Como fazer estaquias/poda

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ...dá para usar água como enraizador?
Paulo,

Somente a agua não.

A agua deve estar presente constantemente no substrato, mas somente ela como mídia enraizadora não dá muito certo.

Deve haver um mínimo de nutrientes disponíveis e a agua pura não tem.

Dá para manter viva por uns dias estacas (com folhas) em agua, mas pela falta de nutrientes, depois de um tempo elas morrem.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Deve haver um mínimo de nutrientes disponíveis e a agua pura não tem.

Marciel, é se na água tiver Superthrive diluído será que não funcionaria?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu: ...se na água tiver Superthrive diluído será que não funcionaria?
Oi Rodrigo.

O Superthrive talvez ajude.

Penso que uma bolinha de Osmocote na agua forneça o mínimo de NPK a estaca. É apenas uma suposição.

Mas o problema maior que vejo é que existe um limite hídrico que a planta suporta. Nestas condições, mesmo que ela não queira mais agua e feche os estomatos das folhas para expelir o excesso, de nada adiantará pois a base da estaca está inserida apenas no líquido.

Resultado, a estaca morre afogada. :shock:

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Marciel,

Você respondeu a minha pergunta, era uma curiosidade que eu tinha.
Uma coisa, em todas as estaquias que fiz não usei um saco para manter a umidade e praticamente todas deram certo. Mas o cuidado diário foi maior.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Lopes
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 31 Mar 2013, 20:36

Mensagem por Lopes »

Aloha!Pois bem, a uns bons anos atrás tive uma nepenthes, ela pareceu gostar daqui mas por negligencia minha e falta de cuidados (ela ficou 5 anos naqueles substratos "meia boca") ela definhou, tentei replantar mas parecia tarde demais, e enquanto eu estava a replantar ela um "raminho" bem novo com 3 folhas pequenas simplesmente caiu da planta, eu botei ela no substrato e a planta mãe deu perda total, eu não sei se devo tomar cuidados especiais com ela ja que ela esta tão pequena.
Como os cuidados mudam dessa para uma planta adulta? esse ramo parecer ter enraizado.

E para finalizar, quais nepenthes seria mais indicadas para minha cidade? a humidade fica em 70%+ e aqui tem uma boa luminosidade, mas quase sem sol direto.

Ah, o substrato é areia e fibra de coco (ambos tratados), recentemente recebi a perlita mas falta o musgo, devo fazer a troca ou deixo assim por enquanto?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Lopes, eu promovi a fusão do seu tópico com este por entender que sua dúvida principal esteja intimamente ligada com o assunto aqui tratado. Quanto as suas outras perguntas, preste atenção:

1) Mesmo habitando no Paraná (teoricamente um lugar mais frio) eu creio que você possa investir em espécies Lowland ou Intermediate, pois a cidade de Paranaguá fica no litoral e, assim sendo, possui clima mais ameno.

2) O substrato em que ela se encontra parece ser bom, porém se quiser pode providenciar o replante para Sphagnum + areia ou fibra de coco + Perllita. Em suma você é quem vai decidir em que "solo" ela (N. alata) vai ficar plantada de agora em diante.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem