Cade o povo que cultiva Darlingtonia desse fórum!?

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
Bruno Garcia
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Ago 2010, 22:20
Localização: Sertãozinho-São Paulo
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Cade o povo que cultiva Darlingtonia desse fórum!?

Mensagem por Bruno Garcia »

Boa noite galera,

Bom, há algumas semanas ganhei de presente de um grande amigo uma Darlingtonia californica!!! : dance :

Bom, por enquanto a situação não está tão boa, já que as temperaturas daqui de Sertãozinho, tem ultrapassado os 33 graus Célcius(para os que não sabem essa espécie precisa ficar com uma temperatura de 20 graus celcius nas raízes), para amenizar esse calor, estou colocando pedras de gelo na planta. Por enquanto não há resultados positvos nem negativos. Em breve devo colocar fotos da planta.

Se mais alguém cultiva ela, poste suas experiências! : joia :

Uma abraço, Bruno Garcia.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Opa Bruno, estamos aqui tambem, na "ativa" hehehe

Acho que a uns 3 meses atrás se não me engano, fiz uma troca de sementes e recebi algumas Darlings, nasceram 3, só uma sobrevivel, pois já estava meio frio o clima por aqui, mas esta danada está crescendo e se desenvolvendo, por inquanto está lento, mas mais rápido do que antes, no inverno.
Aqui está ela:

[img]http://a.imageshack.us/img825/5690/darl ... ling00.jpg[/img]
[img]http://a.imageshack.us/img821/5690/darl ... ling00.jpg[/img]

Encheu de algas, mas parece que não afeta muito ela...
Estou com mais sementes aqui, quase terminando a fase de estratificação, espero ter sorte com elas tambem ^^
Estou no aguardo das fotos da sua Bruno, Abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Eu comprei uma pequena com o Ono, mas depois de umas semanas ela morreu :(


I'm a wild flower, the thing that feels
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Matheus
Normal... Elas são bem dificeis de manter...

Bruno Garcia
E ai, tudo bom?

Cara eu não tenho darlingtonia, e o clima aqui de MT seria desastroso para essa planta, mas se eu tivesse(ou futuramente, quem sabe?) eu iria fazer um substrato com perlita ou vermiculita e planta-la dentro de uma caixa de isopor, pra tentar manter a temp do substrato baixa.

Fiz um teste de substrato com vermiculita e deixei no sol, como não tinha termometro e coloquei a mão pra sentir a temperatura. no substrato de sphagnum pura estava morno na hora qu eu encostei o dedo e no com vermiculita estava frio, se o substrato for bastante, o fundo dele vai ficar mais frio que a superficie.

Felipe_Steinthaler
Cara que plantinha bonitinha... =D
Ela já nasce com cara de cobra... hehehehe


Bom pessoal espero que tenha ajudado em alguma coisa...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

O grande problema dela é que precisa de frio na raiz e calor e muito sol nas folhas....pessima combinação...


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Avatar do usuário
Bruno Garcia
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 48
Registrado em: 31 Ago 2010, 22:20
Localização: Sertãozinho-São Paulo
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Bruno Garcia »

Felipe_Steinthaler: Que legal! seu seedling está lindo, tomara que ele sobreviva até a fase adulta, até onde eu sei, os seedlings sofrem mais com as temperaturas altas do que as plantas adultas.
E ai, tudo bom?

Cara eu não tenho darlingtonia, e o clima aqui de MT seria desastroso para essa planta, mas se eu tivesse(ou futuramente, quem sabe?) eu iria fazer um substrato com perlita ou vermiculita e planta-la dentro de uma caixa de isopor, pra tentar manter a temp do substrato baixa.

Fiz um teste de substrato com vermiculita e deixei no sol, como não tinha termometro e coloquei a mão pra sentir a temperatura. no substrato de sphagnum pura estava morno na hora qu eu encostei o dedo e no com vermiculita estava frio, se o substrato for bastante, o fundo dele vai ficar mais frio que a superficie.
Ela está plantada em um vaso bem maior que ela e em um substrato de sphagnun e perlita. Penso em breve passa-lá para um vaso grande, alto e de barro.
guigacaldeirão escreveu:O grande problema dela é que precisa de frio na raiz e calor e muito sol nas folhas....pessima combinação...
Exatamente! :evil:

Galera, fotos amanhã sem falta!

Abraços, Bruno.


André Fabri
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 67
Registrado em: 26 Mai 2010, 11:14
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por André Fabri »

j4ck_666 escreveu: Fiz um teste de substrato com vermiculita e deixei no sol, como não tinha termometro e coloquei a mão pra sentir a temperatura. no substrato de sphagnum pura estava morno na hora qu eu encostei o dedo e no com vermiculita estava frio, se o substrato for bastante, o fundo dele vai ficar mais frio que a superficie.
Sabes que este teste é bastante triçoeiro né?

Acontece que a sensação térmica que voce tem ao tocar um objeto, nao reflete muito bem a temperatura em que ele está. Imagine que voce esta em sua sala. De repente voce toca no estofado do seu sofá e ele lhe parece quente. toca na madeira da mesa e ela parece mais ou menos quente... o vidro esta meio gelado.... e o metal entao, uff!, um gelo só. No entanto, tudo esta à mesma temperatura. Acontece que no caso, o metla por exemplo, que é um excelente condutor de calor, ROUBA calor das suas mãos muito rapidamente, o que lhe causa sensação fria.

Entao, testar temperaturas de substrato assim nao é a melhor das ideias... pode dar falsas impressões. O mesmo vale pra água. Ela normalmente vai parecer estar mais fria do que realmente está.

A Darlingtonia do Bruno é temperamental... ela decidiu por conta propria, deixar de crescer por uma ponta do rizoma, e escolheu outra pra dar folhinhas... é meio instavel. Nao foi a educação q ela recebeu! kkkkkkkkkkkkk

Torço mto pra que ela fique grande e bonita =P


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

André
rapah... Agora que tu falou, faz muito sentido... Vou comprar um termometro pra testar, ai vai ser a melhor forma...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Eu estava só esperando o André Fabri vim provar a tese dele aqui kkk
Já conversamos sobre esse negício da temperatura e faz sentido é óbvio hehehe

Pow se os seedlings são os mais complicados com o calor, e o meu está indo bem, espero que fique adulta mesmo oO
boa sorte a quem está tentando tambem.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

cara... estou avaliando as possibilidades de um terrario a partir de uma caixa termica de isopor... Se der certo, acho que rola umas darlingtonias... hehehehe...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem