Colecionadores Ameaçam Plantas Carnívoras na Natureza

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Colecionadores Ameaçam Plantas Carnívoras na Natureza

Mensagem por MarcielS »

Colecionadores Ameaçam Plantas Carnívoras na Natureza

science daily 10/05

A coleta de espécimes no meio selvagem é uma das principais ameaças que enfrentam as plantas carnívoras do mundo.

Antes a ameaça mais comum era a perda de habitat, enquanto outros fatores que ameaçavam as plantas incluíam espécies invasoras e poluição.
Metade das espécies de plantas carnívoras avaliadas foram listadas como ameaçadas.

David Jennings, um pesquisador da University of South Florida, EUA, disse que ficou surpreso ao ver que colecionadores fanáticos foram listados como uma ameaça.
"Mas ainda é um problema, porque muitas dessas espécies apresentam um crescimento muito lento", disse ele à BBC News.

"Mesmo que haja boas alternativas, como cultivá-las em estufas ou laboratórios, as pessoas que estão atrás de uma solução rápida vão coleta-los, pois pode levar vários anos para que as plantas atingem um tamanho decente."
Ele acrescentou que as plantas carnívoras foram alvo, mais do que qualquer outra, provavelmente como resultado do aparecimento do cultivo de plantas exóticas.

"É bastante seguro dizer que eles são um dos grupos mais carismáticos de plantas - uma das razões pelas quais me interessa é porque eles são peculiares, intrigante e capturam suas presas."

Os biólogos sugerem que as plantas desenvolveram a capacidade de capturar a presa como uma forma de se adaptar à vida no solo úmido e pobre em nutrientes.

A perda de habitat é, obviamente, a principal ameaça para as plantas.

Um grande número de plantas carnívoras, tais como nepenthes, apoiam uma série de outras espécies em ecossistemas.

"Os habitats que as plantas são encontradas em são facilmente perturbadas", explicou o Sr. Jennings.
"Muitas dessas áreas foram drenados e utilizados por terras agrícolas e pecuárias. Qualquer tipo de mudança no lençol freático pode realmente afetá-los”.

Ele acrescentou que um número de espécies, principalmente nepenthes encontradas no sudeste asiático, teve uma distribuição muito limitada e só foram encontrados em uma área pequena - por exemplo, no sopé de apenas algumas montanhas.
Em todo o mundo, existem cerca de 600 espécies conhecidas de plantas carnívoras, espalhadas por 17 gêneros.

Escrevendo em seu papel, os pesquisadores disseram que, das 107 espécies que foram avaliadas pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), sete foram listadas como criticamente ameaçadas, 11 ameaçadas de extinção, e mais 39 foram listadas como Vulneráveis.
Para seu estudo, o Sr. Jennings e co-autor o professor Jason Rohr recolheram dados sobre 48 espécies em nove gêneros.

Quando eles examinaram a coleta de dados, eles disseram que ficaram surpresos de que a poluição foi considerada um problema para as plantas.
"A perda de habitat não foi tão surpreendente, pois é sempre uma grande ameaça para muitas espécies, mas a poluição foi bastante surpreendente, pois parece ter sido listada como uma ameaça sem muita evidência empírica, neste momento," o Sr. Jennings disse.
Eles descobriram que 18 das 48 espécies em seu estudo foram afetados pela poluição, como lixo urbano, fertilizantes e pesticidas.

"Algumas formas de poluição (como herbicidas) podem ser letais para as plantas carnívoras diretamente, enquanto outras formas (como a adição de nutrientes) tem um efeito mais indireto por degradar o habitat e tornar as condições mais propícias para outras plantas", explicaram.

...


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

que pena saber disso,isso acaba acontecendo com a maioria das plantas exoticas(como orquideas por exemplo) basta descobrir um santuario natural em que elas sao abundantes,que todos no seu fanatismo extremo vao querer pegar uma muda,para adicionar no cultivo,sem se preucupar com oque isso pode causar
valeu por compartilhar.


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

Acredito que, como cultivadores, precisamos atentar para este problema e ajudar como pudermos, principalmente, adquirindo nossas plantas de fornecedores de confiança e nunca coletando exemplares na natureza. ;)

Passando este conceito adiante, ajudamos muito! : joia :

Abraços!
Editado pela última vez por Father_Time em 15 Out 2011, 11:19, em um total de 1 vez.


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Isto realmente e uma pena FT....
Tem pessoas que nao se importam com isso mesmo ...
T+


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
pedromegale
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 569
Registrado em: 11 Set 2011, 13:13
Localização: Belém - Pará - Brasil

Mensagem por pedromegale »

Que pena, é por isso que devemos fazer a nossa parte e comprar PC's apenas de vendedores confiaveis e conhecidos, alem de não coletar PC's em expedições
T+


[url=http://plantas.carnivoras.com.br/pedromegale-growlist-wishlist-t1626.html]Growlist/Wishlist[/url]
[url=http://plantas.carnivoras.com.br/topic1646.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

Marciel , primeiro , brigado por mover a minha mensagem para ca !
Bom , realmente , isto e uma tristeza ....
E horrível ....
Agora , eu tive uma ideia :
Um lugar onde conservamos especies de PC's ameaçadas , para caso elas sejam extintas da natureza , ter como recupera-las .
Oque acham ??
Boa sorte !
T+


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

A tipo,pode ser que daqui algum tempo acontece oque aconteceu com sertos animais,que so existem em cativeiro/cultivo.Ja se falou um tempo atras de,pegar sementes de certas especies de drosera,ir em seu habitate e soltalas por la, para aumentar a populaçao in habitat...


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
Yuri Santos
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 389
Registrado em: 24 Ago 2011, 18:56
Localização: São Paulo
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Yuri Santos »

Realmente isso é terrível, ja não basta os animais agora até as pc´s? se nn derem um basta nisso mais uma maravilha da natureza que poderá vir a desaparecer!


Yuri Santos Pereira


Sem Recalque !!
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

``que pena saber disso,isso acaba acontecendo com a maioria das plantas exoticas(como orquideas por exemplo) basta descobrir um santuario natural em que elas sao abundantes,que todos no seu fanatismo extremo vao querer pegar uma muda,para adicionar no cultivo,sem se preucupar com oque isso pode causar
valeu por compartilhar.`´´
Cara infelizmente tenho que concordar com você eu que cultivo orquideas e violetas também que diga são retiradas em grande quantidade da natureza prejudicando ecossistemas entra outros por isso prefiro cultivalas em casa sem o retiramento da natureza só em caso de eu gostar muito da planta que eu retiro no habitat dela :S


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

kio92 escreveu:...isso prefiro cultivalas em casa sem o retiramento da natureza só em caso de eu gostar muito da planta que eu retiro no habitat dela :S...
Olá kio, boa noite!

Pois é justamente esse tipo de atitude que acredito termos de trabalhar para controlar e fazer acabar. Somos em 7 bilhões de pessoas no mundo e, se cada uma resolver tirar algo da natureza simplesmente porque gostou e levar para casa, não há espécie que sobreviva.

Não entenda como uma crítica a você, ok? É uma crítica à atitude e não à pessoa.

Abraços! ;)

FT


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem