Ajuda com dionaeas a partir de semente.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Rodrigopac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 18 Jun 2011, 11:23
Localização: Rio de Janeiro

Ajuda com dionaeas a partir de semente.

Mensagem por Rodrigopac »

oi galera, eu to com várias mudas que acabaram de germinar de dionaea. Eu já tenho 3 grandes que comprei já adultas. :mrgreen:

Eu nunca comecei nenhum da semente e queria saber se alguém tem dicas pra me dar. :)

Eu tenho essas dúvidas aqui:

1- Elas ainda estão bem pequenas, com 3-4 folhas. Eu lembro de ler em algum lugar que quando chegassem +- nesse ponto era bom replantá-las, então eu fiz isso com as duas maiores. vou esperar mais um pouco pra replantar as outras até porque não tenho vasos rs.
Essa informação tá correta?

2 - Eu também to em dúvida se já devo fazê-las passar por dormência quando chegar a época do inverno, mesmo com elas estando pequenas.

3 - a ultima dúvida é se na próxima primavera a planta já vai dar haste floral e se é melhor esperar até que ela esteja mais adulta pra deixar florescer.

Flw,té mais pessoal. : joia :


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Rodrigo,
Parabéns pelas germinações! : joia :

1- Replantar plantas que germinaram sempre é bom para elas. Com mais espaço crescerão sem impedimentos físicos. Mas é um procedimento delicado, muita atenção com as pequenas raízes.

2- Procure apenas proteger elas no inverno, pois nesse estágio ainda são muito frágeis e não suportam muito bem a falta de umidade no solo e no ambiente.

3- Na próxima primavera elas ainda não serão adultas, portanto, dessas seedlings você não terá flores.

8-)


Rodrigopac
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 18 Jun 2011, 11:23
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Rodrigopac »

Flw cara muito obrigado pelas respostas!! :D

Acho que vai ser tudo tranquilo mesmo e tomara que todas elas fiquem saudáveis hehe.

té mais. : joia :


grasicsc
Newbie
Newbie
Mensagens: 10
Registrado em: 31 Jan 2012, 01:36
Localização: Laguna SC

Mensagem por grasicsc »

Oi rodrigo, tem algum macete para fazê-las germinar? estou para plantar algumas sementes de dionea e não quero perde-las. deixo ela no sol direto? quantos dias mais ou menos levaram para germinar?


Eu também sou carnivora!
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

grasicsc escreveu:... estou para plantar algumas sementes de dionea e não quero perde-las. deixo ela no sol direto? quantos dias mais ou menos levaram para germinar?
Utilize de preferência o sphagnum puro (higienizado e picotado) como substrato nas germinadoras e deixe em local bem iluminado, que pegue sol direto em algum período do dia.

O tempo para germinar é em grande parte determinado pela qualidade das sementes. Se forem novas e escarificadas , germinam em duas ou tres semanas.

: joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem