Como colher sementes de Drosera

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Como colher sementes de Drosera

Mensagem por smart2 »

ola pessoal hoje gostaria de dar uma dica sobre a colheita de sementes, em foco nas especies com sementes menores como e o caso da maioria das Dronseras, porem podendo ser usado em qualquer outra especie. bem desde ja peço desculpas pela qualidade do meu vídeo minha câmera e velha de 7MP e não consegue focar como eu gostaria as sementes, apesar que nem eu consigo velas com nitidez imagina a coitada da maquina... pois bem eu tive muitos problemas com Dronsera Burnanni pois eu achava que seria ao menos parecido com a D. Intermedia q apesar de pequenas ainda dava para ver as sementes e assim fazer uma colheita melhor, as D. Burnanni tem sementes muito menores e sua haste floral e bem maior no sentido que tem mais capsulas de sementes e para variar vão secando (chegando no ponto) aos poucos o que impossibilita o corte das haste, eu perdi ao menos 2 haste completa achando que apenas não tinham vingado sendo que secaram e caíram todas quando fui observar outra que seguia o mesmo caminha e resolvi passar o Dedo nela ele saiu cheio de sementes, foi quando percebi que estava "Dormindo no Ponto"... ok então quando você observar que esta começando a secar e hora de ao menos iniciar o teste que mostro no vídeo, se não sair nada e pq ainda não esta no ponto, elas saem com facilidade. apos o inicio da colheita aconselho refazer o teste a cada 3 dias estaria bom, se passar muito perderá sementes se for mais rápido so terá mais trabalho.

ok vamos ao video então.
[BBvideo 640,480][/BBvideo]

algumas especies como D. Intermedia necessita de um pouco mais de esforço.
Material usado foi apenas 1 folha A4 (aconselho dobrar ao meio antes para marcar o centro onde ira juntar as sementes como eu fiz)

OBS: Evite alguns locais para o uso da técnica pq são sentes minusculas e qualquer vento leva elas para longe... no quarto, cozinha sei la mais la no quintal não e indicado e olhe qualquer ventilador próximo antes de começar.

Espero ter ajudado : joia :


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

ótimo amigo.

casos em q hajam no mesmo vaso espécies diferentes e tbm com sementes como na imagem, penso q será melhor cortar a cápsula a medida q for amadurecendo/secando. não a haste por toda, somente as cápsulas q estão secas. (tentando ser mais explicativo)

mas decerto q ao coletar as cápsulas, perdemos por vezes sementes e até arriscamos cortar a haste e perder as próximas e do modo como você explica não. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem