Ajuda, Urgente....

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Gandalf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:40
Localização: Marilia-SP

Ajuda, Urgente....

Mensagem por Gandalf »

Oi pessoal não sou novo no ramo das plantas carnívoras, sempre pesquisei sobre elas, porém eu só adquiri minha primeira espécie( Dionae Muscipula) a dois dias, quando comprei ela estava em um vaso pequeno(ainda está), porém como estava a pé, eu ia pegar o metrô então a florista Colocou a planta em uma sacola plástica só para o transporte, porém na agitação do metrô a sacola bateu e o vaso da planta virou, e por acidente quase todas as armadilhas da planta se fecharam, hoje elas ja estão abertas, mas queria saber se a planta vai sobreviver, e como foi a minha primeira planta eu a reguei duas vezes com agua da torneira, pois não me recordava de que isto era errado, tem algo que eu possa fazer pra que ela nao morra?



Obs: Ela até que está com uma aparência boa, só uma armadilha que está ficando preta e já não fecha mais...


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá amigo, primeiro de tudo clique aqui e apresente-se para o pessoal do fórum. A sua planta irá sobreviver, mesmo que tenha virado o vaso se é que ela não foi danificada, se dar a elas condições favoraveis. As armadilhas, não mecha mais nelas, se ficar fechando elas atoa desgastará a planta.

Tente mante-la em local bem iluminado e com sol direto de preferencia. Se mante-la em sol direto, o solo precisa estar sempre encharcado para que o solo não seque e a planta morra.

A principio é isso, muita água, muito sol direto, se a planta for bem verde, vá acostumando ela aos poucos no sol até que comece a ficar avermelhadas as armadilhas (é sinal de que ela está recebendo sol suficiente). Se achar que a planta está em boas condições, vale a pena uma mudança de substrato, para sphagnum + areia (bem lavada) se o substrato em que ela estiver não for bom.

: joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Gandalf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:40
Localização: Marilia-SP

Mensagem por Gandalf »

Oi pessoal, eu aqui com dúvidas de novo, dessa vez eu queria saber se a dionea pode receber regas de agua filtrada?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Regue sua planta somente com água da chuva, destilada ou deionizada. Emergencialmente pode-se fazer uso da água da torneira/filtrada desde que você deixe-á em um recipiente por 48/72 h para evaporar o cloro, nocivo as PCs. Lembre-se apenas que o uso deste último tipo de água é uma exceção, jamais deve se tornar uma regra, OK : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Gandalf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:40
Localização: Marilia-SP

Mensagem por Gandalf »

Oi pessoal, eu to querendo muito comprar um kit de de sementes de PC's, porém não sei como começar, queria saber como eu planto, quais os cuidados eu devo ter, quantas vezes por dia devo regar, se devo deixá-las tomar sol, quanto tempo demora pra elas nascerem e etc....Agradeço se alguém puder me ajudar.


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Oi Vinícius...

Você deve esterilizar o musgo esfagno (ferva por 30 minutos depois lave ele), picotar ele com a tesoura e depositar ele dentro dos vasos ou sementeiras que tu vai utilizar.
Depois disso, você vai somente depositar as sementes, que são minusculas por cima do musgo, sem cobrir ou enterrar elas, vai jogar por cima mesmo hehe.

Quanto ao sol, você pode colocar esse vasinhos em algum lugar bem claro, mas que receba a luz solar por algumas horas (preferencialmente o sol do fim da tarde ou da manhã, já que o sol do verão pode cozinhar as sementes. Você pode também criar uma estufinha e deixar em local claro para que ocorra a germinação. Droseras levam em média 15 dias para germinar se as condições estiverem favoráveis. Nunca regue por cima, o método de deixar um pratinho embaixo é o mais adequado, isso se você não for fazer a estufinha que disse.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Se possível compre uma planta adulta, pois existem algumas PCs que demoram de 1 a 3 meses para germinar e daí para a fase adulta levam de 3 a 5 anos :shock: .

Da mesma forma que você eu começei por sementes, mas confesso que se fosse entrar neste hobby hoje optaria por plantas adultas. Deixe para germinar sementes quando for mais experiente no cultivo.

Isto é só uma sugestão, por isso siga-a se quiser ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Gandalf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:40
Localização: Marilia-SP

Mensagem por Gandalf »

Então pessoal eu prefiro começar com plantas adultas porém é mais caro né, então eu vou continuar com a ideia das sementes...


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Gandalf escreveu:Então pessoal eu prefiro começar com plantas adultas porém é mais caro né, então eu vou continuar com a ideia das sementes...
Amigo,

Isso de plantas adultas vai depender da espécie, veja só nesses kits de sementes vem muitas droseras em que a germinação e o desenvolvimento são muito rápidos.

Outras espécies como dionaeas, sarracenias, etc. tem a germinação e o desenvolvimento mais lento.

Agora esqueça as nepenthes, como dizem a germinação já é um ato de fé e depois a sobrevivência é outro parto. Nesses casos mais para a frente compre estaquias enraizadas que são clones de plantas adultas e o custo é baixo dependendo da espécie.

Outra em que pode comprar é a dionaea, que são vendidas em floriculturas ou centros de abastecimento, aqui em Sorocaba eu já cheguei a ver por R$ 5 e são clones.

Bom, quanto a germinação o ideal é muita luz e um pouco de sol de preferência pela manhã ou no final da tarde. E manter o substrato sempre bem umido.
Se pesquisar no fórum tem um monte de informações sobre isso.

Espero que te ajude.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Gandalf
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 08 Jan 2013, 22:40
Localização: Marilia-SP

Mensagem por Gandalf »

Oi pessoal, eu aqui de novo enchendo o saco^^

Dessa vez queria saber como está a saúde da minha Dionaea, e queria saber também se o substrato em que ela está é sphagnum...


[img]http://img266.imageshack.us/img266/4623/dsc03280et.jpg[/img]

[img]http://img689.imageshack.us/img689/795/dsc03284g.jpg[/img]

[img]http://img32.imageshack.us/img32/2677/dsc03282z.jpg[/img]

[img]http://img835.imageshack.us/img835/4602/dsc03281ou.jpg[/img]

[img]http://img819.imageshack.us/img819/1071/dsc03279m.jpg[/img]

[img]http://img845.imageshack.us/img845/5308/dsc03278nc.jpg[/img]

Ta aí gente, se possível queria uma ajuda tbm pra semear um kit de sementes que eu comprei pela internet, queria fazer com que as sementes germinassem pois é a primeira vez que eu vou plantar sementes....


O kit é esse:

05 sementes de Dionaea muscipula
10 sementes de Drosera capillaris
10 sementes de Drosera intermedia
10 sementes de Drosera spatulata
20 sementes de Drosera burmannii
10 sementes de Drosera capensis var. alb


Como eu planto?Quais os cuidados?Quanto tempo leva pra elas nascerem?Todas vão nascer?Como eu preparo o substrato?Quanta luz do sol ela devem receber?Como serão as regas?


Obrigado.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem