Ajuda Rapida por favor!

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rafa escreveu: configuração: caquiero de vidro (não sei se é o ideal, porém em algumas carnivoras o brilho das gotículas atraem insetos), cascalho de aquario no fundo(aquelas pedrinhas decorativas para escoar a água), carvão logo acima do cascalho, musgo e areia(tbm de decoração, pois roubei dum arranjo da minha mãe) misturados e fofados para não sufocar, e a plantei...
caquiero de vidro :?: Na verdade não é o brilho das goticulas que atraem os insetos e sim o aroma e as cores.
cascalho de aquario :?: Se for cascalho de rio não tem problema por que não vai soltar minerais e nem alcalinizar o substrato.
carvão :?: Ao utilizar o carvão na composição do substrato considere que com o tempo o mesmo vai ficar saturado de minerais nocivos a planta, devendo ser substituido depois de um ano.
musgo e areia :!: Aqui parece que está tudo certinho, desde que o musgo seja realmente sphagnum e a areia tenha sido bem lavada.
Rafa escreveu: Quanto ao musgo e a planta, devo deixar num saco tranparente para manter a umidade? Reaproveitei o vaso que ela veio e plantei musgo, só tem musgo, devo fazer a estufa com o saco? se fizer, tenho que trocar a água em quanto tempo? O musgo fervi por meia hora, será que vinga, pois é meio estranho uma planta seca ser fervida e brotar, já vi algumas que precisam ser queimadas para renascer( na Australia), mas fervidas é meio estranho. Se o musgo não brotar tem problema???

O vaso com o musgo e a planta deve ser colocada ao sol direto aos poucos para que ela se acostume e possa ficar o dia todo no sol. No caso de plantas debilitadas, deixe apenas em local com muita luminosidade até que esteja novamente saudável.
O objetivo de ferver o musgo é para evitar que parasitas, larvas e outros organismos nocivos, assim como sementes de plantas que não nos interessa, venham causar danos a planta carnivora. Se você quer cultivar musgo não deve fervê-lo antes.
Rafa escreveu: ...começei no sabado e não sei muita coisa, pois a vendedora mandou colocar fertilizante na coitada da planta, ela veio com 3 mudinhas, uma morreu podre, a outra tá mais prá lá do que pra cá e uma está debilitada. Ajuda aê, pois até desanimei depois de ver a planta definhar, mas vou tentar salvar as duas restantes.
A vendedora fez o papel dela que é vender, para isso fala qualquer porcaria (fertilizante! :evil: ). Não use fertilizante/adubo. : bad :

Rafa, não desanime. O esforço que você está fazendo para salvar suas plantas é um grande aprendizado. Lembre-se que todos aqui já passaram por algo parecido no inicio do cultivo. 8-)


Rafa
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Fev 2012, 21:20
Localização: rio de janeiro

Mensagem por Rafa »

fervi pq vi num tópico do forum que pra cultivar tem que ferver, para que possa ativar o crescimento do musgo, algo assim. As pedrinhas que eu tinha aqui eram coloridas, de decoração. Vi agora que o musgo está atraindo moscas, isso é normal?


pessoal vejam as fotos da minha dioneae, depois do transplante de substrato, acho que ela parou de definhar.
gallery/album.php?album_id=96


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Não está parecendo sphagnum. Parece com aqueles musgos decorativos, se for mesmo não serve para o cultivo.

Acho que é por isso que está atraindo moscas.


Rafa
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Fev 2012, 21:20
Localização: rio de janeiro

Mensagem por Rafa »

nào encontro desse musgo aqui, na floricultura onde comprei só mês que vem. pelo menos é melhor que deixar ela na terra né.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Putz! Jogo duro heim.

Só sei que esse musgo apodresse rápido e com ele sua planta pode ir junto. Se não me engano é melhor areia pura do que usar esse aí. De qualquer modo, acho uma boa continuar procurando pelo musgo certo.

Galerinha do RJ, por gentileza alguem aí indique um lugar para comprar sphagnum.


Rafa
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Fev 2012, 21:20
Localização: rio de janeiro

Mensagem por Rafa »

mais uma folha da dianeae morreu


guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

MarcielS escreveu:Putz! Jogo duro heim.

Só sei que esse musgo apodresse rápido e com ele sua planta pode ir junto. Se não me engano é melhor areia pura do que usar esse aí. De qualquer modo, acho uma boa continuar procurando pelo musgo certo.

Galerinha do RJ, por gentileza alguem aí indique um lugar para comprar sphagnum.
Rafael na Cobal do humaíta tem,mas tenho certeza que deve ter em outros lugares como no ceasa...
T+ : joia :


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
Rafa
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Fev 2012, 21:20
Localização: rio de janeiro

Mensagem por Rafa »

minha dionaea morreu, que venha as droseras


raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

Poxa, que pena Rafael....
Mais não desiste, não....
Já já você consegue outra e ela vai se dar bem melhor porque você terá mais experiência no cultivo...

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Rafa
Newbie
Newbie
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Fev 2012, 21:20
Localização: rio de janeiro

Mensagem por Rafa »

esta da sua foto está linda cara


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem