Adubar Dionaea?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Adubar Dionaea?

Mensagem por MorcegoDoMal »

Aproveitando essa época maravilhosa, onde começam a surgir hastes florais nas nossas queridas plantinhas (e deixam elas tão fracas), gostaria de saber se existe algum tipo de adubo para que a floração seja menos perigosa para as Dios.
É que da muita dó cortar o botãozinho tão minusculo e inocente nascendo nelas, tadinho. Ao mesmo tempo, sinto que ela não ta tão forte assim para aguentar isso sem ajuda :(
Já ouvi falar sobre o adubo de orquídea, mas não o suficiente. Existe algum tipo de adubo que pode ajudar? Se sim, quais as proporções que podem ser usadas?


sauloVeiga
Newbie
Newbie
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Ago 2016, 16:35
Localização: Goiânia - GO
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por sauloVeiga »

Acredito que se a planta tenha força o suficiente para florir, ela n esteja fraca, ela pode economizar seus nutrientes para usar na floração, é apenas um processo natural, mas se caso ache que isso pode prejudicar fique de olho, e tente manter o ambiente o mais favorável possível, nem sempre é a falta de nutrientes no solo que mata uma planta


ehoeddy
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 47
Registrado em: 04 Nov 2014, 16:59
Localização: Alagoas
Agradeceu: 22 vezes
Agradecimentos: 16 vezes

Mensagem por ehoeddy »

MorcegodoMal, eu nunca cortei as hastes das minhas dionaeas e nunca perdi uma plantinha. Se elas tiverem em um local adequado, é difícil você perdê-las.


olá
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Certa vez eu li num site de fora, se não me engano no CPUK que alguns cultivadores usam adubação em pequena quantidade, isso fortalece a planta.

Eu fiz um teste em uma das minhas e coloquei 3 bolinhas de osmocote 15-15-15 no vaso, a olho nu eu não percebi diferença, mas a planta também não morreu.
Não quis fazer testes colocando mais osmocote, pois tive medo de perder a planta. Detalhe a minha não estava para florir.

Outra coisa, que eu saiba tem muito cultivador que usa o serrapilheira como substrato o qual considero uma bomba de nutrientes e as plantas vão muito bem.

Sei lá, esse negócio de substrato é muito empírico, tem cultivador que usa cada mistura louca e dá certo. Para mim é o substrato a ser usado depende de um conjunto de fatores.

Eu já escrevi um texto com a pergunta se as carnívoras são plantas que perderam a capacidade de retirar o nitrogênio do solo, pois em seus habitats dá para perceber que elas convivem com outras plantas não carnívoras.

Respondendo a pergunta, eu colocaria 3 bolinhas de osmocote 15-15-15 no período de floração.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
nelciJ
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 609
Registrado em: 15 Nov 2011, 19:04
Localização: Rio de Janeiro /RJ
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 55 vezes

Mensagem por nelciJ »

para se intensificar a floração o melhor seria usar fertilizantes com níveis de potássio e fósforo mais altas que o nitrogênio, no sfagnum misturo um pouco de terra vegetal também e elas vão super bem, lembrando de manter o básico para elas sol e umidade


a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Praticamente todas a minhas Nepenthes foram adubadas com um fertilizante especial desenvolvido por um amigo e lhes digo que nenhuma morreu. Aí vem a pergunta:"mas Rodrigo, qual a quantidade de adubo eu uso nelas? Na boa, eu uso a olho nu, porém com parcimônia.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem