagunça é para mostrar o tanto de embalagem que Sr. Ono utilizou para proteger as plantas.

[thumbnail=center]https://lh3.googleusercontent.com/cXZhN ... 17-h918-no[/thumbnail]

Link com a galeria de fotos da "chegada das plantas":
https://photos.app.goo.gl/lktyZ2aykotk3Iu53


Como vou tratar minhas plantas?

-Dionaea
1- Mantendo o VASO dentro de uma jardineira com água em torno de 50% da altura do vaso da Dionaea.
2- Mantendo a meia sombra por enquanto (cobertura/área iluminada sem incidência direta de sol) e depois de alguns dias deixarei tomar SOL DIRETO sem sombrite nem nada e o sol em minha cidade é muito forte.
3- Se molhar será apenas o substrato sem despejar água sobre a planta
4- Atualmente está no sol a pino - já passau alguns dias para aclimatação

[thumbnail][/thumbnail]



-Droseras - O mesmo tratamento da Dionaea acima
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]


-Sarracenias - O mesmo tratamento da Dionaea acima - algumas foram colocadas em um BOG
[thumbnail][/thumbnail]


- Pinguiculas
1- Mantendo meia SOMBRA para SEMPRE (cobertura/área iluminada sem incidência direta de sol).
2- SEM prato de água em baixo e molhando apenas o substrato de vez em quando - sempre muito úmido, mas não encharcado e tentando molhar por baixo.
3- Se molhar será apenas o substrato sem despejar água sobre a planta

[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]
[thumbnail][/thumbnail]

Se percebem algum erro nos cuidados das plantas, por favor, me alertem!



Quais plantas comprou?

Minhas plantas chegaram dia 19/09/2017:

* Dionaea muscipula tipica - GRANDE

* Droseras (todas MUDAS):
Drosera afinis
Drosera burmannii 'red'
Drosera burmannii 'Hong-Kong'
Drosera capensis
Drosera capillaris
Drosera madagascariense
Drosera spatulata


*Pinguicula - MUDA
Pinguicula gigantea
Pinguicula esseriana

*Sarracenia
MUDAS:
Sarracenia rubra gulfensis
Sarracenia leucophylla 'albina'

ADULTAS
Sarracenia psittacina
Sarracenia leucophylla 'avermelhada'
Sarracenia leucophylla x alata

MUDA:
Sarracenia leucophylla x rubra



-------


Atualizando o tópico 23/09/2017:

Minhas plantas chegaram na terça e desde então as tenho mantido apenas em uma área externa sem sol direto a pino.

Nesse meio tempo, movi todas as Sarracenias para um bog com substrato 100% musgo esfagno, excetuando-se a Sarracenia psittacina que não coube e está no vaso original.
[thumbnail][/thumbnail]

Hoje, sábado, coloquei todas as minhas plantas no sol a pino (exceto as Pinguiculas que nunca vão tomar sol direto) e fiquei observando de tempos em tempos.
Antes de fazer isso (sol) perguntei ao vendedor Marcos Ono se as plantas estavam acostumadas ao sol direto e ele respondeu que sim.

O que pretendo fazer:

Dionaea:
Mover para um vaso maior.
Pensei em transformar um vaso comum em um bog só para ela utilizando substrato de 100% de musgo esfagno.

Drosera:
A) estou pensando em dividir as 7 droseras que tenho (cada uma de um tipo) entre 2 jardineiras pequenas (c24cm x largura 10cm x profundidade 7cm)
B) Alternativa: pensei em comprar 1 jardineira pequena para cada drosera e torcer para que elas lotem o vaso - sendo que assim eu saberia qual tipo é com facilidade.
O substrato seria 100% de musgo esfagno.

Pinguiculas:

A P. Gigantea está crescendo muito rapidamente e estou pensando de passar ela para um vaso de alumínio pequeno, sem furos na parte inferior - bem, ela não precisa de prato com água mesmo...

O substrato seria 100% de musgo esfagno.

A Pinguicula esseriana eu não pretendo mexer ainda - ela é muito pequena, um mini nano muda, kkkk.


Reparem que em todas as plantas pretendo usar o substrato com 100% de musgo esfagno, acho mais fácil que colocar mistura de areia e esfagno - só vou mudar se realmente vocês me indicarem outro por comprometer a planta.
Editado pela última vez por leandrogp9 em 24 Set 2017, 12:12, em um total de 11 vezes.


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

O ideal é colocar as fotos aqui no forum conforme instruções disponíveis (e que tenho certeza que o Edson irá colar o link aqui para você portanto nem vou busca-lo :lol:)

Dio/Sarra/Droseras
- 2 cm de água é pouco! Pense em deixar entre 30 e 50% do vaso, especialmente em dias com muito calor/sol/baixa umidade.
- A aclimatação não é deixar em claridade uns dias e já passar para o sol pleno em outro. É um processo que leva um pouco mais de tempo passando as plantas gradativamente para local onde elas vão pegando 2h em uns dias, 3 em outros e assim por diante até que no prazo de umas 2 semanas já estejam acostumadas ao sol. Dependendo do tempo de viagem que levaram para chegar até você elas já estão aclimatadas e portanto podem encarar o sol direto pois como vieram do Ono é certeza que estavam sendo cuidadas adequadamente.
- agua sempre por baixo nessas 3 espécies. Nada de regar por cima, inclusive sem molhar a planta...

Pinguicula
- Algumas especies toleram melhor o sol... Não deu pra ver quais são as suas mas a recomendação é que mantenha sobre o sol fraco da manha para especies mais resistentes e apenas sob luz indireta para as demais. Para não arriscar, mantenha essa regra de luz indireta para todas e com o passar do tempo sentirá se elas estão pedindo mais luz. Cuidado com o sol. 1 dia e pode ser fatal em algumas espécies!
- Correto! Uma vez a cada uns 4 ou 5 dias deverá bastar... Aqui rego +ou- 1x por semana e também moro numa região absurdamente quente.
- Será meio dificil de conseguir portanto o ideal é que regue por baixo... regava as minhas por cima até recentemente e o Edson me deu essa dica. Já mostraram que estão preferindo assim!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

O ideal é colocar as fotos aqui no forum conforme instruções disponíveis...

publicar-fotos-t5702.html

: joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
leandrogp9
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jul 2017, 09:38
Localização: Araraquara-SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por leandrogp9 »

delagostini escreveu:O ideal é colocar as fotos aqui no forum conforme instruções disponíveis (e que tenho certeza que o Edson irá colar o link aqui para você portanto nem vou busca-lo :lol:)

Dio/Sarra/Droseras
- 2 cm de água é pouco! Pense em deixar entre 30 e 50% do vaso, especialmente em dias com muito calor/sol/baixa umidade.
- A aclimatação não é deixar em claridade uns dias e já passar para o sol pleno em outro. É um processo que leva um pouco mais de tempo passando as plantas gradativamente para local onde elas vão pegando 2h em uns dias, 3 em outros e assim por diante até que no prazo de umas 2 semanas já estejam acostumadas ao sol. Dependendo do tempo de viagem que levaram para chegar até você elas já estão aclimatadas e portanto podem encarar o sol direto pois como vieram do Ono é certeza que estavam sendo cuidadas adequadamente.
- agua sempre por baixo nessas 3 espécies. Nada de regar por cima, inclusive sem molhar a planta...

Pinguicula
- Algumas especies toleram melhor o sol... Não deu pra ver quais são as suas mas a recomendação é que mantenha sobre o sol fraco da manha para especies mais resistentes e apenas sob luz indireta para as demais. Para não arriscar, mantenha essa regra de luz indireta para todas e com o passar do tempo sentirá se elas estão pedindo mais luz. Cuidado com o sol. 1 dia e pode ser fatal em algumas espécies!
- Correto! Uma vez a cada uns 4 ou 5 dias deverá bastar... Aqui rego +ou- 1x por semana e também moro numa região absurdamente quente.
- Será meio dificil de conseguir portanto o ideal é que regue por baixo... regava as minhas por cima até recentemente e o Edson me deu essa dica. Já mostraram que estão preferindo assim!
Amigo, primeiramente muito obrigado pelas respostas.
Incluí a lista de plantas que adquiri.
Editado pela última vez por leandrogp9 em 19 Set 2017, 20:23, em um total de 1 vez.


leandrogp9
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jul 2017, 09:38
Localização: Araraquara-SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por leandrogp9 »

Edson Poscai escreveu:
O ideal é colocar as fotos aqui no forum conforme instruções disponíveis...

publicar-fotos-t5702.html

: joia :
Edson,

As fotos foram enviadas assim, pois, estou percebendo que o photobucket está nos deixando na mão.
Existe uma discussão de qual melhor serviço para as fotos e acreditava que você seria tolerante a minha postagem de fotos:
- É uma forma simples e rápida de subir as fotos que foram tiradas com meu celular - sincronização do google fotos ;)
- Fácil de visualizar e rápido.
- As fotos não vão sumir ou exigir pagamentos para serem vistas.
- As fotos são um plus desnecessário para a postagem, o conteúdo é sobre o cuidado separado por tipos de plantas e que um amigo de fórum respondeu de forma muito esclarecedora :D : joia :

- Você achou ruim essa forma?
Editado pela última vez por leandrogp9 em 19 Set 2017, 20:23, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Bom... vendo as espécies, aconselho a dar um pouco do sol da manhã para a p. esseriana! Tem várias que pegam o mesmo sol das dionaeas e suportam bem... Aqui nunca tive essa coragem e deixo as minhas no sol fraco da manhã (pegam sol até as 10h +ou-)
Para a gigantea, corra do sol mesmo!

Mentira... tenho uma esseriana bem pequena que estou testando deixar no sol junto com as dio... Está sofrendo mas está resistindo!


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
leandrogp9
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jul 2017, 09:38
Localização: Araraquara-SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por leandrogp9 »

Uma dúvida, com algum tipo eu tenho que tomar cuidado com vento ou chuva?
Como vocês protegem a planta do vento?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

- Você achou ruim essa forma?
a indicação é ser publicado foto a foto. indicando o link, nem todos abrirão. eu mesmo só abri em rara exceção normalmente não clico em links desconhecidos, com todo respeito a sua intenção.

outra, fotos no google, outros provedores não abrem. eu por vezes só uso o firefox e este não abre fotos do google.

com tempo, analise outro provedor de imagens para a publicação ser feita uma a uma, não por links. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
leandrogp9
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 22 Jul 2017, 09:38
Localização: Araraquara-SP
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por leandrogp9 »

Edson Poscai escreveu:
- Você achou ruim essa forma?
a indicação é ser publicado foto a foto. indicando o link, nem todos abrirão. eu mesmo só abri em rara exceção normalmente não clico em links desconhecidos, com todo respeito a sua intenção.

outra, fotos no google, outros provedores não abrem. eu por vezes só uso o firefox e este não abre fotos do google.

com tempo, analise outro provedor de imagens para a publicação ser feita uma a uma, não por links. : joia :
Ok, apenas um comentário:
Testei a abertura no Firefox e funcionou perfeitamente comigo.
Não resisti ao teste, a minha profissão é Analista de Teste de Software :lol:
É muito estranho que o teu ff tenha esse problema (não estou duvidando, eu acredito que tenha mesmo), o Google fotos é como qualquer outro serviço de fotos e deve abrir em qualquer navegador moderno FF, Chrome, Internet Explorer, Safari, Opera e etc.

De qualquer forma, estou muito contente com as plantas e a atenção e colaboração voluntária de todos :D


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

leandrogp9 escreveu:Uma dúvida, com algum tipo eu tenho que tomar cuidado com vento ou chuva?
Como vocês protegem a planta do vento?
Vento prejudica em especial as droseras... Para as nepenthes também não é recomendável mas para as demais, não ajuda e nem atrapalha (claro, respeitando um limite de vento que não vá quebrar a planta)


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem