Clima frio

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Nino
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Ago 2014, 10:02
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 6 vezes

Clima frio

Mensagem por Nino »

Jovens,

Em Curitiba nesta época temos durante o dia temperatura variando de 20 a 29ºC e com bastante sol, porém à noite a temperatura varia entre 7 e 10ºC.
Pergunta: Posso deixar as dionaeas e as Pinguiculas pegando sereno neste frio, ou é melhor recolher à noite para um local protegido?

Agradeço antecipadamente a ajuda.


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Cara, fiquei na dúvida agora com sua pergunta. Mas acho que pode deixar elas no frio sim, pois ela são naturais da Califórnia e lá faz muito frio.

Quanto a temperatura não tem problema, pois creio que elas precisam de luz, e não calor. :D

Mas vamos esperar outras opiniões.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
Nino
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Ago 2014, 10:02
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por Nino »

Olá Dimas,
Obrigado pelo retorno. A minha questão é saber se estas espécies de carnívoras suportam o frio da noite Curitibana (podendo ficar na rua ao sereno), ou se é melhor recolher ao anoitecer, para uma área coberta.
O local onde elas estão recebe sol mais ou menos 8 a 9 horas diárias, porém à noite esfria bastante, por isto a minha duvida.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Nino, com relação à dionaea, sem problemas.. mas agora me preocupa você dizer q deixa a sua pinguicula 8h debaixo do sol... dê uma lida nos topicos q há por aqui sobre as Fichas de Cultivo...
as pinguiculas não são plantas q toleram tanto sol assim... as minhas até pegam um solzinho (pelo inicio da manhã ou bem no final do dia, mas mesmo assim por pouco tempo)... Qual a pinguila q você tem em seu cultivo? Saber disso pode nos ajudar e te orientar melhor : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Quanto a Pinguicula acredito que depende da espécie, algumas vivem em locais de sombra outras em sol pleno, pegando o nome da espécie e dando uma procurada pela internet por fotos em habitat logo encontra.

Os dois gêneros, Dionea e Pinguiculas precisam de clima bem frio para completarem o ciclo, entram em dormência no inverno e saem na primavera, isso faz com que elas recuperem suas forças e não se esgotem tanto.
Pode deixa-las no tempo, mas cuide que os sabiás podem mexer nos vasos se estiverem fácil para eles.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Nino
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 06 Ago 2014, 10:02
Localização: Curitiba - PR
Agradeceu: 6 vezes

Mensagem por Nino »

Olá Fatikn,

Acabei sendo meio confuso nas informações. O local onde elas se encontram realmente recebe sol de 8 a 9 horas diárias, e as dionaeas ficam neste sol direto, porém como as pinguiculas estão numa prateleira de vidro à mais ou menos 70 cms de altura, ela acaba recebendo sol por umas 2 a 3 horas ao final do dia, e até o momento estão OK!
Tenho a P.Gigantea e a P.Tina.
Posso manter as pinguiculas nesta situação?
Antecipadamente agradeço pela ajuda.

Olá Felipe,

"....Pode deixa-las no tempo, mas cuide que os sabiás podem mexer nos vasos se estiverem fácil para eles...."
Acredito que não terei problema com os sabiás (e acredite temos um casal já cliente da casa, que faz ninho em cima do cilindro de gás, e já teve cria p/2 vezes, hehe), pois as p.carnívoras estão em uma sacada no ático do sobrado.
Obrigado pleo retorno.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Nino, tudo OK? Com relação as Pings, saiba que não há problema algum em deixá-las ao relento e, mesmo que elas apanhem um pouco de frio isto não será problema para elas.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Nino escreveu:O local onde elas se encontram realmente recebe sol de 8 a 9 horas diárias, e as dionaeas ficam neste sol direto, porém como as pinguiculas estão numa prateleira de vidro à mais ou menos 70 cms de altura, ela acaba recebendo sol por umas 2 a 3 horas ao final do dia, e até o momento estão OK!
Tenho a P.Gigantea e a P.Tina.
Posso manter as pinguiculas nesta situação?
Sendo assim, não vejo problema não, Nino.... Sucesso com elas!! : joia :
Nino escreveu:Acredito que não terei problema com os sabiás (e acredite temos um casal já cliente da casa, que faz ninho em cima do cilindro de gás, e já teve cria p/2 vezes, hehe)
Ahh.. .q fofo.... :love3:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Nino.

Bom, vejo que o pessoal já lhe deu todo o suporte.

Então, faço apenas uma observação, em dias muito seco (baixa umidade) proteja suas plantas do vento excessivo para evitar a ressecação.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem