As sementes de Dionaea se desenvolvem bem em musgo puro?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

As sementes de Dionaea se desenvolvem bem em musgo puro?

Mensagem por vinimoral7 »

Tipo, eu plantei algumas sementes em um vaso que tinha água em um "pratinho" em baixo (na verdade, era um vaso que deixava a água 1 cm abaixo da superfície do substrato) e, já que recebi sementes de Droseras do Edson Poscai, peguei uma semente e, só de zoas, botei no vaso das Droseras. Só que, nesse vaso eu só coloquei musgo Sphagnum (não coloquei areia por algum motivo intergaláctico) e, ao invéz de um pote com água sob o vaso, eu coloquei um pedaço de cano para a rega ser diferente (muito melhor, por sinal). As droseras estão se desenvolvendo bem, eu acho, e a única semente de dionaea que coloquei lá de zoas está verdinha, do contrário de muitas outras que estavam no vaso com água em baixo. As germinações que sobraram, foram cinco, coloquei nesse vaso com a intensão de salvá-las.
Seguem as imágens:
Imagem
Imagem
Imagem

Bom, como podem ver, essa semente está tentando formar a primeira boquinha dela, mas acho que o formato dela está uma tanto estranho. Então, veio-me a ideia que ela poderia está assim por que eu não teria introduzido areia na composição do substrato.
Ah, e esse foi o único substrato que eu piquei.
Bom, ao menos eu aprendi que o método de rega pelo cano é mais vantajoso porque, além de não manter criadouros de mosquitos, faz as plantas ficaram mais saudáveis
E aí, o que acham? ela está precisando de areia ou isso é tudo loucura de minha cabeça? :mrgreen:

Espero suas respostas. Obrigado,
Marcos Vinícius


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
Katouu
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 144
Registrado em: 14 Dez 2014, 08:31
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 5 vezes

Mensagem por Katouu »

Acho que não influi em nada em seeds usar areia ou não no substrato e já em relação do pratinho com agua eu prefiro pois em relação a rega por cano( que uso em bogs) não me dei mt bem pq a criaçao de alga é maior


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

em minha opinião talvez seja o fato de estar somente em sphagnum. tenho o costume de quase todas as sementes deixar em germinação somente no sphagnum, no replantio sim preparo o substrato. mas se é isso ou não, não sei.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
vinimoral7
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:23
Localização: Itabaiana/SE
Agradeceu: 29 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por vinimoral7 »

Devo tirar as sementes para plantar com sphagnum e areia, ou deixo aí e replanto até ter mais folhas? (se é que terá)


Adquirindo conhecimento...
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

time q tá ganhando, não se mexe. "neste caso " rsrsrs


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Olá

Sempre germino em musgo puro, inclusive obtive sucesso pela primeira vez em germinar dionaea recentemente ( doação do Pride).
Tenho muitas plantas que estão em musgo puro, e se desenvolvem muito bem. Mas quando for realocá-la para o vaso definitivo aí sim misture areia, pois acho que dionaea que desenvolve melhor com substrato mais drenado.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem