Alimentação de plantas carnivoras em estufa

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Ivan,

Estas plantas ficam em estufa climatizada, com regas automaticas diárias, umidade do ar mais elevada que o ambiente, pois esta toda fechada de filme agricola.

Quanto a planta, não é só você que esta curioso sobre o jarro! Rsrsrs Eu estou super ansioso , acho que vem mostrengo por ai rsrsrs


Avatar do usuário
gumboski
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 14 Fev 2013, 09:25
Localização: Rio Negrinho - SC
Contato:

Mensagem por gumboski »

Embora eu esteja bastante enrolado com meus estudos e não possa escrever tanto quanto eu gostaria, vou me ater apenas a concordar com o Fabrício! É isso aí, adubação em PC's é possível e, diria mais, necessária em muitos casos! Minhas Neps agradeceram!

Abraço galera.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

Antes de mais nada é importante dizer que adubação não causa um superdesenvolvimento nas plantas. Não é um hormônio.

Não vai existir uma folha ou ascidio maior do que seria naturalmente.

Ocorre o desenvolvimento mais acelerado, e só. 8-)

Abç


fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

MarcielS escreveu:Amigos,

Antes de mais nada é importante dizer que adubação não causa um superdesenvolvimento nas plantas. Não é um hormônio.

Não vai existir uma folha ou ascidio maior do que seria naturalmente.

Ocorre o desenvolvimento mais acelerado, e só. 8-)

Abç
Marciel,

Concordo com você! Adubação é apenas uma forma de nutrição. Individuos bem nutridos se desenvolvem melhor do que indivíduos mal nutritos.
O que fez as folhas crescerem mais que o normal (não da especie e sim dos padrões do meu cultivo) foi que minhas plantas estavam subnutridas por estarem em estufa , com restrição de insetos e depois estavam com uma quantia maior de nutrientes disponíveis para seu aproveitamento.

A correta nutrição não gera superdesenvolvimento e nem crescimento acelerado! Isso é questão de uso de hormonios e aditivos bioestimulantes. A nutrição adequada faz a planta chegar no limiar do desenvolvimento normal! Só isso! Uma criança bem alimentada não cresce mais rapido, mas uma criança mal alimentada, subnutrida, cresce menos, demora mais no amadurecimento, e pode ter diversos problemas durante o crescimento. Na minha opinião com as plantas é o mesmo... a adubação completa a nutrição da planta confinada, fazendo com que ela chegue no limiar normal de crescimento e desenvolvimento da especie, tanto é que se adicionar adubo de mais, chega uma hora que a planta não vai absorver tudo, vai sobrar, e essa sobra pode ser prejudicial ao crescimento da planta.


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Vi um mal entendido sobre a fotossíntese. Independente de como a planta absorve os nutrientes, eles são sintetizados via a fotossíntese para a formação da seiva elaborada, que será produzida via seiva bruta (composta de agua e nutrientes). Assim para que exista um bom funcionamento dos diversos sistemas da planta, indo da transpiração, respiração, formação de meristemas, formação dos cloroplastos, circulação da seiva, reprodução (via formação de flores) e outros processos que ocorrem nelas, elas vão precisar da fotossíntese. O próprio processo de fotossíntese necessita de minerais, por exemplo fosforo e nitrogênio.

Assim não são processos distintos, onde ou se obtêm energia pelos nutrientes via adubação/insetos ou pela fotossíntese, mas sim um só processo, onde necessita dos nutrientes equilibrados, incidência solar bem regulada, aporte hídrico correto e outros fatores para que ocorra a fotossíntese.

O objetivo da adubação é a regulagem de nutrientes para a planta, é mais um dos fatores para que ela esteja saudável, fatores esses necessários para um bom desenvolvimento, e isso vai repercutir nos processos fisiológicos, como a produção de hormônios, desenvolvimento radicular/foliar circulação abundante da seiva pelo organismo, e no fim vai gerar um individuo expressando todo potencial de sua especie.

O problema que vejo é que as pessoas não entendem o que estão fazendo quando aplicam adubo, e isso acaba sendo perdoado por plantas mais resistentes a salinização do solo, porem plantas mais sensíveis (como as Carnívoras) acabam mostrando o descontentamento e/ou morrendo.

Para uma correta aplicação de adubo temos de entender a dosagem correta, a necessidade do substrato e a necessidade da planta. Temos que entender que na maioria das plantas não existe a reposição natural de nutrientes no solo do vaso/canteiro, pois evitamos isso para ter uma melhor aparência no vaso/canteiro, já no caso de carnívoras, cuja nutrição é via insectos, temos que pensar se queremos que ela "sobreviva" ou expresse suas qualidades plenas, no fim não temos controle algum se pensarmos que a unica disponibilidade será insetos, e assim pode surgir uma inconstância no crescimento ou uma carência em determinado nutriente, que estará relacionado a algum processo fisiológico da planta.

A adubação não visa salvar a planta de uma carência, mas sim evitar que ela entre em processo de carência nutricional, mantendo disponível para uma constante no desenvolvimento e saúde, mas para isso temos de conhecer as necessidades da especie (o que diversos trabalhos científicos acabam buscando esses dados), porem pedir uma formulação exata não é viável para pequenos produtores, o que tornam possível duas coisas:

- Ou utilizamos as formulas genéricas disponíveis no mercado, que podem acabar debilitando a longo prazo a planta, se aplicado em demasia um ou outro nutriente (como micro nutrientes que devem ser em pequenas dosagens).

- Ou utilizamos de fontes orgânicas desses nutrientes, cuja liberação é mais lenta. Cada nutriente possui uma fonte "orgânica" comum, como por exemplo cascas de ovo são ricas em cálcio, o café em nitrogênio, cinzas em fosforo e etc. Eles serem liberados lentamente no sistema torna mais seguro para o dia a dia de plantas cultivadas em casa, pois para ter uma super dosagem é mais dificil.

O osmocote mesmo sendo uma formulação comercial, ele tem ação lenta com formulação completa, o que dificulta super dosagens (mas ainda é uma possibilidade) e torna ideal para o dia a dia.

Isso estou falando genericamente, com plantas mais resistentes a erros de dosagem na nutrição, como carnívoras possuem peculiaridades que tornam qualquer erro (mesmo o minimo) fatal, surge o mito de que a nutrição não é valida, ou ainda é nociva. Porem a nutrição é uma necessidade da planta, o nocivo é a super ou sub dosagem de um ou outro nutriente, ou a disponibilidade de um nutriente que ela não necessita.

O problema no fim não é a nutrição de plantas, mas a falta da busca por informação de alguns para fazer corretamente, logo não foi a adubação que no fim matou a planta X ou Y, mas erros no calculo nutricional da planta.

Abraços galera, desculpa o texto enorme e a prolixidade.

:D

Jaiadeva Seus


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem