Avaliação de saúde antes do Inseticida.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Fernanda Torres
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Fev 2017, 22:11
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Fernanda Torres »

As típicas estavam em quarentena na claridade total. Digo claridade, a divisa do sol com a sombra literalmente. Pois elas estavam em loja fechada. Só duas estavam em loja com claridade há 12 dias. Depois da morte de uma pelo Gnat, antes mesmo desta sentir a luz do sol de fato, fui orientada a colocar no sol todas as plantas. Com muita água claro, para prevenir infestação do maldito mosquito, visto que ele estava na área. Foi uma medida de emergência. E por isso o tópico, pois essas cores ferrugens podem ser ou não ácaros ou fungos.

Mas, a B52 do Gino já estava tomando sol forte desde sua criação. O estranho é esta plantinha viajante ter mudado de cor, era super verdinha. O Gino preparou a B52 para viajem, tinhas mais plantinhas no pote e esta ficou sozinha.

CSI Dionaeas...


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

você alguma vez já viu o inseto? eu qdo tive esse problema ao me aproximar do vaso já os via andando no substrato só voam qdo ao tocar próximo. no substrato ficava marca de furos. você já viu andando no substrato, furos no substrato tipo uma entrada/saída? viu insetos como mostra o tópico fungus-gnat-t2835.html ?

posso estar errado, mas não vejo sinais de gnat tão nitidamente como você vê. o gnat não causa tamanho estrago em tão pouco tempo, não apodrece, não deixa preto assim tão rapidamente. acho que já disse isso antes, :roll:

para tirar a dúvida, veja se você vê pequenos insetos andando no substrato (eu cheguei a ver as próprias larvas), se morar perto, de fácil acesso, adquiria uma folha adesiva amarela, própria para isso e deixe próxima aos vasos. leia com atenção o tópico que fala sobre gnat, isso irá tirar muitas duvidas.

onde estão os vasos, quantas horas de sol tomam por dia? pelas fotos aparentam não estarem tomando sol. dionaea, droseras e sarracênias tem que tomarem o máximo de sol possível. exceto se casos como o seu de plantas que estão sem ou pouco sol (aparentam, pelas folhas e armadilhas tão verdes, armadilhas pequenas), então teremos que ir pondo pouco a pouco e aumento devagar este tempo para adaptação. nunca de uma vez só, senão sérios riscos a planta.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernanda Torres
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Fev 2017, 22:11
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Fernanda Torres »

Sim, as que não foram pro sol foram de cara mesmo. A orientação foi expor ao sol para não criar o habitat para o mosquito. A que morreu estava mesmo com o Gnat, revirei o substrato. Mas hoje penso em apenas aplicar o Repelente (com cuidado com as droseras) para prevenir. Mas esta é a dúvida, elas estão bem para receber repelente (não inseticida)?

Aqui n RJ esta nublado hoje, e penso em reduzir um pouco o sol para aquelas que não o viram antes. Como as primeiras foram compradas em loja fechada, não se desenvolveram de fato como você falou. Tem duas típicas que foram compradas em loja mais recentemente, mas estas recebiam bem a claridade e um pouco de água. O problema é o serrapilheira, estava uma porcaria. Isso muito molhado fica horrível de trocar. Mas mesmo assim com essa medida de emergência, também mudou de cor. Elas estavam bem mais verdes, mas agora estão amarelando e com hastes com cor ferrugem, isso cronologicamente depois de terem ido para o sol constante.

As novas estão em sol extenso e bastante água, aparentam estar bem. Só esta drosera Alba intrusa que sumiu. Não entendi, pois elas já torravam no sol.


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...A orientação foi expor ao sol para não criar o habitat para o mosquito.
qdo adquirimos uma planta, a recomendação que eu costumo passar é deixar na cx de entrega aberta só em cima, em local de claridade. isso para não tomar ventos/chuvas ou sol. primeiramente a aclimatação. após 2/3 dias deixar 3/4 dias com umas 3h de sol, 3/4 dias com 6 hs e somente após 1 semana ou 10 dias vir a por em sol máximo, que é o indicado para dionaea e droseras.
...Mas esta é a dúvida, elas estão bem para receber repelente (não inseticida)?
esta é uma questão que, no popular, tudo o que dissermos poderá ser usado contra nós. será uma decisão sua.

apenas aconselho a se vier a usar, usar um outro borrifador e deixar um pouco do repelente mais 40% de água de chuva ou descansada. será uma precaução e não custa, a planta como eu disse está debilitada. após deixe em observação constante para ver se aparece algum mosquito do gnat.

feito isso já no dia seguinte o deixe em sol fraco da manhã até umas 10h. após 3/4 dias deixe em sol até umas 14:00 após deixe em sol o tempo todo. vi que você mora no RJ, e RJ imagino ser calor dos fortes. use sombrite para amenizar e ajudar a adaptação ao sol.

como já dito por um de nossos amigos, deixe ela se acostumar ao sol (devagar...) e observe melhor os novos brotos e armadilhas que virão.

se persistir a sua dúvida com o gnat aplique tbm diluído em mais água, aplicação em sombra e deixar sem sol por 24h. busque adquirir a folha adesiva que falei e veja se haverá sinal de gnat.

final de agosto, começo de setembro você troca todo o substrato e lava bem as raízes.

mas lembre-se, será uma decisão sua. apenas expus o melhor modo de ser feito em minha opinião. fazer devagar, moderadamente e com cuidado. planta debilitada qdo expomos alguma indicação por vezes após algo não dar certo, somos acusados de ser o causador, reflita nestas palavras. : joia :

outro informação importante, muitas dionaes já estão entrando em dormência. (folhas ficando de toda pretas) e para isso são outros cuidados, menos água e menos sol. as suas podem a qualquer momento começarem.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Fernanda Torres
Newbie
Newbie
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Fev 2017, 22:11
Localização: Nilópolis - Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Fernanda Torres »

Obrigada Edson. Vou aguardar o tempo. Não há sinal de larvas em nenhuma. Vou esperar antes de tudo e ver se vai piorar. Conversando com o Gino neste momento, falamos sobre a temperatura. Aqui no RJ se marcar 35 gaus, a sensação térmica é de 38 a 40 graus. Então existe uma variação da claridade para o sol de fato. Não vou usar nada no momento, só observar. Obrigada!!!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem