AGUA DESTILADA OU DESMINERALIZADA?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
fjjcarrera
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Out 2012, 19:42
Localização: rio de janeio
Contato:

AGUA DESTILADA OU DESMINERALIZADA?

Mensagem por fjjcarrera »

Ola a tod@s'

Lendo muita literatura na internet e ainda participando de foruns internacionais, me recomendaram NÃO USAR em hipotese alguma água da torneira. Nem mesmo apos o repouso de 72h
Me informaram que quando repousamos a agua, o o cloro evapora, mas os minerais ficam na agua, e são mortais para as PCs.
Alguem, ou algum quimico do forum (se houver) pode nos esclarecer a respeito?
A agua da torneira em repouso é desmineralizada?
Aqueles que fazem uso desta agua de repouso ja perderam alguma planta?
Help!!!!!!
Francisco Carrera


Francisco Carrera
Logan
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 101
Registrado em: 13 Nov 2012, 20:00
Localização: São Paulo

Mensagem por Logan »

Olá Fransisco eu já perdi uma Dioneia mas eu nem deixava a água descansar então não sei se ajudo!Mas agora eu só uso água da chuva e Minhas Dioneias estão vivendo bem!


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Francisco, eu tenho usado a água descansada há tempos, há quase 3 anos de cultivo e nunca tive problema algum com minhas plantas, pelo contrário... elas crescem e muito bem!
creio que os minerais tragam problemas se caso estes comecem a acumular no substrato... mas como aqui crio elas ao ar livre, pegando chuva e tudo, talvez esse fator ajude um pouquinho rs


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A questão é que o uso da água de torneira descansada só deve ser feito como medida emergencial, ou seja, nunca deve tornar-se uma regra. O cloro é extremamente nocivo as plantas (carnívoras e não-carnívoras) :shock: , porém além dele existem outras substãncias que podem comprometer a planta e que não evaporam como o cloro :( .

Fica a dica; Use apenas quanto não tiver disponível água da chuva ou destilada e não terá grandes problemas. Tenha bom senso ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Francisco.

A agua em repouso não é desmineralizada.

Está correto quem recomenda o uso da agua da chuva, agua pura, destilada ou desmineralizada. Mas a agua desclorada (repouso) é uma opção para quem não tem acesso fácil a água ideal.
As plantas sofrem danos? A longo prazo sim.

Abç


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu já escrevi muito sobre o assunto no inicio do fórum. E sempre fica uma ponta de duvida.
Eu uso agua fervida e descansada, com isso ela perde o cloro e alguma outra coisa.

O que fica são os minerais que variam de represa para represa que abastece determinada região.

Então aí é que entra minha duvida, na natureza as plantas vivem em solos e esses são cheios de minerais que também variam de região para região.

Com isso as plantas recebem agua de chuva que teoricamente não tem minerais diretamente em suas folhas, mas as raízes dessas plantas recebem uma carga tremenda de minerais. E aí? Como fica?


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
fabricio de oliveira
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 11 Out 2010, 22:25
Localização: Goiänia - Goiás
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por fabricio de oliveira »

Boa tarde senhores!

Eu só acho necessário o uso de água destilada,deionizada ou da chuva caso a pessoa more em um local que a água fornecida pela empresa de abastecimento ou poço ( vai que a pessoa mora em chácara) tenha uma dureza bem alta e níveis de minerais muito alto, como em algumas regiões de Minas Gerais que a água é muito dura com altas tavas de cálcio e magnésio que são prejudiciais ás pcs e grande partes de outras plantas e ate peixes.


Em minha casa a água chega com kh abaixo de 2,5 ( vide testes de aquário), sempre mantive as plantas com a água da rua, sem frescura, sem descansar, direto da torneira mesmo. Em meu cultivo nunca tive problemas, ja cultivo a quase tres anos. A grande maioria das plantas que tenho são nepenthes e nunca tive problemas com esta água, as plantas esto saudáveis, grandes e ate florescendo bem!

Tenho pinguiculas que vão super bem, e varias droseras e utricularias que são pragas! Sarracenias e dioneias também vão bem, só não estão melhores pois onde moro é quente, mas já obtive varias floradas de dioneias, creio que floração sem que a planta morra, é um bom sinal.


fjjcarrera
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 52
Registrado em: 28 Out 2012, 19:42
Localização: rio de janeio
Contato:

Mensagem por fjjcarrera »

Pois é péssoal, mas a dúvida ainda permanece.....
Será que terei de usar o princípio jurídico in dubio pro reu????
Ou as PCs continuam a serem regadas com água da torneira?
No último final de semana, fiquei igual a um retardado, coletando água da chuva.
Posso guarda-la em garrafas pet? Ou a dureza da água se altera com esta armazenagem?
Aqui no Rio, a água do Rio guandú vem carregada de minerais, principalmente sílica, quartzo porém com baixo potencial de calcário.
O ph é 7.0 As Nepenthes não reclamam... estão bem, mesmo com água direto da torneira.
Mas as droseras e dionéias reclamam muito. Amarelam e ate mesmo chegam a morrer ( já perdi 02).
parabéns a todos no fórum, a troca de experiências é fundamental!
Francisco Carrera


Francisco Carrera
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

A perda dessas droseras e dionaeas podem ser por outro fator, não pela água...
Eu tenho cultivado bem as minhas com a água colocada no pratinho, não diretamente sobre o musgo...
já passaram pela dormência, floriram e estão crescendo hiper saudáveis rs


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Quanto a parte da água da torneira, uma alternativa para o seu caso é fazer a destilação.
Quanto a o armazenamento em garrafa, a dureza da água começa a ser levemente alterada após os 10-15 meses de armazenamento apenas, então não tem problema, mas se quiser armazenar por tempo indefinido ou indeterminado, sugiro usar garrafas de vidro.


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem