Ajuda em Semeadura Dioneias, Droseras e sarracenias

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Deoaraujo
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2017, 23:22
Localização: Itabuna BA
Agradecimentos: 1 vez

Ajuda em Semeadura Dioneias, Droseras e sarracenias

Mensagem por Deoaraujo »

Boa noite pessoal! meu kit de Sementes que comprei pela internet acabaram de chegar hoje a tardinha. sou muito ansiosa estou louca pra semeá-las logo, porem estou com uma duvidaa.
O clima onde moro é predominantemente quente (29º...30º), porem ha uma semana o tempo mudou esta chuvoso e frio! (22º ~ 21º ) isso pode acarretar a não germinação das sementes? voces aconselham montar uma estufa e deixa-las expostas indiretamente ao sol ? somente em local iluminado ?



[img]https://i.imgur.com/4HfLSmO.jpg[/img]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

amiga,

dê uma lida no tópico abaixo que lhe ajudará. : joia :

duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
O clima onde moro é predominantemente quente (29º...30º), porem ha uma semana o tempo mudou esta chuvoso e frio! (22º ~ 21º ) isso pode acarretar a não germinação das sementes? voces aconselham montar uma estufa e deixa-las expostas indiretamente ao sol ? somente em local iluminado ?
a temperatura de agora em diante tende a diminuir. qto ao uso de estufa, é um pouco particular de cada um, eu mesmo é raro usar. aconselho a deixar em sol, local sem perigo de ser pego por chuvas. se você usar estufa, não deixe em sol. somente em locais de claridade. não deixar em estufa no sol. sol exceto das 11:00 as 14:00 (sol forte)

você irá lavar e ferver por uns 5 min o sphagnum, coloque em 2/3 de um copinho de café. costumo indicar para não haver desperdício, ou local maior subdividido para as sementes não se misturarem. depois corte bem fininho o sphagnum e este será a parte de cima. com um palito, umedeça a ponta, toque na semente e o leve ao sphagnum, deixando-o solto acima. o que você usar para germinação deverá ter furos abaixo para absorção de água, e deixar este sempre em um pires com água. substrato sempre úmido. : joia :

nossos amigos irão complementar as dicas. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Deoaraujo
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2017, 23:22
Localização: Itabuna BA
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Deoaraujo »

Edson Poscai escreveu:amiga,

dê uma lida no tópico abaixo que lhe ajudará. : joia :

duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
O clima onde moro é predominantemente quente (29º...30º), porem ha uma semana o tempo mudou esta chuvoso e frio! (22º ~ 21º ) isso pode acarretar a não germinação das sementes? voces aconselham montar uma estufa e deixa-las expostas indiretamente ao sol ? somente em local iluminado ?
a temperatura de agora em diante tende a diminuir. qto ao uso de estufa, é um pouco particular de cada um, eu mesmo é raro usar. aconselho a deixar em sol, local sem perigo de ser pego por chuvas. se você usar estufa, não deixe em sol. somente em locais de claridade. não deixar em estufa no sol. sol exceto das 11:00 as 14:00 (sol forte)

você irá lavar e ferver por uns 5 min o sphagnum, coloque em 2/3 de um copinho de café. costumo indicar para não haver desperdício, ou local maior subdividido para as sementes não se misturarem. depois corte bem fininho o sphagnum e este será a parte de cima. com um palito, umedeça a ponta, toque na semente e o leve ao sphagnum, deixando-o solto acima. o que você usar para germinação deverá ter furos abaixo para absorção de água, e deixar este sempre em um pires com água. substrato sempre úmido. : joia :

nossos amigos irão complementar as dicas. : joia :
obrigada!! irei semear hoje a tardinha!

PS.: Ola Amigos! plantei elas hoje em copinhos de cafe com varios furinhos embaixo e uma bandeja com agua embaixo.
minha duvida agora é:
1.1 POsso deixa-las nesse ambiente abaixo? ele recebe luz solar diretamente até umas 9 quando o sol ainda não está muito quente. depois disso só indiretamente.
1.2 É necessario colocar uma tampa translucida em cima da bandeja pra servir de estufa ?

[img]https://i.imgur.com/UasRGjn.jpg[/img]

[img]https://i.imgur.com/ioXNox0.jpg[/img]


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

1.1 POsso deixa-las nesse ambiente abaixo? ele recebe luz solar diretamente até umas 9 quando o sol ainda não está muito quente. depois disso só indiretamente.
1.2 É necessario colocar uma tampa translucida em cima da bandeja pra servir de estufa ?
1.1 - ok
1.2 - isso é optativo. lugares de temperaturas elevadas não há a necessidade.

tá tudo ok, agora só aguardar a germinação. boa sorte. : joia :

parabéns pela organização de marcar a espécie e data. muito importante para não misturar tudo e depois ficar perdido. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Olá,


Pode deixar do jeito que estão, vão germinar sem problemas.
Só um conselho, vá pesquisando aonde comprar sphagnum mais barato porque irá precisar de muito mais.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Deoaraujo
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Abr 2017, 23:22
Localização: Itabuna BA
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Deoaraujo »

[img][/img]

Seria isso a germinação da d. Intermedia?? :?: :?
Passaram-se 19 dias e este foi o unico copinho que apareceu algo verde. Será que deveria expor ao sol direito?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Seria isso a germinação da d. Intermedia?? :?: :?
Passaram-se 19 dias e este foi o unico copinho que apareceu algo verde. Será que deveria expor ao sol direito?
- aguarde mais tempo para ter certeza, ainda é muito pq para identificação.
- 19 dias é pouco tempo, aguarde mais. outra, agora não é uma época indicada para plantio.
todos nós fazemos, mas ciente que agora no outono, e inverno ainda mais (época frio) as germinações e crescimento serão reduzidas e mais demorado.
- qto ao sol é indicado, mas em média 3 hs da manhã ou da tarde, sol fraco. local protegido por chuvas, senão pode perder tudo. onde estão há a claridade o bastante, eu em particular somente iria aguardar.

*sugestão, participe mais aqui no fórum, conforme a sua participação você poderá participar de doações de sementes em aberto.

regras-como-receber-doacoes-t66.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem