A primeira

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
phiizinhaa
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Dez 2014, 09:50
Localização: Portugal
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

A primeira

Mensagem por phiizinhaa »

Olá malta

adquiri esta menina:


[img]https://imagizer.imageshack.us/v2/150x100q90/537/P5Myh6.jpg[/img]

E confesso que estou um bocadinho em pânico sobre como tratar dela..

Fiz umas pesquisas na internet e cada sítio diz sua coisa, então fiquei um pouco confusa e estou aqui a pedir ajuda a todos vocês para que tudo corra pelo melhor.

Posso colocá-la directamente numa janela a apanhar sol?

Quantas vezes devo regar? Devo utilizar sempre água destilada?

É inverno em Portugal e estava a pensar trocá-la de vaso na primavera, que substracto recomendam? Li por aí (não no fórum) que poderia utilizar substracto de orquídeas, é verdade?

Desculpem tanta pergunta :oops:

Beijinhos do outro lado do Atlântico *


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Seja bem vinda novamente :mrgreen: , você deve coloca-la a luz solar de forma gradativa para ela ir se acostumando. A rega é feita com um pratinho com água por baixo(esse pratinho deve ser mantido sempre com água, essa água deve ser trocada a cada 3 ou 4 dias para evitar proliferação de mosquitos, nunca deixe o pratinho seco para não perder umidade no substrato), o substrato dela deve estar sempre úmido, nunca regar por cima, pois isso provoca compactação do substrato, isso água destilada, de chuva, ou de torneira descansada durante 2 dias(destampada para permitir evaporação do cloro), o substrato ideal, musgo Sphagnum puro, ou Sphagnum + areia numa proporção 1:1 ;D Boa sorte no cultivo, e sim você deve efetuar a troca de substrato o quanto antes ^^


Esses link irão te ajudar:

genero-dionaea-t1296.html

minha-1-experiencia-com-dormencia-induzida-t2500.html

identificacao-de-sphagnum-t102.html

tipos-de-aguas-t2642.html

higienizando-areia-de-construcao-t2831.html

Boa sorte ^^


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Bem vinda ao forum hehe
Em primeiro lugar é bom checar esses links do pelvs aqui em cima que sao bem uteis...
Como substrato pode usar Musgo Sphagnum desidratado e areia 50% cada um, alguns usam o Musgo e perlita no local da areia,mas areia é proxima ao ambiente natural delas, que chega até a ser areia pura.
A água pode ser destilada, chuva ou a descansada, deixa ela em um recipiente por 2/3 dias para evaporar o cloro : joia :
Peço para retirar a planta desse substrato o mais rápido possivel, ja que tem muitos nutrientes e vao matar a planta com o tempo :roll:
Mas uma coisa, nao use fibra/chips/pó de coco para o plantio de dioneias, use apenas em nepenthes,tambem tem que ser lavado varias vezes para retirada do tanino que "machuca" a raiz da planta, como a casca de pinus, que nao deve ser usada por motivo algum : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
phiizinhaa
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Dez 2014, 09:50
Localização: Portugal
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por phiizinhaa »

Vinilokão:P:D escreveu:Bem vinda ao forum hehe
Em primeiro lugar é bom checar esses links do pelvs aqui em cima que sao bem uteis...
Como substrato pode usar Musgo Sphagnum desidratado e areia 50% cada um, alguns usam o Musgo e perlita no local da areia,mas areia é proxima ao ambiente natural delas, que chega até a ser areia pura.
A água pode ser destilada, chuva ou a descansada, deixa ela em um recipiente por 2/3 dias para evaporar o cloro : joia :
Peço para retirar a planta desse substrato o mais rápido possivel, ja que tem muitos nutrientes e vao matar a planta com o tempo :roll:
Mas uma coisa, nao use fibra/chips/pó de coco para o plantio de dioneias, use apenas em nepenthes,tambem tem que ser lavado varias vezes para retirada do tanino que "machuca" a raiz da planta, como a casca de pinus, que nao deve ser usada por motivo algum : joia :
Vou tentar arranjar esse musgo rapidamente, mas não creio que seja fácil aqui em Portugal. A areia é areia normal? (Tipo areia da praia mas sem sal)

Vou ter de ler por aí como fazer a mistura depois...

Posso metê-la em substracto de orquidea enquanto não tenho o substracto adequado ou não me aconselhas de todo?


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Olha, nao recomendo esses de orquideas por que tem derivados de pinus com certeza : bad :
Eu te explico como fazer, pega musgo, poe ate a metade do vaso e tira ele, depois faz o mesmo com a areia tira, poe em um pote e mistura tudo e poe no vaso na misturado.
Areia pode ser de construçao mas tem que ser SEM CIMENTO, ou quartzo e alguns usam ate filtro de piscina : joia :
O jeito é comprar pela internet https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -vasos-_JM : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
phiizinhaa
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Dez 2014, 09:50
Localização: Portugal
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por phiizinhaa »

Outra dúvida: como faço com a alimentação dela? Sabes se existe algum alimento para elas em lojas onde se vende alimento vivo para répteis? Devo alimentá-la de quanto em quanto tempo?

Não tenho assim muitos insectos que consiga apanhar para lhe dar... :/


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Elas sabem se virar sozinhas ;D não precisa se preocupar com a alimentação delas, elas podem viver sem insetos por muuuuito tempo desde que sejam mantidas em substrato bastante úmido e com muita luz afinal de contas é sua principal fonte de energia, mas se quiser ajudar deixa uma fruta próxima a ela que isso irá atrair insetos, a areia é areia de quartzo, aquela utilizada em construçao, ou então areia de filtro de piscina, não é recomendado ficar trocando ela de substrato o tempo todo, isso enfraquece a plantinha, só mude ela quando já estiver com o substrato correto(sphagnum puro ou sphagnum com areia) e nada de ficar mudando o lugar do vasinho dela depois que ela estiver conseguindo ficar recebendo o máximo de luz solar encontre um lugar que ela seja bem iluminada e deixa ela sossegada ;D


phiizinhaa
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 31
Registrado em: 20 Dez 2014, 09:50
Localização: Portugal
Agradeceu: 5 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por phiizinhaa »

Olha ela depois de uma manhã bronzeando :)

[img]https://imagizer.imageshack.us/v2/150x100q90/661/rQmk1S.jpg[/img]

Infelizmente ainda não consegui trocar de substracto :/

Amanhã vou a um viveiro ver se encontro a tal areia de construção sem cimento e o musgo

Obrigada pelas dicas


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Muita calma nessa hora, pois a Filipa é de Portugal e as dicas de cultivo mudam um pouco. Primeiro, por lá o musgo Sphagnum (seco e desidratado) é difícil de ser encontrado (os europeus utilizam o musgo vivo apenas para decoração na parte de cima dos vasos) e, sendo assim ela terá que cultivar a planta em turfa (turfa loira) sem fertilizantes.

Segundo, a planta entra em dormência de forma natural e portanto nada de induzir este processo biológico nelas ;) . As demais dicas de cultivo procedem...

Obs.: Existe uma empresa em seu país chamada SIPQA que é especializada em substratos para jardinagem a base de turfa sem fertilizantes e, creio que isto seja a salvação para sua planta. Procure entrar em contato com eles pelo e-mail sipqa@netc.pt e pergunte aonde fica o revendedor mais próximo na sua região.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Sempre fiquei um pé atras com a turfa, tem um ph baixo e é acida, mas não sei utilizar pois nunca testei, prefiro o velho sphagnum :|


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem