Ajuda com as minhas primeiras Dioneia

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Eridy A.
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:46
Localização: Jaguariaiva - PR
Agradeceu: 5 vezes

Ajuda com as minhas primeiras Dioneia

Mensagem por Eridy A. »

Dando bobeira na floricultura dia de finados, vi uma plantinha carnívora e tive que comprar. (haha)
Só que elas estão meio esquisitas, acho que pode ser por isso.
Primeiro, coloquei ela no sol, sem acostuma-lá.
Segundo, eu coloquei um pratinho com água filtrada.

Com dúvida eu voltei a floricultura e disse oque estava acontecendo, e a moça me disse que não podia colocar um pratinho com água. E agora sei lá oque devo fazer. Quem puder me ajudar o mais rápido possível ficarei super grato :D

[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1099[/thumbnail]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Eridy, abaixo segue alguns links uteis que devem ser lidos por todos aqueles que estão iniciando neste hobby:

Identificação de Sphagnum

Tipos de água

Higienizando e reciclando substrato

Higienizando areia de construção

Minha 1ª experiência com dormência induzida

Desejo-lhe sorte no cultivo desta planta : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Eridy A.
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:46
Localização: Jaguariaiva - PR
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por Eridy A. »

Essas são as fotos da planta com o novo substrato:
[img]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1101[/img][img]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1100[/img]

Quanto tempo leva pra essa nova armadilha, que ta vindo, abrir ?

Valeu, abraço !


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hummm, a plantinha sofreu muito por ter ficado muito tempo naquele substrato impróprio e devido ao stress do replante :( . Por hora deixe-a num local aonde possa apanhar bastante Sol para que a mesma se recupere o mais rápido possível. Não se esqueça de deixar um pratinho com água embaixo do vaso para que o "solo" aonde ela esta permaneça sempre úmido : joia : .

Obs.: O tempo que leva para a planta gerar novas armadilhas varia, portanto peço por hora que não se ocupe deste detalhe. No momento o mais importante e que sua Dio se mantenha viva :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Eridy ,

Faça como o Rodrigo orientou.

Consegue lembrar quando realizou a mudança de substrato se o rizoma estava em bom estado (branco)?

Abç


Eridy A.
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:46
Localização: Jaguariaiva - PR
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por Eridy A. »

Então cara fiz como você orientou, deixei-a no sol, mas... ficou pior ainda pelo meu ver. Ela murchou e ficou mais preta, bem, as armadilhas velhas, já o brotinho ta da mesma cor, só está meio mole.

Quanto ao substrato... tem que rir pra não chorar, tava muito feio, sei lá oque era aquilo, parecia uma terra preta com um "pauzinhos".
Mudei ontem de substrato.


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Eridy qdo você adquiriu essa dio, ela estava bem debilitada... Dionaeas precisam de sol... Veja se pelo menos, de inicio, você consegue um local pra pegar o sol do periodo da manhã, pelo menos até q ela se recupere do stress por ter passado sabe-se lá qto tempo naquele substrato, e tb do replante... enqto você aguarda esse periodo, deixe-a quietinha num local, mantendo sempre o pratinho com água da chuva ou da torneira descansada.

E com relação à pergunta do Marciel?
MarcielS escreveu:Consegue lembrar quando realizou a mudança de substrato se o rizoma estava em bom estado (branco)?
No mais é dar tempo ao tempo e torcer pra q ela tenha forças pra se recuperar... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Eridy A.
Newbie
Newbie
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Nov 2014, 11:46
Localização: Jaguariaiva - PR
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por Eridy A. »

Então, lugar pra pegar sol tem de boa, mas tem que deixa-lá só no período da manhã ?
E se queimar, de vez, as armadilhas, sem problemas ?

Quanto ao pratinho com água ela tem, se repararem na 3° foto irão ver um plastico, daqueles de bolo, não é bem um pratinho, mas tem água (da chuva) lá. hehe
E sobre o rizoma, pelo que eu vi, tava da hora, acho que tinha umas "raízinha" pretas ou marrons algo assim, não sei se é problema.

Deus abençoe grandemente pela ajuda de todos vós !


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Se só as armadilhas secarem não tem problema, logo crescerão novas armadilhas, o maior cuidado tem de ser com o rizoma, se ele esta branquinho, bonito significa que a plantinha esta viva e ainda tem condições de se recuperar ;D


Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Talvez seja excesso de zelo da minha parte, Eredy (peço q me corrijam se estiver errada, galera ;) ), mas como ela me parece bem debilitada e como você mesmo citou q ela ficou um tanto caidinha com o sol, eu iria, a princípio, com calma.. pelo menos até q ela comece a mostrar sinais de recuperação (lançando armadilhas novas). Depois q ela estiver ok, pra elas, qto mais periodos de sol melhor... mais lindas e coradas elas ficam! :D

Com relação a ficarem pretas... aquelas q já estão, certamente vão continuar no curso da natureza (terminar de secar). à medida q sua dio for se recuperando novas armardilhas irão surgir... e se o rizoma estava ok, então blz... é aguardar o tempo de sua dio....

Estou na torcida pra q ela se recupere logo... : joia :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem