Atualização - Ajuda e Dúvida

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Atualização - Ajuda e Dúvida

Mensagem por Epyon »

Olá caros amigos e amantes de PCs!

Venho até vocês após MUITO tempo sem comentar e etc... Tenho atualizações referentes as minhas PCs... E dúvidas para esclarecer! Já de antemão falo, novidades tristes... = /

A bela mudinha que havia feito da minha Nepenthes Alata, faleceu... = (
Estavam a muda e a mãe debaixo da sombra de um pé de limão em minha casa, pegando um sol de leve... Porém por um descuido o Sol andou e bateu direto durante um tempo o qual levou ela a secar e quase destruindo a mãe junto... Felizmente a mãe se salvou e está verde vibrante e bela! o/ (uma notícia boa afinal)

Porém tenho uma dúvida, ela não está criando ascídios (jarros)... E não entendo o porque! Alguém saberia me explicar, me ajudar e me informar o que posso fazer para fazer ela se fortificar novamente?
Penso que isso está ocorrendo devido o Inverno, estou certo? Aqui no Sul é muito frio e isso ajuda (ou atrapalha nesse caso), pelo que sei. = /

Além disso estou pensando em fazer uma estufa, isso principalmente por causa do frio que faz aqui! Teriam alguma dica de estufa? Tenho algo em mente mas queria opiniões ou imagens para poder ter uma base do que fazer para um melhor desempenho da planta! Afinal já faz 1 ano que a tenho... o/ E se ela não morreu ainda, não morre mais... hahaha
Pretendo fazer novas estaquias dela no início da Primavera e dessa vez, vão ficar melhores e não vão morrer! (espero) hahahaha

Aproveitando o tópico e fugindo do assunto Nepenthes... Minhas droseras... Tiveram o mesmo resultado da estaquia.. =' (
Isso imagino que deve ter ocorrido por causa do frio... = ( Mas não vou desanimar, pois foi a primeira tentativa e por que não, tentar novamente? hehehe
Queria saber se posso deixá-las na mesma estufa, pois pretendia fazer uma estufa com uma lâmpada incandescente, fraquinha e vou fazer algo com regulagem e tal, ou pelo menos pretendo neh!

Bom pessoal acho que é isso, desculpem minha ausência, sei que não era e nem sou um membro repleto de informações mas como sou iniciante e compartilho meus sucessos e fracassos, imagino que isso ajude bastante os novos cultivadores...

Aguardo suas opiniões!

Forte abraço!


[hr]

Epyon
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Eaê Lucas.

Não fique triste por perder a muda. Infelismente isso acontece.

Sim, sua N.graciliflora (N.alata) desacelerou o metabolismo por causa da época do ano (estação). Não é dormência e não precisa fazer nada para fortificar a planta, apenas sua atenção de sempre.

As minhas gracilifloras também estão, algumas com poucos jarros e outras sem nenhum. Entre o final do inverno e o início da primavera elas voltarão a produzir ascidios. : joia :

Ôpa, estufa?

Muito bom para a proteção do seu cultivo. Há diversos tipos de estufas para escolher. Qual o espaço que tem aí para construir?

Dá para fazer estacas o ano todo. O problema é saber quando protegê-las das interpéries do tempo.

Quanto as Droseras, eram plantas ou seedlings? O tempo seco do inverno tende a queimar as plantas, e os seedlings sofrem mais com isso.

Não aconselho o uso de lampada incandescente, pois o mesmo consome muita energia e não produz a quantidade de lúmens que queremos. Se a idéia for aquecer a estufa com a lampada, melhor pensar em outra alternativa.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Grande Lucas, tudo Ok? Sinto por suas perdas, mas saiba que eu também já perdi estacas de Neps e várias outras PCs por descuidos no cultivo delas e, sinceramente, creio que a maioria dos hobbystas tenha passado por isso.

A construção de uma estufa é algo bem vindo para se manter a umidade, mas perceba que a mesma tem que ser muito bem construída e saiba que dependendo do jeito que a mesma for projetada será possível dispensar o uso de iluminação artificial.

Faz o seguinte; poste uma foto do local aonde pretende acondicionar a estufa que aí poderemos opinar melhor sobre este assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por Epyon »

Amigos, obrigado pelos retornos...

Respondendo: Droseras foram através de seeds... = / Vou desistir de Droseras, penso em ficar nas Neps e nas Sarracenias .

Então pessoal a questão da estufa, não seria em um local fixo (neste momento), iria fazer algo bem básico afinal só tenho 1 plantinha ='( ... Mas seria algo bem básico é uma chapa de madeira com mais ou menos 1mx0,50m iria fazer uma armação de madeira e colocar um plástico bacana e transparente, lógico. Como pretendo ficar nas Neps e nas Sarras sei que não necessitam de Sol diretamente e isso pra mim aqui no Sul é bom!

Estou em processo de me mudar de casa... (casório) ... Sabe como é... hehehe Então terei o "cantinho do guerreiro" que poderei fazer algo mais profissional! hhahahaha

Mas me digam amigos é pertinente então eu fazer esta estufa "portatil" em primeiro momento?
Tenho umas sementes de Sarracenias que comprei a um bom tempo, algo como, 4 meses (ou mais) ainda consigo planta-las?? Ou melhor vão nascer ainda? E preciso de muita água neh? Ajudaria na estufa junto com as Neps?

Abraços!


[hr]

Epyon
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não convém tentar cultivar Neps e Sarras na mesma estufa, pois estas plantas necessitam de cuidados diferentes. A primeira aprecia meia sombra, mas a segunda necessita de Sol pleno.

Agora quanto a viabilidade das sementes de Sarracenia, até onde sei as mesmas tem vida longa e, sendo assim, creio que elas tem tudo para germinar.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

É isso que o Rodrigo comentou. Nepenthes e Sarracenia não combinam no modo de cultivo.

Você é privilegiado, pois o clima aí na sua região é bom para o cultivo de Nepenthes highland.

A estufa 'portátil' é uma boa solução para sua planta.

Abç

ps parabéns pelo casamento. : joia :


Epyon
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 57
Registrado em: 29 Jul 2013, 12:58
Localização: Caxias do Sul - RS
Agradeceu: 19 vezes

Mensagem por Epyon »

Bom dia Pessoal..

Beleza... Tentarei plantar as Sarras novamente... XD Tem um espaço onde pretendemos ir que pega Sol forte de manhã... hehehe Entendo que Sarras seriam melhor cultivadas com Droseras ou Dioneas devido serem muito parecidos os tipos de cultivo (até onde sei)... =)

Para minha Neps vou fazer a estufa portátil então hehehee... Vou pensar na melhor forma de fazer uma bacana para ela ficar grande, forte e vigorosa ae mando fotos para visualização!

Quanto as sementes da Sarras, li uns tempos atrás algo de colocar na geladeira para ajudar a germinar melhor, algo assim... Isso procede? oO

Abraços pessoal e obrigado pelas dicas por enquanto!

Ps. Marciel, valeu pelo parabéns... hahahah


[hr]

Epyon
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem