Ajuda por favor

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Franciele Costa
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Ago 2017, 10:21
Localização: São Paulo- SP

Ajuda por favor

Mensagem por Franciele Costa »

Ganhei minha dioneia e não sei muito sobre elas ainda, ela ficou com algumas folhas (não sei se é assim que se fala) marrons e outras pretas, estou preocupada.. Como sei se ela esta saudável ou não? Devo me preocupar?


Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

É normal ela ficar com essas folhas escuras. Sinal que morreram. Você pode retirar elas com cuidado para evitar fungos... Mas se achar q não vai conseguir, não tem problema! Pode deixar aí mesmo!

Essa planta gosta muito de sol e de agua. A primeira coisa que deve fazer é colocar em um recipiente com agua (pode colocar entre 1/3 e 1/2 de altura do vaso que ela se encontra de agua) e deixa-la no sol. Quanto mais sol melhor mas é bom aclimatar a planta antes.
Para essa aclimatação, coloque ela onde ela pegue algumas horas de sol no dia... Depois de alguns dias onde ela pegue um pouco mais e assim por diante até ela estar pegando sol do dia todo (ou o máximo possivel dependendo de onde você mora). Com isso ela vai crescer bastante.

Outra coisa que precisará fazer (mas eu de você não se preocuparia agora) é trocar esse substrato por sphagnum (ou sphagnum e areia numa proporção de até 1/1) mas para esse passo, é bom que você espere um pouco mais.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Franciele Costa
Newbie
Newbie
Mensagens: 4
Registrado em: 05 Ago 2017, 10:21
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por Franciele Costa »

Eu vi em alguns lugares que essas folhas marrons estão hibernando, elas também estão mortas?
Há algum jeito especial para retirar as que morreram?
Já estou fazendo a aclimatação a alguns dias, ela estava toda ressecada quando me deram e já esta bem melhor. Espero fazer o melhor para ela.
Porque precisa trocar o substrato? onde acho esse sphagnum?
Quando sei a hora de trocar o substrato?

ps: desculpe se estiver fazendo muitas perguntas, e se isso não for permitido de algum forma, nunca tive contato com elas e quero cuidar direito.


Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

a retirada das folhas e mais estética, e não tem segredo, pegue ela e puxe... claro que não e para arranca a planta, se tiver duro experimente puxar de lado mais so com esse cuidado, normalmente elas estão podres em baixo e no caso ja soltas praticamente, oq faz com q saiam com muita facilidade.

estamos na época de hibernação mesmo, porem ao ver as folhas novas acredito não ser, ou esta saindo da hibernação ja. se prepare para trocar o substrato em setembro (primavera) que será a melhor época, ate la va lendo o máximo q consegue


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Já estou fazendo a aclimatação a alguns dias, ela estava toda ressecada quando me deram e já esta bem melhor. Espero fazer o melhor para ela.
ótimo, já pode ir aumentando o tempo ao sol, sempre pouco a pouco. se estavam umas 3 horas deixe 5, se estavam em 5 deixe o tempo todo.
Porque precisa trocar o substrato? onde acho esse sphagnum?
este substrato não é muito indicado. qdo a planta está bem, deixamos quieto, nos primeiros sinais trocamos por sphagnum+areia (50:50) ambos preparados. muitos locais não irão conhecer sphagnum, diga que é um usado em orquideas, e veja bem antes de comprar na foto deste tópico abaixo que irá lhe dar uma ajuda geral.

duvidas-comum-de-iniciante-t6288.html
ps: desculpe se estiver fazendo muitas perguntas, e se isso não for permitido de algum forma, nunca tive contato com elas e quero cuidar direito.
fique tranquila, o importante é você esclarecer toda dúvida. estamos aqui para ajudar uns aos outros. : joia :

obs. pedimos a você em sua próxima publicação de fotos não usar o anexo. dê uma lida tbm no tópico abaixo

publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Esse substrato não é o ideal para plantas carnívoras, em seu hábitat natural as plantas nascem em pântanos pobres em nutrientes por isso as plantas capturam insetos, é onde elas retiram os nutrientes que precisam. Elas odeiam qualquer substrato que não seja pobre em nutrientes, encharcado ou úmido, adubos são uma sentença de morte, por isso o ideal é o musgo sphagnum, ele retém muito liquido é ácido e não tem nenhum nutriente. É o substrato que chega mais próximo do hábitat natural das plantas carnívoras.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem