95% de germinação DIONEIA

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Para termos uma noção do real estado de suas mudas de Dionaea só com fotos mesmo Douglas, pois aí teremos como de dar um parecer final sobre este assunto.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
dougb2010
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Set 2012, 16:07
Localização: Brasil

Mensagem por dougb2010 »

ok, amanha vou postar as fotos.


obrigado


dougb2010
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Set 2012, 16:07
Localização: Brasil

Mensagem por dougb2010 »

boa tarde pessoal desculpe a demora para postar as imagens!! recapitulando: minhas dioneia desde que germinaram mais ou menos no dia 15 de setembro/2012 elas não se desenvolveram muito, não sei se é somente nas minhas ou essa lentidão no crescimento é normal ?

Gostaria que o pessoal do fórum avaliasse e me indicasse o devo fazer ou se isso é normal mesmo.

[img]http://img593.imageshack.us/img593/518/ ... 183240.jpg[/img]
[img]http://img198.imageshack.us/img198/2549 ... 183245.jpg[/img]
[img]http://img571.imageshack.us/img571/1570 ... 183234.jpg[/img]
[img]http://img818.imageshack.us/img818/8468 ... 183225.jpg[/img]


Valeu.......


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dê uma olhada no tópico Minhas mudinhas de Dionaea de autoria do amigo Paulo, pois creio que ali encontrará as respostas que procura.

Até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
dougb2010
Newbie
Newbie
Mensagens: 16
Registrado em: 27 Set 2012, 16:07
Localização: Brasil

Mensagem por dougb2010 »

banzan escreveu:Seria bom ver mais algumas fotos atuais, na minha opnição você só vai mudar de vaso qndo elas estiveram uma invadindo o lugar da outra

Ola amigo essa fotos são atuais, pode acreditar tirei ontem, por isso que digo elas não cresceram praticamente nada!
rdrgobra escreveu:
Dê uma olhada no tópico Minhas mudinhas de Dionaea de autoria do amigo Paulo, pois creio que ali encontrará as respostas que procura.

Até a próxima e fique na paz.

Abs,

Rodrigo F. Costa
Obrigado amigo "RODRIGO" Pela indicação do link, me ajudou muito, ainda hoje a noite irei transplantar minhas dioneias, pois pelo que li quando elas tiverem mais de 3 armadilhas tem de fazer o transplante!!!
Muito Obrigado


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

bom pelo que sei no primeiro ano elas ficam menores e crescem mais devagar pelo fato de estarem dedicando energia à formação do risoma e da expansão radicular delas... Isso ocorre no primeiro ano das sarracenias. Agora não sei ao certo como funciona com dionaea, creio que seja da mesma forma...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,


Como eu já disse tenho pesquisado muito sobre dioaneas e pelo que vi nas fotos tem duas coisas erradas.
1º O substrato está encharcado demais
2º Mais importante, é necessário induzi-las a dormência depois de uns 3 meses de germinadas, isso é o que acontece na natureza.

Então é o seguinte, ponha as mudas para dormir por umas 6 semanas, aqui no fórum vai achar como fazer isso e depois mude para o vaso definitivo, tem um tópico meu a respeito disso.

Eu perdi muitas mudas no inicio do ano passado exatamente por não fazer isso o que eu disse acima.

Das 6 que eu tinha já grande só consegui recuperar 3 depois de induzir a dormência junto eu coloquei outras mais novas e estão bombando.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu:... só consegui recuperar 3 depois de induzir a dormência junto eu coloquei outras mais novas e estão bombando...
Paulo,

Por acaso você já multiplicou esse trabalho pelo numero de sementes que está germinando aí, heheh. :lol:

Abç


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Concordo com o Paulo, está muito molhado. Você usou musgo puro né? Seria bom adicionar areia nesse substrato, pelo menos ao redor das mudas. A areia abafa o desenvolvimento das algas e controla o crescimento destas.

Se decidir colocar em dormência, não sei como proceder. Já vi casos em que a pessoa colocou o vaso inteiro na geladeira, e em outros tópicos outra pessoa tirou todo o substrato e manteve apenas a planta num saco ziploc.

Como você tem muitas mudas pode tentar das duas formas.

Mas elas estão com boa aparência.

Boa sorte.


Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Faz a mistura de 2 de sphagno + 1 de areia grossa e mada a ver...
tenta preencher o vaso até a borda e faz o transplante, dando uma distancia consideravel uma das outras.
Se já fez o transplante, evite mexer nos seedlings.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem