armadilha morrendo, como faço para extraí-la?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
mairalisboa
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jun 2012, 18:57
Localização: Recife
Agradeceu: 1 vez

armadilha morrendo, como faço para extraí-la?

Mensagem por mairalisboa »

bom dia! hoje de manhã quando foi colocar minha planta no sol, percebi que uma de suas armadilhas está amarelando e preta na ponta.. Ja vi em alguns posts que quando ocorre isso, esta deve ser extraída!

O que não achei no entanto é que se há alguma forma específica para isto, algum ponto específico que esta deve ser cortada! Vocês podem me ajudar por favor?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

E ai Maira, tudo Ok. Bem vamos lá, com o auxilio de um estilete (lâmina de gilete ou faca afiada) esterilizado com álcool, corte a folha bem rente ao rizoma da planta (cuidado para não danificá-lo). Pronto folha removida e problema solucionado.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Eu aqui espero a folhas escurecer totalmente, e depois com destreza eu a puxo... ela solta com facilidade...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Não sei se faço correto,mas quando uma armadilha de minha Dionaea vai ficando murcha eu só retiro a armadilha em si,a folha eu largo lá,pois ela continua vede um bom tempo,e creio que suas funçõe fotossintetisantes continuam ativas e ajudam na alimentação da planta,estou certo?


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sua explicação é plausível Thássio, visto que nem só de insetos vivem as PCs, boa parte de sua alimentação vem da fotossíntese. O que faltar elas compensão atraindo insetos para suas armadilhas, suplementando sua alimentação.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Leandro Plasma
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 120
Registrado em: 08 Nov 2011, 19:54
Localização: Jundiaí
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leandro Plasma »

Thássio fernandes escreveu:Não sei se faço correto,mas quando uma armadilha de minha Dionaea vai ficando murcha eu só retiro a armadilha em si,a folha eu largo lá,pois ela continua vede um bom tempo,e creio que suas funçõe fotossintetisantes continuam ativas e ajudam na alimentação da planta,estou certo?
Pois é uma vez eu fiz isso também e tive o mesmo raciocíonio. Porque quando a armadilha começa a pretejar, ela vai pretejando a folha inteira até o fim, e pelo que parece, se cortamos ela num ponto ainda verde, essa pretejazação para e da fim a essa morte da folha.

Mas como nunca vi o pessoal fazendo ou recomendando isso no forum, eu prefiro deixar do jeito que a natureza fez, espero ela morrer completamente e periodicamente eu faço uma limpeza do vaso, cortando fora as folhas mortas.

Alguem mais experiente sabe dizer se está correta essa teoria de folha continuar fazendo fotossintese após cortar a armadilha? Porque ela dura MUITO tempo depois disso.


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

Leandro Plasma escreveu:[...]Pois é uma vez eu fiz isso também e tive o mesmo raciocíonio. Porque quando a armadilha começa a pretejar, ela vai pretejando a folha inteira até o fim, e pelo que parece, se cortamos ela num ponto ainda verde, essa pretejazação para e da fim a essa morte da folha.[...]

Pois é leandro,eu também percebi isso,se largar a armadilha,a folha apodrece facil,se retirar a folha ela sobrevive!


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem