Colher Sementes

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Colher Sementes

Mensagem por b.alecio »

Iai galera!

Fiz uma pesquisa, porém não encontrei nada explicando exatamente se colhia as sementes.

Neste início de primavera, três das minhas plantas floriram...
Mina DM, Red Dragon e minha D.Capensis.

Li um tutorial do Marciel explicando como se polinizava e fiz de acordo as instruções dele.
Porém, nao sei como faço para retirar as sementes... ou se devo cortar a haste...

Alguem sabe me explicar em qual momento devo fazer a colheita das sementes e quando fazê-las?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Assim que as hastes começarem a secar pode cortá-las. Bata a haste sobre um papel de seda, embrulhe e guarde as sementes em um local seco e protegido da luz solar.

Obs.: Isso é válido para as sementes de D. capensis, visto que as de Dionaea, pelo que li, tem uma viabilidade curta. Neste caso te aconselho a semeá-las assim que forem colhidas, de forma a garantir uma alta taxa de germinação.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Quando as sementes das Dionaeas estiverem secas, não se preocupe, a capsula (que fica onde antes ficava a flor) ira se abrir e liberar as sementes, então é só você colocar uma folha de papel em baixo da haste, e dar leves batidinhas na mesma, para ela liberar as sementes...

As Droseras, como possuem sementes muito pequenas, assim que a capsula secar, corte-a e coloque dentro de um embrulho de papel. Lembre-se que nem todas as capsulas vão estar secas no mesmo tempo, já que as flores abriram em dias diferentes.

Boa sorte ;)


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Quanto o fruto secar totalmente estará pronta para ser coletada:
[thumbnail]https://i453.photobucket.com/albums/qq2 ... ntes01.jpg[/thumbnail]


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
André Martins
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Set 2012, 15:10
Localização: Rio de janeiro
Agradeceu: 2 vezes

Mensagem por André Martins »

A minha dionaea parece que não abre nunca , esse processo todo é muito demorado :evil:


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

é demorado assim mesmo,recebi um e-mail do amigo Gino e lá ensinava como polinizar, do processo de polinização até as sementes são +/- 45 dias...


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem