As surpresas das dionaeas que mantenho em estufa

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

As surpresas das dionaeas que mantenho em estufa

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Aqui vão fotos das dionaeas que mantenho em casa com cultivo indoor.

Grande parte delas está em dormência, outras acordando e outras acordadas. Não tirei foto de todas.
Sobre dormência existe um tópico que criei sobre-dormencia-de-dionaeas-tirem-suas- ... t6903.html aonde podem tirar duvidas. Sugiro que deem uma olhada pois coloquei fotos novas lá.

Vamos lá, uma visão geral da jardineira e de uma parte para terem ideia
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1362[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1363[/thumbnail]
A primeira vista estão muito feias, mas estão em dormência e algumas já acordaram.

Bom, agora vem a surpresa. Quando fui tirar as folhas mortas vejam o que encontrei e não é apenas nas duas fotos abaixo, mas em varias.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1360[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1359[/thumbnail]
Pois é, são clones naturais. Estranho que eu nunca consegui sucesso em leaf cutting de dionaeas.

Bom, é isso aí, na sexta volto para casa de minha mãe e retorno na terça. Vou cuidar das plantas que estão lá, devido a correria e ao estresse eu não tirei fotos.
Mas dessa vez, espero ter tempo para fotografar as nepenthes e outras dionaeas que tenho lá.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Estão muito lindas Paulo, parabéns.
Que tipo de iluminação você está utilizando, e a distância das plantas.
Estou utilizando no meu cultivo indoor fitas leds smd 5050, dois metros de branco frio, um metro de azul e um metro de vermelho, calculei pra um crescimento robusto 3400 lumens no meu terrário, e tenho tido uma evolução na minha drosera binata agora estou tentando o leaf cutting por folhas das droseras capensis e binata, vou acompanhar e ver se será suficiente essa quantidade de luz e você está sendo bem sucedido.
Agradeço as informações.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Parabéns Paulo, eu já tinha visto em um dos vídeos do canal que eu acompanho, que o leaf cutting natural é uma das vantagens da dormência, e agora estou vendo isso acontecer aqui no fórum.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

aquis escreveu:Estão muito lindas Paulo, parabéns.
Que tipo de iluminação você está utilizando, e a distância das plantas.
Agradeço as informações.

Amigo,

Estou usando 5 lampadas iguais a da foto, são lampadas led de 6500k de 12W e facho de 27 graus. Ficam ligadas 12hs dia.
Estão a aproximadamente 50cm acima das plantas e dispostas a 20cm uma da outra, minha estufa tem 1,20cm de comprimento.
Elas são montadas no Brasil pela https://www.americangeneral.com.br/ as que uso são LED PAR30 12W High Power 6500K.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1323[/thumbnail]

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

Obrigado pela informação Paulo :)
Sabe me dizer a quantidade de lumens de cada lâmpada dessa?

Vi pelo datasheet que são 2920 cd num ângulo de 25 º isso equivale a 435 lumens por lâmpada.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

aquis escreveu:Vi pelo datasheet que são 2920 cd num ângulo de 25 º isso equivale a 435 lumens por lâmpada.
É mais ou menos isso, mas como o facho é dirigido o que importa é a area atingida. Não adianta ter 3000 lumens distribuídos em 360º .


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
aquis
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 956
Registrado em: 01 Fev 2016, 12:50
Localização: Santos-Sp
Agradeceu: 442 vezes
Agradecimentos: 434 vezes

Mensagem por aquis »

E verdade o ângulo é menor e fica mais focado.


A soberba precede a queda, e a altivez de espírito a ruína.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo, sendo essas suas Dios vermelhas advindas de sementes como podem as mesmas herdarem as características dos cultivares que as geraram? Eu pergunto isso, pois sempre soube que cultivares só podem transmitir seus fenótipos quando propagados assexuadamente e o seu caso foge completamente a regra :? .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

invadindo seu tópico... o site da empresa que indicou está off e não pude ver quais leds você usou.

eu to mudando a iluminação da minha casa e está sobrando várias lampadas de ótima qualidade e bons lumens, to pensando em montar uma "green house" interna e usar esses leds, alguém já usou led comum?

as lampadas que tenho são philips (duram eternamente) com 9w (840 lumens) e pretendo usar 2 6500k e 2 3000k (vi vários gringos felizes usando lampadas 2700/300k).


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Paulo, sendo essas suas Dios vermelhas advindas de sementes como podem as mesmas herdarem as características dos cultivares que as geraram? Eu pergunto isso, pois sempre soube que cultivares só podem transmitir seus fenótipos quando propagados assexuadamente e o seu caso foge completamente a regra :? .

Abs,

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

Eu já devia ter respondido essa mensagem faz tempo, eu li e deixei para responder depois, mas meu tempo em Osasco foi corrido, além de muito estresse.

Sobre todas esses cultivares diferentes que tenho é devido ao fato que compro sementes de um alemão que ele deixa serem polinizadas naturalmente e com isso sempre vem alguma surpresa.
Eu já tentei comprar sementes de um cultivar especifico, mas a porcentagem que mantém as mesmas características é muito pequeno.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem